Por Alexei Barros
Entre os concertos de games, é raro um arranjo ser aperfeiçoado depois de executado. Reciclagens de partituras velhas têm aos montes, mas me refiro a alterações para melhores efeitos de quando foi executada originalmente. Exceção são as releituras de Jonne Valtonen nas recentes récitas realizadas na Alemanha.
Por exemplo, o “Commodore 64 Medley”, registrado no CD Play! A Video Game Symphony Live, havia estreado na turnê na Suécia, e foi repaginado no Fifth Symphonic Game Music Concert, sendo que o “Commodore 64 Medley” revisitado recebeu o reforço da “Shades”. O mesmo aconteceu com o “Turrican II – The Final Fight (Renderings: Main Theme)” do Symphonic Shades, que foi revisado para a performance no Sinfonia Drammatica. O que dizer então de um concerto inteiro relido? E o que dizer que o concerto em questão é o ilustre Symphonic Legends?
Do espetáculo em tributo à Nintendo realizado em setembro de 2010 nascerá o LEGENDS, a ser mostrado dia 1º de junho de 2011 em Estocolmo, Suécia. Arnie Roth estará à frente da Royal Stockholm Philharmonic Orchestra (dos dois CDs em estúdio do Distant Worlds), representada por cerca de 90 instrumentistas e mais um coral profissional no Stockholm Concert Hall. Benyamin Nuss, que tocara no piano a “Donkey Kong Country (Aquatic Ambience)”, novamente participará. A grande novidade é que muitos dos arranjos apresentados serão totalmente novos e/ou revisados por Jonne Valtonen e Roger Wanamo, os talentosos finlandeses do Merregnon Studios do produtor Thomas Boecker, além de Masashi Hamauzu. Não bastasse isso, haverá um segmento inédito do Kirby! Já não tem por onde melhorar…
Como não é um concerto da WDR, não haverá transmissão ao vivo, mas os espetáculos suecos costumam ser fartos no YouTube.
Por enquanto o set list fica assim:
– Star Fox (Suite)
– Super Mario Bros. (Suite)
– Kirby (Suite)
– Metroid (Suite)
– Pikmin (Suite)
– F-Zero (Suite)
– Donkey Kong Country (Aquatic Ambiance)
– Super Mario Galaxy (Suite)
– The Legend of Zelda (Symphonic Poem)
[via Konserthuset; imagem do Symphonic Legends via Flickr]
e vai ser transmitido ao vivo?
Não acredito! Ainda com arranjo para a série Kirby! Já estou torcendo para a transmissão ao vivo, ainda que o Sinfonia Drammatica não tenha recebido tal tratamento e só possua alguns poucos vídeos das performances divulgados (não soltaram nem o vídeo da “Fantasia alla Marcia for Piano, Chorus and Orchestra”, a obra-prima de Shimomura que deve ter sido muito emocionante e uma bela surpresa como encore). Pode parecer pedir demais, mas queria muito que Jonne Valtonen retirasse as excessivas referências a John Williams; quero ouvir “Kokiri Forest” e me sentir em Hyrule e não em Hogwarts. E Hamauzu, não mude a “Aquatic Ambience”, está perfeita.
Querem melhorar o que já estava (praticamente) perfeito!? @_@
… que seja então nas suítes de Metroid e F-Zero por que no restante eu realmente não vejo como.
@ captain falcon e Radical Dreamer
Para não deixar dúvidas, eu atualizei o post: não haverá transmissão ao vivo, como a WDR não está envolvida nesse concerto. O streaming de áudio e vídeo só acontece quando toca a WDR Radio Orchestra e a rádio alemã está envolvida na produção.
@ Radical Dreamer
O mais chato é que só não foi subido o vídeo da “Fantasia alla Marcia for Piano, Chorus and Orchestra” do Sinfonia Drammatica no YouTube porque acabou a bateria da câmera do mano polonês que fez as outras gravações… =(
Esse pessoal tinha que levar uma bateria de reserva e ainda a fonte para não acontecer coisas como essas.
É, mais uma vez, altas expectativas para o poema sinfônico, agora para saber o quanto foi atualizado em relação ao apresentado em 2010.
@ DGC
Ao que tudo indica os segmentos do F-Zero e do Metroid serão novos. Espero que o do F-Zero consiga captar a velocidade das originais e do Metroid apresente melodias mais reconhecíveis.
“The Nintendo tribute concert ‘LEGENDS’ (June 1) will feature three arrangements by Masashi Hamauzu” – twitter do Thomas Boecker.
Não precisa dizer mais, não?
Ia postar sobre isso exatamente agora!