LEGENDS: a ambiência aquática de Donkey Kong Country

Por Alexei Barros

“Aquatic Ambiance” é resultado do caso raro de uma composição ocidental em um jogo da Nintendo, e David Wise não perdeu a oportunidade oferecida ao criar um tema inesquecível. Repare que, atualmente, com a produtora terceirizando o desenvolvimento de Donkey Kong Country Returns para o estúdio americano Retro Studios, as faixas foram assinadas por um japonês, Kenji Yamamoto. À época, mesmo não prestando tanta atenção nas músicas como hoje, lembro do impacto que a música provocava.

Com total merecimento, a “Donkey Kong Country (Aquatic Ambiance)” foi escolhida para o Symphonic Legends e recebeu a repaginação de Masashi Hamauzu, que convergiu os holofotes em Benyamin Nuss (piano) e Juraj Cizmarovic (o spalla da WDR Radio Orchestra), com as cordas de apoio. Para o LEGENDS a partitura será  igual à exibida na Alemanha, mas a sonoridade terá maior riqueza pelo aumento da quantidade de instrumentistas. Na plateia, Masashi Hamauzu e David Wise, arranjador e compositor, assistirão ao concerto in loco, no Stockholm Concert Hall na Suécia, dia 1º de junho. E, com isso, é fechada a lista de três releituras do Hamauzu, sendo “Grünende Flur” (Kirby) e “Kleine Suite für einen großen Tag” (Pikmin) as outras duas.

“Nunca vou esquecer a primeira vez que ouvi o tema aquático de Donkey Kong Country. Fiquei muito feliz quando me pediram para fazer o arranjo. É sempre gratificante se envolver em uma música de jogo que realmente gostamos. Essa segurança me deu coragem para fazer este arranjo ousado”, comenta Hamauzu, que ainda fez uma revelação. “Se escutar atentamente você pode ouvir a melodia de abertura em algum lugar do arranjo. Também é o tema recorrente do jogo original – Donkey Kong tem 30 anos –, e é importante para mim que tenho uma relação de quase a vida toda com a série.” Hamauzu se refere ao “Title BGM”, tema da tela-título do Donkey Kong de NES composto especialmente para esta versão por Yukio Kaneoka que aparece na introdução de DKC como a “Theme”, naquela hora em que o Cranky Kong toca a vitrola. Não consegui encontrar de jeito nenhum. Se achar no vídeo abaixo não deixe de comentar.

[via Facebook]

7 Responses to “LEGENDS: a ambiência aquática de Donkey Kong Country”


  1. 1 Radical Dreamer 10/05/2011 às 10:09 pm

    Será que a parte do tema principal está entre 4:05 e 4:29? Não estou encontrando, e se não fosse a menção por parte de Hamauzu creio que a enorme maioria dos ouvintes nem se daria conta – como ainda não seu deu XD

    As atualizações devem acabar na quinta, pois só faltam Mario Galaxy e Zelda. Já estou sonhando, mas será que teremos alguma surpresa na sexta? Fire Emblem ou Eartbound seria ótimo!

    • 2 Alexei Barros 10/05/2011 às 10:51 pm

      Hmmm, é uma possibilidade. De qualquer forma, deve ser bem sutil. O Thomas até comentou que não leu nenhum review do concerto que mencionasse a alusão ao tema de abertura.

      É, eu pensei o mesmo. Fico na dúvida se vão confirmar o conhecido Encore na sexta ou se vão apresentar alguma surpresa – além de Fire Emblem e Earthbound, creio que Super Smash Bros. talvez seja uma opção.

      P.S. Caso não tenha visto o que escrevi a respeito do que o Thomas disse sobre a gravação do Symphonic Legends, não deixe de dar uma olhada aqui.

  2. 3 Radical Dreamer 11/05/2011 às 5:07 pm

    Valeu Alexei, não tinha lido! Na verdade estou achando mais estranho o fato de a Nintendo ter concordado com a publicação. E agora que ela finalmente veio, é realmente uma oportunidade que não pode ser perdida. Também estou curioso para saber porque a WDR nem se manifestou sobre isso…

  3. 5 Grease 13/05/2011 às 12:30 pm

    Essa música é linda de mais velho, ela é maravilhosa.

    Alexei, se não for incomodo pra você você pode me enviar o mp3 da Aquatic Ambiance que você pôs no seu post ?

    Eu gosto de um remix feito pelo Vigilante do OCREMIX, se chama “Beneath the Surface”.

    Muito relaxante, queria poder ir nesse concerto.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: