LEGENDS: as 100.000 notas lendárias de Zelda

Por Alexei Barros

Antes do Symphonic Fantasies, eram raros segmentos de dez minutos em concertos de games. As suítes de 18 minutos de duração pavimentaram o caminho para que o produtor Thomas Boecker e o arranjador Jonne Valtonen idealizassem algo ainda mais ambicioso, um poema sinfônico de Zelda que contava uma história por meio dos 36 minutos de música no Symphonic Legends. História esta que vai ser contada de novo no LEGENDS.

“O Poema Sinfônico conta a lenda de Zelda por uma sinfonia em cinco atos. É uma história de como Link, a jovem princesa cresce, eles se encontram e aceitam o destino para finalmente confrontar o pior inimigo”, diz Valtonen. “Com esta peça eu quis inspirar o ouvinte para encontrar a sua própria história. A melhor coisa sobre a música é quanto menos se explica mais pessoal e única é a experiência”.

Após discutir com Boecker os objetivos e discutirem a seleção de faixas, Valtonen levou mais de seis meses para concluir o trabalho, alcançando uma marca incrível. “Um total de 100.000 notas foram escritas na partitura, e eu trabalhei cuidadosamente em cada uma delas. Todos conhecemos a música original e, com o meu arranjo, eu tento expandir o universo de The Legend of Zelda. Eu quis criar novos lugares e situações que não existiam  antes.  E acima de tudo eu quis descobrir lugares onde eu nunca estive antes – talvez lugares que você já tenha visitado”, comenta.

Pensa que acabou aí?  O Poema Sinfônico foi totalmente revisado para o LEGENDS e, como se não bastasse tamanho perfeccionismo, o quarto ato, “IV. Battlefield”, ganhou em torno de dois a quatro minutos adicionais em relação ao que foi apresentado em Colônia. Outra diferença é que desta vez Rony Barrak não participará da performance.

Não deixe de ler a entrevista do SEMO feita em outubro de 2010 com Thomas Boecker e Jonne Valtonen sobre o processo de confecção do Poema Sinfônico. Depois do Hadouken, publico de novo a gravação do número.

[via Facebook]

31 Responses to “LEGENDS: as 100.000 notas lendárias de Zelda”


  1. 1 DGC 12/05/2011 às 4:46 pm

    “Outra diferença é que desta vez Rony Barrak não participará da performance.”

    =[

    Certamente que não é preocupante, mas ainda assim fico triste pela ausência dele. Suas “batidas” foram bem marcantes.

    • 2 Alexei Barros 12/05/2011 às 6:21 pm

      Sim, grande parte do dinamismo do ato de temas de combate se deve às batidas do Barrak, mas eu acho que não fará tanta falta assim, como faria, por exemplo, na suíte do Chrono no Symphonic Fantasies.

  2. 3 Radical Dreamer 12/05/2011 às 6:49 pm

    Dois a quatro minutos? O que será que entrou nesse tempo? Espero que tenham sido mais temas de batalha, talvez do Majora’s Mask ou Wind Waker, que não foram representados no poema, ou ainda o tema épico da luta final do Ocarina of Time (difícil porque já tem o tema final do Twilight Princess, mas não custa sonhar). Já estou no aguardo!

    • 4 Alexei Barros 12/05/2011 às 7:02 pm

      Sim, isso eu posso confirmar, RD: os dois a quatro minutos a mais correspondem ao ato dos temas de batalha pelo que o Thomas me falou. Agora quais temas de batalha foram adicionados é uma boa pergunta. Aliás, eu ainda nem sequer consegui identificar todos os temas dessa parte do Poema Sinfônico do Symphonic Legends.

      • 5 Radical Dreamer 12/05/2011 às 7:19 pm

        Talvez haja algumas referências que me escapem, mas eu identifiquei: o tema dos espíritos do Twilight Princess, da batalha final do Twilight Princess, “Dark World” do A Link to the Past” e da batalha normal do Ocarina of Time.

        • 6 Alexei Barros 12/05/2011 às 7:58 pm

          Ouvi de novo o ato dos temas de batalha, e acho que não tava ligado do tema da batalha normal do Ocarina of Time. Apesar de não ter mencionado no post do Symphonic Legends, lembro de ter lido em um fórum sobre a música da batalha final do TP. Também fico na dúvida se tem mais alguma além das que você falou ou se são variações…

  3. 7 Jejé 26/05/2011 às 12:24 pm

    Nossa, LINDA demais essa apresentação! Primeira vez que vejo um segmento com músicas que não sejam o tema dos Zelda’s mais recentes ou unicamente Overworld (as mais conhecidas no caso).
    Nossa, estou boquiaberta aqui! Muito lindo! :O
    E sim, sou muito fã de Zelda! s2

  4. 8 MajoraMan128 26/05/2011 às 6:44 pm

    Espero que retirem essa persistência de influências de John Willians que acabou prejudicando um pouco o espírito da música…
    Agora o que me deixa curioso é o que eles tem planejando para o “Bonus Level Suite”…

  5. 9 Alexei Barros 26/05/2011 às 6:54 pm

    @ Jejé

    E olha que tem muitas músicas boas para serem arranjadas ainda (algumas já selecionadas para o vindouro concerto 3-2-1 Ignition…).

    @ MajoraMan128

    A influência do John Williams que você citou já deu muito o que falar nos comentários sobre o poema sinfônico. Não deve haver mudanças nesse sentido.

    Mas o que seria o “Bonus Level Suite”? Revelaram alguma coisa que não fiquei sabendo? o.O

  6. 10 MajoraMan128 28/05/2011 às 9:59 pm

    @Alexei Barros

    Aquele cara falou tudo. A insistência do tema Kokiri Forest, além de ser bem John Williams, matou algo que poderia ser a melhor peça musical de Zelda de todos os tempos.
    Vc não viu o Symphonic Legends??? Depois de Zelda, eles fizeram uma Suite surpresa chamada de Bonus Level, que tinha os temas (em ordem) de Wind Waker, o menu Metroid Prime, os créditos de Super Mario Galaxy, The Legend of Zelda, o final de Super Mario Bros. e encerraram com o tema de Super Mario Galaxy 2.
    Na minha opinião, Bonus Level foi uma das melhores músicas que eu já ouvi em toda a minha vida, principalmente a partir dos créditos de SMG.

    • 11 Alexei Barros 28/05/2011 às 10:12 pm

      Estou de acordo com a insistência na Kokiri Forest, achei o excerto um pouco cansativo quando ouvi pela primeira vez, mas tolerei mais nas outras escutadas.

      Opa, se vi o Symphonic Legends.=P

      É que o nome oficial do segmento é “Encore (Currendo. Saltando. Ludendo)”, como apareceu na legenda do vídeo.

      Fiquei confuso quando você disse “Bonus Level”, porque estou na expectativa de que o exista um bis novo para o LEGENDS, daí imaginei que já tivessem revelado alguma coisa.

      Sim, concordo com as suas palavras sobre o número, e lembro de ter ficado atônito quando entrou o tema do final do Super Mario Bros. com coral.

  7. 12 MajoraMan128 28/05/2011 às 10:22 pm

    Putz, é verdade! Acabei errando o nome. é que tinham várias pessoas no Youtube que chamaram de Bonus Level. ^^;
    Mas então, vc sabe se farão alguma mudança na peça? Para mim, basta melhorar a parte de Metroid, e assim, estará perfeito!
    Agora, eu queria mesmo é uma Suite do Mario Galaxy 2, que na minha opinião, é o melhor jogo de todos os tempos. Garanto a vc que chorei na peça do primeiro SMG. Porém, mesmo amando a música de SMG 2, será extremamente difícil eles superarem a Galactic Suite. Não daria o mesmo impacto no final, pois Gusty Garden foi o final mais belo para qualquer música já feita.
    Agora, eu queria ouvir a melhor peça de Zelda. Eu queria ouvir mais Ocarina of Time, Twilight Princess e Wind Waker. XD

    • 13 Alexei Barros 28/05/2011 às 10:34 pm

      No Encore você diz se será feita alguma mudança? Nem tenho ideia, é uma surpresa que ficará guardada para quem assistir ao LEGENDS na Suécia.

      Para mim, a que precisava de completa reformulação mesmo era F-Zero, porque a experiência musical ficou totalmente descaracterizada. Por mais que o segmento de Super Metroid tenha poucos trechos reconhecíveis, ainda é Metroid.

      Também sou fã da Galactic Suite e admiro a trilha do Super Mario Galaxy 2. Eu ainda queria muito que o Roger Wanamo fizesse um arranjo das músicas da sequência. Mas se tiver mais alguma além do Encore receberei com espanto a novidade.

      Para você ver. Daria para fazer um concerto só de Zelda.

      Não sei se você acompanhou toda a série de posts do LEGENDS, mas o set list será o mostrado abaixo, e os números em negrito são os inéditos, para não esquecer desses minutos adicionais no poema sinfônico de Zelda.

      01 – “Star Fox (Toward the Celestial Sphere)”
      02 – “Super Mario Bros. (Retro Suite)”
      03 – “Kirby (Grünende Flur)”
      04 – “Super Metroid (Into Red, Into Dark)”
      05 – “Pikmin (Kleine Suite für einen großen Tag)”
      06 – “F-Zero (Race for Piano and Orchestra)”
      07 – “Donkey Kong Country (Aquatic Ambiance)”
      08 – “Super Mario Galaxy (Galactic Suite)”
      09 – “The Legend of Zelda (Symphonic Poem)”

  8. 14 MajoraMan128 29/05/2011 às 1:16 pm

    Como é que é???? Vão mudar Star Fox?? Caramba, esse foi um dos Suites mais lindos da história!!!! ;__;
    Quero ver eles superarem isso… XD

  9. 16 MajoraMan128 30/05/2011 às 2:30 pm

    Pensando bem, como Koji Kondo é um dos (senão o melhor) compositor de música da história, acredito que haja boa chançe de superar o Space Suite de Symphonic Legends. Imagine tocarem com coral o Briefing 1 de SF Assault (tb conhecido como Training Mode de SF 64) ou Star Wolf, ou até mesmo Meteo. Caramba….
    Só uma coisa:
    Como eu verei o LEGENDS?? Não precisa ser ao vivo, ou até mesmo vídeo da orquestra em si, mas procuro o audio em alta qualidade como ouvida aqui:

    • 17 Alexei Barros 30/05/2011 às 2:59 pm

      Isso que você falou de Star Fox: realmente não sei as escolhas das faixas do LEGENDS também vão ser diferentes em relação ao Symphonic Legends, embora tenha sido divulgado que o segmento de Pikmin vai incorporar o tema do comercial do jogo.

      Essa qualidade só foi possível por conta da transmissão em streaming da WDR, e a rádio alemã não está envolvida no LEGENDS. Torço para uma gravação de plateia de boa qualidade ao menos, como não há indícios do lançamento de um CD.

  10. 18 MajoraMan128 30/05/2011 às 4:13 pm

    Mas vc não disse que Star Fox era inédito? XD

    Sério???? Não acredito…. ;__; Como poderemos ver a possível perfeição de LEGENDS??!!

    Alexei, agradeço todas as informações que vc me forneceu. Todas elas me fizeram saber mais de algo que tanto adoro. Só resta saber se alguém poderá gravar o LEGENDS em alta qualidade… :D
    Só saberemos depois de amanhã. ;)

    • 19 Alexei Barros 30/05/2011 às 4:27 pm

      Então, a adaptação para a orquestra será diferente, mas não sei se a seleção de faixas é similar. O arranjo pode também ter a “Opening” do Star Fox 64 e a “Corneria” do Star Fox e ser completamente distinto em termos de ritmo, instrumentação, estilo etc.

      Alta qualidade só se fosse a gravação direto da transmissão, mas já ouvi uma gravação da plateia do Play! A Video Game Symphony com a mesma orquestra e no mesmo lugar onde vai acontecer o concerto, o Stockholm Concert Hall, com uma qualidade excelente (a mesma dos posts do Mario, Zelda e The Revenge of Shinobi).

  11. 20 MajoraMan128 30/05/2011 às 4:51 pm

    Entendi!

    Caramba, é verdade! Eu espero que dê certo! Pelo menos terá o David Wise e o compositor de Final Fantasy XIII presentes lá, então, talvez receba boa atenção.
    Nossa, muito obrigado mesmo! :)

  12. 21 MajoraMan128 30/05/2011 às 6:08 pm

    E falando no poema sinfônico de Zelda, acho que vc achará isso interessante!

    http://tokyo-duesseldorf.de/?p=723

    Será um concerto também na Europa, que irá ocorrer amanhã, e aparecerá as músicas de Zelda e Pikmin, possivelmente das versões de Symphonic Legends!

    • 22 Alexei Barros 30/05/2011 às 6:39 pm

      Ah, sim, tava sabendo: fiz um post sobre aqui, aliás.

      E, para confirmar, o arranjo do Pikmin que será tocado nesse 3-2-1 Ignition é o mesmo do Symphonic Legends, arranjado pelo Hayato Matsuo. E o Zelda será parte do Poema Sinfônico, não todos os 35 minutos.

  13. 23 MajoraMan128 01/06/2011 às 3:11 pm

    E quanto tempo depois do concerto de LEGENDS poderíamos ter a chançe de ver se alguém conseguiu gravar as peças??

    • 24 Alexei Barros 01/06/2011 às 3:15 pm

      No horário local da Suécia, o concerto começa às 20h e termina às 23h. Pelo horario daqui, são cinco horas a menos, das 15h às 18h. Se o pessoal for solidário creio que hoje à noite, lá para umas 22h, deve pintar alguma coisa no YouTube.

  14. 25 MajoraMan128 01/06/2011 às 3:32 pm

    Muito obrigado, Alexei!!

  15. 26 Radical Dreamer 03/06/2011 às 3:00 pm

    Já tem alguns vídeos no Youtube. O do F-Zero em especial, o Encore ganhou o tema do Star Fox, de encerramento do DKC 2 e suponho que Kirby também, mas não conheço a peça, e há também uma performance da “Fairy Fountain” de Zelda, que deve ser os minutos adicionais prometidos para o Poema Sinfônico.

    • 27 Alexei Barros 03/06/2011 às 3:38 pm

      Estava caçando as gravações esses dias e se conseguir vídeos de tudo pretendo fazer um post sobre todo o concerto.

      Em relação ao Encore, realmente foi modificado: caíram Big Blue e Overworld de Zelda e entraram o tema principal de Star Fox e a “Ending Theme” do F-Zero (a partir de 4:10 no vídeo abaixo). Agora onde está o tema de encerramento do DKC2 que eu não reparei? o.O

      A “Fairy Fountain” na verdade foi tocada separadamente depois do poema sinfônico e antes do Encore e tem o arranjo do Jonne Valtonen pelo que o Thomas me falou.

      • 28 Radical Dreamer 03/06/2011 às 4:11 pm

        A “Donkey Kong Rescued” está no trecho entre 3:55 e 4:10, aparece brevemente. Tenho que ouvir mais esse novo Encore para pegar todos os novos detalhes. E porque será que tocaram a Fairy Fountain assim (não que eu esteja reclamando XD).

        • 29 Alexei Barros 03/06/2011 às 4:22 pm

          É mesmo!!! Eu havia reparado nessa melodia, mas não sei por que acabei achando que tinha a ver com Star Fox. Nossa, sensacional!

          Tem tantos detalhes que infelizmente o som da gravação pode acabar escondendo as alusões mais sutis…

          • 30 Radical Dreamer 04/06/2011 às 1:55 pm

            Segundo a página no Facebook do LEGENDS, esta é a seleção presente no Encore:

            Staff Credits (The Legend of Zelda: The Wind Waker) – World Map (Pikmin) – Credits (Metroid Prime 3: Corruption) – Credits (Metroid Prime 2: Echoes) – Credits (Metroid Prime) – Super Metroid Theme – Super Mario Galaxy (Super Mario Galaxy) – Ending (Kirby) – Credits (Starfox) – Credits (Donkey Kong Country 2) – Ending theme (F-Zero) – Ending (Super Mario Bros. 3) – Credits (Super Mario Galaxy 2).

  16. 31 Alexei Barros 04/06/2011 às 5:18 pm

    Show! Valeu, RD! Algumas observações:

    – Apesar de não ter dito no texto do Symphonic Legends, o Thomas havia comentado que o Encore anterior tinha o “Theme of Super Metroid”. Só que acabei não mencionando porque não dava para ouvir na transmissão do streaming: o tema é executado nos pedais do órgão de tubo. No vídeo do LEGENDS, prestando bastante atenção, é possível escutar a melodia bem ao fundo mais ou menos no trecho entre 2:10 a 2:34. Pelo movimento corporal nota-se que o organista está tocando.

    – Se for esta a melodia da “Ending” do Kirby, eu não consegui achar no áudio desta gravação…

    – Esse tempo todo eu achava que era a “Ending” do Super Mario Bros. quando entra o coral, mas ouvindo a “Ending” do Super Mario Bros. 3, que é baseada na melodia da primeira, percebi que o arranjo tem mais a ver com a da segunda (a introdução, digo). Arrumarei a informação no post do Symphonic Legends.

    – Talvez muita gente tenha pouco se importado, mas a presença da “Ending Theme” do F-Zero valeu todo o LEGENDS para mim.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: