Gran Turismo 5: Original Game Soundtrack: fusão maravilhosamente suave

Por Alexei Barros

O post deveria sair antes, mas o que é o atraso quando se fala de Gran Turismo 5? Adiante. O que sempre me cativou nas trilhas é a porção fusion, seja na variante jazz fusion, mais suave, ou rock fusion, mais poderosa. Fora essas, passo batido pelas licenciadas que infestam nas versões ocidentais e acho as músicas do daiki kasho, me desculpe, intragáveis.

Dito isso, logo de cara lamento pela ausência do compositor Isamu Ohira, que criava faixas jazzy de duração reduzida (se chegavam a três minutos era muito) para os menus, como “Mr. 4WD” (GT1), “Turning Point” (GT1) e “Light Velocity” (GT3). Quase que não dava vontade de começar as corridas.

Em compensação, o outro responsável pela sonoridade fusion, Masahiro Andoh, líder do T-Square e mencionado diversas vezes por aqui, está presente, tocando guitarra na “Moon Over The Castle GT5 Version”. Como novidade, vários instrumentistas e compositores da cena J-fusion, entre eles muitos ex-integrantes do T-Square. Masanori Mine, autor de três músicas excepcionais do Gran Turismo de PSP, não participou como desejava.

Sendo assim, comentarei brevemente as minhas preferidas na Gran Turismo 5: Original Game Soundtrack, levando em conta que o álbum duplo não inclui todas as músicas escutadas no jogo – basta comparar com o sound test do GT5 que possui mais do que as 36 faixas registradas nos dois CDs.

Adianto que se a sua praia é lotada por guitarras na última potência é melhor nem se aventurar com muita expectativa. O fusion do GT5 é primordialmente suave e quem não se simpatiza com o gênero deverá achar as composições soníferas, exceção feita ao tema de abertura.

101 – “Moon Over The Castle GT5 Version”

Com arranjo do atual tecladista do T-Square, Keizoh Kawano, o tema da série ganhou uma iteração que não procura ousar muito, sustentando-se na guitarra brilhante e afiada de Masahiro Andoh, com solos ocasionais de teclado. Como curiosidade, vale mencionar que pela primeira vez a “Moon Over the Castle” foi interpretada por 100% de instrumentistas do T-Square, ainda que não esteja creditada como banda, já que as versões anteriores foram tocadas por Andoh acompanhados por musicistas ocidentais – Nick Menza, ex-Megadeth, por exemplo, tocou bateria na “Moon Over the Castle” do GT1. Além de Satoshi Bandoh (bateria), a banda foi completada por Mitsuru Sutoh (baixo), que, apesar de ter saído do T-Square em 2000, é figura frequente nos shows de aniversário.

108 – “Smoker’s Lament”

No melhor estilo Isamu Ohira, a guitarra suave de Shunji Takenaka é o destaque da música assinada por Ryo Sonoda, que emenda a melodia no teclado. Por vezes, a junção dos dois timbres cria um som que remete a uma cítara. Satoshi Bandoh também faz uma participação na bateria.

109 – “Passion”

Yuki Koike, que havia participado da trilha do GT de PSP na “City”, compõe e toca ou programa todos os instrumentos. A batida rápida da bateria dá o contorno perfeito para o show tecladístico, que, em dado momento, até parece uma caixinha de música. Faixa bem climática.

110 – “Dark Line”

A exemplo da trilha do Gran Turismo 5 Prologue, Satoshi Bandoh, o jovem baterista do T-Square, mostra os seus dotes de compositor e também de multiinstrumentista, já que ele também tocou teclado. É uma música bem tranquila e relaxante que parece ter saído de um CD recente do T-Square.

113 – “Night birds”

Yudai Sato, outro que estreou na série no GT5 Prologue, atacou na composição e performance de teclado, ao lado de nomes como Bandoh, Takahiro Miyazaki (ex-saxofonista do T-Square) e Shingo Tanaka (baixista-suporte do T-Square). A música é quase dividida em dois, com o piano em destaque na primeira parte e o sax soprano se soltando em uma bela atuação de Miyazaki. Quase no final os dois atuam em conjunto.

201 – “7 days reminiscence”

No piano, Taku Yabuki teceu uma formosa obra-prima, que possui também apenas uma percussão de leve, bem ao fundo. Belo exemplo da arte que é a capacidade de se expressar no piano.

202 – “Winds”

Lembra do Norihito Sumitomo, que participou das versões arranjadas do Professor Layton? É ele que compôs esta música e tocou no sax. De início, a faixa parece de jazz mais tradicional, mas basta a flauta começar a tocar para conferir o toque de bossa nova.

203 – “Cecile”

Música minimalista e atmosférica que surpreende pelo violoncelo, violino e flauta. Pela formação dos instrumentistas seria uma peça erudita, mas os sons eletrônicos proporcionam uma sensação totalmente diferente do esperado.

204 – “Holiday”

Toque nada, aqui a bossa nova tomou conta de vez. Além da já esperada flauta, há uma participação do violão para não ter dúvidas.

205 – “Hot Stuff”

Mais uma do Norihito Sumitomo, que ostenta um trompete que depois recebe o reforço da flauta e do sax. Como na outra música do Sumitomo, o pianista é Keiji Matsumoto, ex-T-Square que participou como arranjador na genial trilha do Gran Turismo 2.

206 – “Horizons in May”

Violão e teclado, com mais algum efeito eletrônico, desfiam uma faixa essencialmente minimalista que transmite ares de mistério.

212 – “Eve”

Novamente Seigen Tokuzawa surpreende: somente com violino e violoncelo e o aditivo de efeitos eletrônicos criou uma música encantadora. No final, as cordas sobressaem ainda mais.

214 – “In Transit”

Baixou uma Yellow Magic Orchestra no Keiji Inai, e ele criou uma música com os efeitos sonoros que lembram muito o trio electropop.

218 – “memorabilia”

A arte de interpretar uma música no piano, parte dois. Sublime. Sem mais.

10 Responses to “Gran Turismo 5: Original Game Soundtrack: fusão maravilhosamente suave”


  1. 1 Rafael '00Agent' Fernandes 15/02/2011 às 10:29 am

    Que curioso, esperava ouvir faixas mais aceleradas. Mas não. Essas músicas tocam durante a corrida mesmo?

    • 2 Alexei Barros 15/02/2011 às 11:04 am

      Eu também, por isso que o Isamu Ohira e o Masanori Mine fizeram falta. Também deveriam ter mais músicas do Masahiro Andoh, como aquelas aceleradas do GT1, GT2 e GT4.

      Então, daí vai do gosto do freguês. No sound test do GT5 tem uma listona com todas as músicas disponíveis (as do OST, outras que não têm no álbum e tantas outras licenciadas) separadas por gênero (Alternative, Bossa Nova, Classic, Dance & Eletronic, Lounge Music e Rock), que você pode escolher em que momento vão ser ouvidas no jogo, organizando uma espécie de shuffle para as seções Slideshow BGM, Race BGM e Menu BGM.

  2. 3 Rafael '00Agent' Fernandes 15/02/2011 às 4:00 pm

    Caramba, até nisso se preocuparam em permitir customização? Que loucura!

  3. 4 Junior 17/02/2011 às 11:02 pm

    Pena que não foi incluído uma música que adoro e tem nos menus do jogo:

    “Masmerium”, do Satoshi Bandoh.

    É uma pena.

    Faltou muitas músicas presentes nos menus que não foram pro álbum.

  4. 5 Junior 17/02/2011 às 11:05 pm

    Ops, outra que adoro é “The Power of GT”, do Yudai Satoh

  5. 7 Junior 19/02/2011 às 12:27 am

    O pior é nada, colocaram umas músicas que achei que não tem muito haver com o álbum (e até com o jogo na minha parte), já que possui muito J-Fusion, bossa nova e outros ritmos mais suaves:

    Luca Ceccatelli – Take a Control
    aM – Gloss Of Speed
    YO-C+B.U.S – radiotire
    Gonno – Drive On Coins
    Jonathan Underdown – 5OUL ON D!SPLAY
    Jonathan Underdown – Day To Live

    As músicas acima eu acho que nunca vai combinar com GT, saudades do GT1 e GT2 japonês.

    Alexei, minha playlist do GT5 tem Dimension, GT1 (jap), GT2 (jap) e algumas do T-Square. Nem sei o que são as músicas oficiais de corrida do jogo.

    Hehehehe.

  6. 9 Eduardo 09/05/2011 às 3:33 pm

    A minha favorita toca no menu do GT Auto, que se chama The Entertainer, de Steve Joplin. Uma bela composicao no piano!


  1. 1 Tweets that mention Gran Turismo 5: Original Game Soundtrack: fusão maravilhosamente suave « Hadouken -- Topsy.com Trackback em 15/02/2011 às 10:17 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: