“Snake Eater” – Metal Gear Solid 3: Snake Eater (VGL 2011 em Seattle)

Por Alexei Barros

Quando a “Snake Eater” foi apresentada em solo brasileiro na turnê 2009 do Video Games Live suponho que a maioria do público não se importou com o fato de a voz ter sido substituída pelo saxofone do próprio compositor da canção, Norihiko Hibino. Mas havia dois senões. O primeiro é depender do Hibino, que está cada vez mais atarefado – motivo que levou à saída da The Outer Rim. O outro é que o VGL tem a filosofia de executar as faixas com a maior fidelidade possível.

Provavelmente será uma constante a partir de agora. Em Seattle, a “Snake Eater” foi entoada pela versátil Laura Intravia, que ficou popular pela alcunha Flute Link na mesma excursão de 2009 do VGL no Brasil. Polivalente não somente porque toca flauta e canta. A música que ela emprestou a voz para a  “God of War Montage”, era uma peça erudita, não pop como a faixa-tema do Metal Gear Solid 3.

Pela potência, afinação e interpretação, Intravia se saiu muito bem na performance. Impressionantemente eu diria. Mas, como sempre, faço uma ressalva. De novo a banda invisível. Guitarra, baixo, bateria. Tudo playback.

12 Responses to ““Snake Eater” – Metal Gear Solid 3: Snake Eater (VGL 2011 em Seattle)”


  1. 1 Rafael '00Agent' Fernandes 24/01/2011 às 8:43 pm

    Pena que o áudio tá uma josta, mas gostei da performance dela também, que não necessariamente é igual à original da Cynthia Harrel, mudando umas coisinhas aqui e ali. Lembrou até um pouquinho a Shirley Bassey, que cantou o tema de “007 Contra Goldfinger”, mas aí é viagem minha :)

    • 2 Alexei Barros 24/01/2011 às 10:39 pm

      Vocal por vocal, acho que gostei mais da performance da Laura Intravia do que da harario com a Video Game Orchestra (não sei se chegou a ver).

      Nunca ia lembrar da “Goldfinger”, daí escutei de novo. Sem dúvidas a voz da Shirley Bassey é muito mais potente e fogosa, mas talvez haja alguma semelhança no estilo da canção. Não sei dizer se o Hibino se inspirou especificamente em alguma música do James Bond para compor a “Snake Eater”…

      • 3 Rafael '00Agent' Fernandes 24/01/2011 às 10:55 pm

        Tem muito lugar aí que cita a inspiração nos temas dos filmes do 007, só não sei se mesmo se o Hibino ou o Kojima confirmaram. Eu lembrei da tia Bassey justamente por que você tirou as palavras: a performance da Laura é muito mais “potente e fogosa” comparando com a da Cynthia.

        Lá no post, o vídeo foi removido pelo usuário, mas dei uma catada no youtube. Acho que a performance da VGO é mais “orgânica”, principalmente pela percussão e tal, mas não pareceu tão bombástica quanto no VGL (mesmo com playback e tal)

        • 4 Alexei Barros 25/01/2011 às 9:32 am

          Que coisa, agora que você falou, não consegui encontrar uma entrevista sequer em que um dos dois confirmam a inspiração. Mas considerando o estilo da canção, e que o James Bond e especificamente o 007: From Russia with Love são citados nos diálogos do MGS3 é muito suspeito.

          Que bela porcaria… odeio quando percebo que os vídeos de posts antigos são apagados. Concordo com os seus comentários. O maior mérito da versão da VGO é toda a parte da banda ser feita ao vivo, desde guitarra e baixo até bateria e toda a percussão.

  2. 6 Alexei Barros 25/01/2011 às 1:35 pm

    Aliás, o diálogo é hilário!

    Fico imaginando… suponho que essa seja a única referência direta em jogos ao James Bond, não é? Tirando as sátiras como James Pond etc.

    • 7 Rafael '00Agent' Fernandes 25/01/2011 às 3:32 pm

      Mencionando a série e o personagem dessa forma direta, acredito que esse é o único momento mesmo. No caso dos jogos é mais difícil de constatar isso porque eles existem em quantidade muito maior que os filmes! Mas devem existir aos montes por aí jogos em que o personagem pede um Martini de Vodka Batido, não mexido; ou alguém de tuxedo ao som de uma música estilo Bond – como no próprio MGS 2 – e etc :)

  3. 8 Douglas Oliveira 25/01/2011 às 5:19 pm

    Quando joguei o MGS 3 fiquei viciado nessa música. Baixei e ouvia pelo menos uma vez por dia.
    Fazia um bom tempo que não a ouvia e, embora a interpretação da Laura Intravia seja bem diferente do que eu me lembro – que aliás, não sei se está tão diferente assim, estou me baseando apenas na memória e na pressa de publicar o comentário antes de ouvir a versão original novamente – é realmente muito boa. Essa é uma canção que eu acho que deve sempre ser interpretada com vocal, ainda mais se for com essa qualidade.
    Em relação à banda invisível, confesso que tenho vontade de ir a um VGL por nunca ter ido a um evento do tipo e por ele ser um dos poucos que ocorre aqui no Brasil, mas fico com o pé atrás quando ouço um instrumento que não está no palco.

  4. 9 Alexei Barros 25/01/2011 às 11:49 pm

    @ Rafael ’00Agent’ Fernandes

    Muito bem lembrado do MGS2!

    @ Douglas Oliveira

    No fim das contas, o grande público não deve reperar nisso ou mesmo se importar muito com playback. Acho uma tremenda tolice negar o uso como já vi em alguns comentários.

    Porém, a partir do momento em que se sabe disso, a performance perde toda a credibilidade, e fico tentando procurar o que é feito ao vivo ou não.


  1. 1 Tweets that mention “Snake Eater” – Metal Gear Solid 3: Snake Eater (VGL 2011 em Seattle) « Hadouken -- Topsy.com Trackback em 24/01/2011 às 6:49 pm
  2. 2 Video Games Live: World of Warcraft: Cataclysm, Resident Evil 5 e Red Dead Redemption « Hadouken Trackback em 01/06/2011 às 3:19 am
  3. 3 “Snake Eater” – Metal Gear Solid 3: Snake Eater (Ensemble Game Classica) « Hadouken Trackback em 31/07/2011 às 1:49 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: