Symphonic Odysseys: fanfarra de Nobuo Uematsu e Chrono Trigger


Por Alexei Barros

Symphonic Shades, Fantasies, Legends e agora o Odysseys: os concertos alemães sempre principiam com uma fanfarra. Se no Fantasies e Legends as aberturas foram especificamente feitas por Jonne Valtonen para as ocasiões, no Shades o introito se deu com uma já conhecida do Chris Huelsbeck, do jogo Grand Monster Slam, a “Grand Monster Slam (Opening Fanfare)”. Como o Odysseys retorna ao conceito de tributo a um músico, a apresentação também iniciará com a faixa do homenageado no espetáculo agendado para o dia 9 de julho em Colônia, com a diferença de que será uma nova composição do Nobuo Uematsu, não uma existente. Vale lembrar que ele havia feito a fanfarra do Play! A Video Game Symphony, “Play! Opening Fanfare”, a qual está registrada no CD da turnê. Não espere, no entanto, por um vídeo antes da data da récita como foi com a “Fanfare Overture” do Fantasies e a “Fanfare for the Common 8-Bit Hero” do Legends. Só no dia mesmo.

Quanto ao restante do programa, além dos previsíveis Final Fantasy, Blue Dragon e Lost Odyssey e da recente confirmação de The Last Story, o concerto terá o reforço de Chrono Trigger. A inclusão é inesperada. Ainda que exista o hábito de mencionar o jogo na lista de trabalhos de Uematsu, nem o próprio considera muito. “Era mais como se eu fosse um compositor adicional ou de apoio. É um trabalho de Mitsuda, não o meu trabalho”, afirma ao OSV. Jamais imaginei que isso aconteceria. No Symphonic Fantasies, por exemplo, foi respeitada a autoria das músicas para cada série representada; na suíte “Fantasy III: Chrono Trigger/Chrono Cross” houve somente a parte concernente ao Yasunori Mitsuda.

Em plenas férias, Uematsu atendeu a um pedido de Hironobu Sakaguchi para ajudar na trilha, porque o compositor principal ficou com úlcera em decorrência da pressão que sentia por um projeto de tamanha importância. “Havia cenas específicas e direções já tomadas paras as faixas”, fala. Se todas são memoráveis? “Nenhuma. Eu não me lembro de nenhuma delas.” Foram nove músicas no total e se sabe que uma delas foi a escolhida o arranjo. Pelo que me disse por e-mail o produtor Thomas Boecker – “Que belo arranjo! Eu já ouvi… é deslumbrante.” –, eu descartaria de antemão algumas dessas. A acelerada “Bike Chase”, as tribais “Primitive Mountain” e “Burn! Bobonga!” e o rock quero ser Black Mages “Tyrano Castle” não combinam com a descrição. “Mystery of the Past” é uma mera vinheta e nem dá para contar. Meu palpite é que deve ficar entre “Silent Light”, “People Who Threw Away the Will to Live”, “Underground Sewer” e “Sealed Door”.  Em qual você apostaria?

[via SEMO, Symphonic Game Music Concerts]

6 Responses to “Symphonic Odysseys: fanfarra de Nobuo Uematsu e Chrono Trigger”


  1. 1 Radical Dreamer 04/04/2011 às 10:14 pm

    Sensacional! Com direito à composição original ainda! Acredito que fique entre “Light of Silence” e “Sealed Door”, para ser “deslumbrante” nas palavras de Boecker. Agora só falta “Gun Hazard” com coral e está perfeito!

  2. 2 Gustavo 05/04/2011 às 9:38 am

    Acho que o nome seria Silent Light e não Night :P Que aliás é a minha música favorita dessas. Sealed Door também é uma legal. Mas estranho mesmo essa presença de Chrono Trigger, mas pelo menos podemos ouvir um arranjo de músicas diferentes da trilha sonora, já que as mais clássicas são de autoria do Mitsuda mesmo :P

  3. 3 Alexei Barros 05/04/2011 às 11:29 am

    @ Radical Dreamer

    Eu hesitei em bancar no post, mas acho que a “Sealed Door” talvez é a que mais se encaixa na definição. Como dito no VGM concerts, ainda vão ser adicionados mais jogos no repertório e, além de Gun Hazard, torço ferrenhamente por Rad Racer.

    @ Gustavo

    Muito bem observado, Gustavo. O nome estava certo quando subi no Goear, mas sabe se lá por que razão ficou errado no post. Corrigido!

    Não esperava MESMO por Chrono Trigger no repertório, porque, como tudo mundo sabe, é um jogo muito mais relacionado, merecidamente, ao Mitsuda. Mas é muito fácil de entender por ser um jogo extremamente popular.


  1. 1 Symphonic Odysseys: fanfarra de Nobuo Uematsu e Chrono Trigger « WWW.GAMESCOLETIVOS.COM.BR Trackback em 06/04/2011 às 11:33 pm
  2. 2 Novidades do programa do Symphonic Odysseys; confirmadas suítes de Final Fantasy e Lost Odyssey « Hadouken Trackback em 13/06/2011 às 4:07 pm
  3. 3 O programa do Symphonic Odysseys « Hadouken Trackback em 04/07/2011 às 4:10 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: