Coletânea de medalhas esforçada, mas não totalmente honrosa

Por Alexei Barros

Medal of Honor acabou ficando para trás em fama e qualidade em relação a Call of Duty, mas se tem um elemento que ainda não foi superado é a trilha sonora. Prova disso é a coletânea Medal of Honor Soundtrack Collection, lançada hoje, dia 12 de abril, em tiragem limitada de 2000 unidades sob o preço de 59,98 dólares no site da La-La Land Records. Mesmo que mais recente, quando que a série da Activision teria uma compilação desse nível? O pacote possui um encarte de 40 páginas com informações completas sobre as faixas que somam cerca de dez horas de música de Michael Giacchino, Christopher Lennertz e Ramin Djawadi, com direito a uma introdução do cineasta Steven Spielberg, criador do conceito original do Medal of Honor de PlayStation.

A saber, o conteúdo, CD por CD, para depois externar minhas rabugências.

– Disco 1: Medal of Honor por Michael Giacchino
– Disco 2: Medal of Honor: Underground por Michael Giacchino
– Disco 3: Medal of Honor: Frontline por Michael Giacchino
– Disco 4 faixas 01~05: Medal of Honor: Allied Assault por Michael Giacchino
– Disco 4 faixas 06~19: Medal of Honor: Pacific Assault por Christopher Lennertz
– Disco 4 faixas 20~30: Medal of Honor: European Assault por Christopher Lennertz
– Disco 5: Medal of Honor: Rising Sun por Christopher Lennertz
– Disco 6: Medal of Honor: Airborne por Michael Giacchino
– Disco 7: Medal of Honor (2010) por Ramin Djawadi
– Disco 8 faixas 01~12: Medal of Honor: Rising Sun – Bonus Music por Christopher Lennertz
– Disco 8 faixas 13~33: Medal of Honor: European Assault – Bonus Music por Christopher Lennertz
– Disco 8 faixas 34~46: Medal of Honor: Airborne – Bonus Music por Michael Giacchino

Todas publicadas anteriormente de uma forma ou de outra, as trilhas foram remasterizadas. As novidades: o sétimo disco contém músicas inéditas do Medal of Honor nos tempos modernos, e o oitavo é todo de faixas não aproveitadas dos três jogos detalhados acima.

Em compensação, lacunas dos lançamentos originais: a narração “Untitled (V2 Rocket Launch)” e o hino dos Estados Unidos “Untitled (The Star Spangled Banner)” (Medal of Honor), “Bonus Track” (Medal of Honor: Undeground), “Bonus Track” (Medal of Honor: Frontline), “Multiplayer Allies (bonus)” e “Multiplayer Axis (bonus)” (Medal of Honor: Airborne). Até aí normal, nada muito sério. Só gostaria de entender por que a trilha do magnânimo Medal of Honor: Allied Assault foi ceifada, a ponto de sobrarem cinco, as mesmas da Medal of Honor: Allied Assault Original Soundtrack vendida digitalmente em 2005, do total de 17 do disco promocional da edição de luxo Medal of Honor: Allied Assault Soundtrack. Note que a antologia omite Medal of Honor: Vanguard, Medal of Honor: Heroes e o Medal of Honor: Heroes 2, o que não faz a menor diferença, visto que vergonhosamente reaproveitavam as músicas dos outros capítulos.

4 Responses to “Coletânea de medalhas esforçada, mas não totalmente honrosa”


  1. 1 Rafael '00Agent' Fernandes 12/04/2011 às 11:56 pm

    Achei algumas coisas surpreendentes nesse post. Primeiro que é legal ver que a coletânea foi elaborada pela La La Land Records. Eles têm um crédito (pelo menos comigo) muito grande em revitalizar trilhas sonoras raríssimas do cinema e lançar em tiragens limitadíssimas. Legal ver isso sendo feito com Medal of Honor – se bem tenho a impressão de que o nome de Michael Giachinno deve ter influenciado muito na idealização do projeto.

    O que leva à segunda surpresa, que você citou, sobre a OST capada de MOHAA, o que é lamentável. Essa sempre foi uma das trilhas favoritas da série e uma das maiores decepções por nunca encontrá-la de forma decente. Aliás, nem sabia da existência desse promo, vou ver se encontro por aí.

    Outra coisa inusitada tá no preço. Até que tá baratinho, não?

    • 2 Alexei Barros 13/04/2011 às 12:07 am

      Na verdade, é velho o anúncio desta coletânea, eu só estava esperando até os 45 do segundo tempo pela revelação de alguma imagem do pacote e para confirmar as informações do conteúdo dos CDs, que até então estavam meio desencontradas.

      Imagino que o nome do Michael Giacchino deve ter influenciado no lançamento sim. Não cheguei a mencionar no post, mas o primeiro release salientava como na época do primeiro da série ele era um novato desconhecido e hoje é muito mais famoso, além de Oscarizado, é claro.

      “In choosing an appropriate composer to convey the mood of the first MEDAL OF HONOR, legendary director Steven Spielberg was introduced to and impressed with young unknown composer, Michael Giacchino. “I did what anybody in their right mind would do,” said Spielberg. “I signed him up to score MEDAL OF HONOR—and the rest of Giacchino’s history belongs to him.”

      Não sabia desse histórico da La-La Land Records. Só conhecia de nome pelo VGMdb por alguns lançamentos de game music.

      Deve ter alguma coisa que foge da minha compreensão para esse tratamento ridículo da trilha do Allied Assault, que também está entre as minhas favoritas, senão a melhor de todas da série – lembro de passar um tempo a mais no menu inicial para apreciar o “Main Theme”. Da última vez que ouvi inteira nem era a trilha promo, mas um rip mesmo.

      E o preço está barato mesmo, pelo tamanho da coletânea e pela limitação da tiragem.

  2. 3 Alexo Maravalhas 14/04/2011 às 10:25 am

    Poxa, realmente “Medal of Honor – Frontline – Original Soundtrack Recording” é fabuloso. Cadê!? Agora, convenhamos, o preço está óoooooootemo! Caixa com oito! 8^O


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: