Super Mario Bros. 25th Anniversary Special Sound Track Press Start Edition: 25 anos em três faixas


Por Alexei Barros

Quando soube da existência do Press Start 2006 o programa chamou a atenção pela ausência de um segmento do Mario, o que muitos poderiam considerar fundamental no set list de um concerto com diversas franquias. Encarava isso como uma virtude, uma prova de desplante, já que tal obrigação muitas vezes fez com que se apelasse para uma performance frívola, como são tão comuns os solos de piano do Mario 1, para jogar seguro e agradar o público.

Ironicamente, todas as edições seguintes incluíram números do Mario, e o primeiro deles, o arranjo de Keiichi Oku “Super Mario Bros.” no Press Start 2007, chega a ser uma piada de tão limitado, com menos de dois minutos de duração, em um exemplo de nostalgia fugaz. Depois a situação melhorou especialmente pela rapidez com que jogos recentes foram adicionados ao repertório. É o que torna especial o Super Mario Bros. 25th Anniversary Special Sound Track Press Start Edition, o terceiro lançamento relacionado à série japonesa de concertos. Os anteriores foram o single Professor Layton Series Soundtrack Premium CD e o álbum Press Start The 5th Anniversary.

Brinde do Super Mario Collection Capture Book e Super Mario Bros. 25th Anniversary Book lançados em um pacote dia 9 de dezembro de 2010, é um CD com três faixas do Mario, com performance da Kanagawa Philharmonic Orchestra no Bunkamura Orchard Hall no Press Start 2008 e no Tokyo Metropolitan Art Space no Press Start 2010, e da Tokyo City Philharmonic Orchestra neste segundo local no Press Start 2009.

Infelizmente, a minha principal reclamação do Press Start The 5th Anniversary persiste: a reverberação exagerada. Isso é muito desanimador, porque se foram lançados dois CDs com mixagem parecida, é o que a produção acha o ideal. Não há perspectiva que possíveis futuros lançamentos do Press Start tratem de corrigir isso. Em compensação, não tenho do que contestar da qualidade dos arranjos.

Quando ao repertório, há de se lamentar mais uma vez que do primeiro Super Mario Bros. há um pulo, ou melhor, um voo de capa até o Super Mario Galaxy, com uma aterrissagem no New Super Mario Bros. Wii. Quanta coisa boa não tem do Super Mario Bros. 2, Super Mario Bros. 3, Super Mario World, Super Mario 64 e Super Mario Sunshine… Da lista dos principais sobra Super Mario Galaxy 2. Se for mantida a tradição de um Mario por Press Start deve ser o candidato com mais potencial a figurar na provável edição 2011.

Mas chega de devaneios. Depois do Hadouken as minhas impressões da trinca de faixas bigodudas.

01 – “Super Mario Bros.” (Press Start 2009)
Originais: “Overworld” ~ “Underwater” ~ “Underworld” ~ “Overworld”

Composição: Koji Kondo
Arranjo: Nobuo Kurita

Talvez para compensar a vergonha do Mario no Press Start 2007, foi adicionado um segmento de verdade do Super Mario Bros. dois anos depois. Só não precisava ser aquele arranjo manjado do Nobuo Kurita, o que faz deste o quarto registro em CD, sucedendo a “Super Mario Bros.” do Orchestral Game Concert (1991), “Super Mario Bros.” do Orchestral Game Concert 4 (1994) e a adaptação da partitura feita pelo Nic Raine gravada (com muitos urros na plateia) no “Super Mario Bros. Medley” do Video Games Live: Level 2 (2010). Como o arranjo é similar, fica fácil exemplificar a reverberação absurda da qual me queixei. Peço que ouça a “Super Mario Bros.” do Press Start 2009 e logo depois a “Super Mario Bros.” do OGC1. Não é clara a diferença? No segundo parece que os instrumentistas estão tocando em um ginásio de esportes. Inacreditável que um concerto de 1991 tenha melhor nitidez que uma apresentação de 2009.

02 – “Super Mario Galaxy 2008” (Press Start 2008)
Originais: “Overture” ~ “Chico” ~ “Egg Planet” ~ “Wind Garden”

Composição: Koji Kondo e Mahito Yokota
Arranjo: Mahito Yokota
Violão: Haruo Kubota

Que Mahito Yokota é um grande compositor todo mundo sabe. Também se sabe que ele é um arranjador competente, como mostram músicas antigas do Mario orquestradas no Super Mario Galaxy e Super Mario Galaxy 2. O único problema do segmento é ouvi-lo depois do Symphonic Legends. Com oito minutos de duração, a “Super Mario Galaxy (Galactic Suite)” arranjada pelo finlandês Roger Wanamo é superior em todos os aspectos, com transições geniais e a implementação magistral do coral – a “Wind Garden” com os versos em latim é de deixar com inveja o próprio Yokota, compositor da música. Com o primeiro lugar insuperável, o “Super Mario Galaxy 2008” garante a segunda posição pela seleção de quatro das melhores músicas do jogo, alternadas com passagens finas e em versões fiéis às originais. A “Overture” abre o medley com toda a pompa que tem direito e, quando começariam os sons sintetizados da original, um clarinete passa o bastão para a flauta tocar a “Chico” (0:22), a única ausente do arranjo do Symphonic Legends e também a única das quatro que não era originalmente orquestrada. Quando tudo estava mais tranquilo irrompe a “Egg Planet” (1:12) assinada pelo Koji Kondo, repetindo a surpresa e admiração causada no momento em que se desbrava pela primeira galáxia. A rica instrumentação não foi muito alterada, somente o andamento foi retardado. A mudança para a “Wind Garden” (3:23) é o que pode se chamar de transição caprichada, em pouco mais dez segundos (3:11 a 3:22) do violão e da flauta. A presença do violão, ainda que sutil, merece ser destacada, porque na maioria das performances o instrumento presente na original é descartado. O final é praticamente exclusivo do medley, conferindo um novo desfecho à “Wind Garden”. No CD, foram mantidas as palmas do público.

03 – “New Super Mario Bros. Wii” (Press Start 2010)
Originais: “Wii Menu Jingle” ~ “Overworld” ~ “Player Down” ~ “Castle” ~ “Overworld” ~ “Course Clear”

Composição: Koji Kondo, Kenta Nagata, Ryo Nagamatsu e Shiho Fujii
Arranjo: Takeshi Hama
Violão: Haruo Kubota
Piano: Shuhei Kamimura
Coral: Suginami Junior Chorus

Para acertar as contas, Takeshi Hama era o misterioso indivíduo que eu não tinha conseguido identificar na ocasião do concerto e subiu ao palco com Koji Kondo. Compositor do anime de Devil May Cry, nos jogos assinou as trilhas de Yuusha no Kuse ni Namaikida. e Yuusha no Kuse ni Namaikida Or 2 de PSP (lançadas no álbum Yuusha no Kuse ni Namaikida. 1&2 Giant Recital), que compartilham uma sonoridade infantil (no bom sentido), típica de bandas de colégio. Por isso, é perfeita a escolha dele para o arranjo, que utiliza o Suginami Junior Chorus, coral de crianças representado no concerto por 15 integrantes. Recriando a experiência de jogo, o medley começa antes disso com o “Wii Menu Jingle”, no momento em que o disco está no videogame e se seleciona o canal do New Super Mario Bros. Wii. Originalmente do New Super Mario Bros. de DS, a “Overworld” (0:10) vem na sequência com o coristas cantando “Wa! Wa!”, enquanto Haruo Kubota simula os sons de coleta de moeda na guitarra. A “Player Down” (1:17) é usada para a emenda na “Castle” (1:17), e aqui o Suginami Junior Chorus faz a vez do timbre de órgão da original. Chega o silêncio e a “Overworld” (2:33) vem mais animada do que nunca com as palmas das crianças. Rufam os tambores até a “Course Clear” (3:24), com a participação do coral. Um dos melhores números do Press Start – enfim uma gravação que justifique os meus elogios nesses anos à série de concertos.

12 Responses to “Super Mario Bros. 25th Anniversary Special Sound Track Press Start Edition: 25 anos em três faixas”


  1. 1 Gustavo 06/01/2011 às 9:57 am

    São só 3 faixas? Como assim? o.O

    • 2 Alexei Barros 06/01/2011 às 10:14 am

      Até aí, não tem nada muito de estranho, na verdade. O CD é meramente promocional, um bônus daqueles livretos comemorativos. É muito comum no Japão, e chama a atenção por incluir três faixas que não foram lançadas em nenhum outro lugar.

      Seria sensacional se esse disco fosse não só do Mario, como da Nintendo, com Zelda, Mother, Fire Emblem, Super Smash Bros. Brawl…

  2. 3 Gustavo 06/01/2011 às 11:03 am

    Ah, pensei que fosse um CD normal, sendo vendido separadamente e tal.

    • 4 Alexei Barros 06/01/2011 às 12:43 pm

      Isso se deve muito pela filosofia atual da Nintendo. Essa declaração do Mitsuaki Hagishima traduzida aqui explica o porquê de tantos discos promocionais:

      “- Why doesn’t Nintendo release CDs?

      We have never published a single CD.

      Instead, record companies have suggested a CD release plan, and we have let them publish it under license. However, game soundtrack CDs didn’t sell well, and you’d often hear news about poor sales of general CDs lately. It’s just a few thousand, at best. It requires a lot of labor to make a CD, and even if we do, we think we still should utilize our musical assets for such promotion that you can enjoy games more. we’ll try to help more people enjoy the sound of Nintendo, through enclosures like this issue of Nintendo Dream and the guide book of Chibi-Robo!, the rewards of Club Nintendo, or the launch of Nintendo Mobile. Game is what matters most to us, and we’ll use game music as promotion.”

  3. 5 galhofa 06/01/2011 às 8:03 pm

    Se és jogador de Wii envia os teus records para o site
    http://www.wii-records.com
    e ajuda Portugal a subir no ranking.
    Divulga pelos teus amigos.

  4. 6 DGC 06/01/2011 às 11:25 pm

    Incrível a faixa do New Super Mario Bros. Wii!!
    Nossa… principalmente a parte da “Castle” =D
    talvez minha preferida do jogo, sinistra…

  5. 10 Erik 15/01/2013 às 11:55 pm

    link para download, pls!? *-*


  1. 1 Tweets that mention Super Mario Bros. 25th Anniversary Special Sound Track Press Start Edition: 25 anos em três faixas « Hadouken -- Topsy.com Trackback em 05/01/2011 às 11:41 pm
  2. 2 Na vanguarda, Press Start 2011 com Super Mario Galaxy 2, El Shaddai: Ascension of the Metatron e The Last Story « Hadouken Trackback em 29/04/2011 às 12:39 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: