“Escape from the City” – Sonic Adventure 2 (Video Game Music Choir)

Por Alexei Barros

Nas trilhas originais ou nos arranjos para os concertos, o coral é usado, na maioria absoluta das vezes, para a execução de músicas eruditas das mais variadas naturezas. Mas, como sempre, os fãs transcendem as expectativas com muita criatividade e brilham pelo pioneirismo.

É o caso do Video Game Music Choir. Fundado e dirigido pela Julia Seeholzer, aspirante a compositora de games, é um coral de estudantes da Berklee College of Music em Boston, EUA, enfocado em música de jogos. O grupo já participou de apresentações com orquestra, como no A Night of Video Game Music (nada de registros no YouTube) realizado em dezembro de 2010, mas o que chama a atenção no vídeo do post é a inexistência de acompanhamento instrumental.

Seeholzer transformou o acelerado rock “Escape from the City” originalmente cantado por Tony Harnell e Ted Poley em uma música para coral. Na performance, a música foi entoada por 22 coristas, sendo seis sopranos, oito contraltos, cinco tenores e três baixos. Enquanto os homens fazem os sons onomatopeicos, as mulheres alternam entre a letra e os efeitos, por assim dizer, criando uma sensação absolutamente diferente da composição do Jun Senoue. O resultado é sensacional e surpreendente. Falando especificamente da canção escolhida e do estilo adotado, não conta muito a potência das vozes; caso fosse uma música pomposa talvez escancararia o fato de serem estudantes e em número relativamente pequeno. O que importa é a afinação, e dá para perceber como todos foram muito competentes e sincronizados.

O VGMC também gravou um breve vídeo do Pokémon, mas não me agradou tanto quanto este por ser 100% cantado com onomatopeias, como as originais são todas instrumentais. Mas imagino o que não fariam com uma “Let’s Go Away” da vida…

Intencionalmente ou não, a imagem está fora de foco, mostrando em dado momento a fileira detrás do coral com umas tomadas meio bisonhas. A título de curiosidade, a moça loira na extrema esquerda do vídeo é a Julia Seeholzer.

5 Responses to ““Escape from the City” – Sonic Adventure 2 (Video Game Music Choir)”


  1. 1 Sérgio R. Borges 16/01/2011 às 11:26 pm

    Cara, admiro sua atenção e as novidades musicais que consegue sempre, mas nessa vc se superou. Vlw por contemplar a existência dessa versão, ficou genial. \o/

  2. 2 Gabriel 17/01/2011 às 2:34 am

    OMG OMG OMG desculpe ter ficado meio emocionado aqui, mas isso foi MUITO BOM e eu sou aficcionado pela trilha sonora de sonic adventure 1 e 2, assim como Crush40. Muito bom post. Muito bom mesmo!!

  3. 3 DGC 17/01/2011 às 7:29 pm

    Como um também fã do Crush 40 e dessa música, tenho que ser sincero: achei bizarro…

  4. 4 Alexei Barros 17/01/2011 às 11:07 pm

    @ DGC

    Totalmente compreensível, como virou uma música completamente diferente. Não comentei no post, mas talvez já tenha dito que não sou muito chegado no rock cantado da Crush 40, embora seja alucinado pelos arranjos instrumentais do Jun Senoue. Isso explica porque gostei dessa versão.

    @ Sérgio
    @ Gabriel

    Fico feliz que tenham apreciado! Encontrei por acaso no YouTube, e fico na expectativa por outras performances deles.


  1. 1 Tweets that mention “Escape from the City” – Sonic Adventure 2 (Video Game Music Choir) « Hadouken -- Topsy.com Trackback em 17/01/2011 às 12:39 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: