Fantástico – reportagem sobre a celebridade virtual Miku Hatsune

Por Alexei Barros

Correspondente na Ásia da Rede Globo, o repórter Roberto Kovalick produz de uns tempos para cá excelentes reportagens sobre a peculiar cultura japonesa, e numa dessas, no Fantástico do dia 2 de janeiro, foi exibida uma matéria dele sobre o fenômeno da Miku Hatsune. Para quem está por fora, trata-se de uma celebridade virtual feita por meio do Vocaloid, um software da Yamaha que permite criar vozes sintetizadas. Tudo está melhor explicado na reportagem, que tirando uma coisinha ou outra, não apresenta nenhum deslize como é comum em matérias de grandes veículos sobre nichos tão específicos.

Mas o verdadeiro motivo para eu ter feito o post é um detalhe sobre a BGM que é escutada de 1:10 a 1:26. Acredite-se quiser, caso você já não tenha reparado: é um trechinho da “Bloody Tears”, do Castlevania II: Simon’s Quest, mais especificamente o arranjo hard rock do álbum Perfect Selection Dracula Battle. Nunca esperaria ouvir Naoto Shibata no Fantástico.

8 Responses to “Fantástico – reportagem sobre a celebridade virtual Miku Hatsune”


  1. 1 Vovô Garoto SF 04/01/2011 às 8:09 am

    Eu já tinha ouvido a Bloody Tears (essa mesma versão) na Sportv outro dia, num clipe com vários gols, nem me lembro de quem agora.
    Agora que essa música é “propriedade” da Globo é capaz de ela ou outras do PSDB (que sigla horrível, lol) aparecerem de novo. Eu pelo menos vou ficar mais atento.

  2. 3 Vinicius 08/01/2011 às 6:49 pm

    Cara, com certeza a galera responsável pela sonoplastia e trilha sonora das vinhetas e reportagens da Globo são admiradores de game music. Já cansei de ouvir trilha de games em vários programas, desde o “Mais Você” até, pasmem, “Casseta e Planeta”. Música como “MGS 2 theme” foram tocadas na reportagem sobre a campanha da seleção brasileira masculina de volei do ano de 2008, falando sobre o set final. Bubble Bobble já também foi homenageado no Esporte Espetacular. Sega Rally “Ignition” já teve tema usado numa reportagem do Fantástico, assim como “Green Hill Zone” e “Halo Theme”. Também ouvi a música tema de Heavy Rain num programa da Globo News. E no meio do ano passado, no Panico da TV, tocaram uma música de Super Metroid. Pena que não lembro qual era…

    Mas sério, tem galera que é antenada nessas emissoras, porém quem ouve nos bastidores nem se dá conta que aquilo veio de um “joguinho”, hehehe

  3. 4 Vinicius 08/01/2011 às 6:51 pm

    Ah, lembrei. A música de Metriod é a “Norfair Ancient Ruins Area” com arranjo de Metroid Prime.

  4. 5 Jejé 09/01/2011 às 10:15 am

    Eu NUUUNCA reconheceria ahuahauhauhauahua, primeiro por que eu sou meio lesada com essas coisas, e escuto mal ainda por cima! HAHAHAHA!
    Mas sempre vejo amigos comentando que escutam músicas de games ou animes em programas de TV… Como eu não assisto TV, então minha situação só piora, haha! Enfim!

  5. 6 Alexei Barros 09/01/2011 às 11:41 am

    @ Vinicius

    Ô louco, como diria certo apresentador…

    Não sabia que a Globo usava game music com tanta frequência. Muito porque mal tenho assistido a emissora. Valeu pelo compilado.

    Agora se me permite, eu escreveria “Casseta e Planeta” e até, pasmem, o “Mais Você”. =P

    Se bem que se a Ana Maria Braga é gamer

    @ Jejé

    Que isso! Foi por acaso a descoberta. Na maioria das vezes sou uma negação nesses desafios de game music.

    • 7 Vinicius 09/01/2011 às 12:31 pm

      Por saber que ela é gamer que coloquei em evidencia o Casseta e Planeta, hehehe. Ainda mais porque todo ano tem algo referente a games no programa dela. Até torneio de Guitar Hero teve…

      Tipo, acho que maioria dos brazukas que gostam de Game Music estão meio que nivelados em conhecimento. Digo isso pois não chegaremos àq

      • 8 Vinicius 09/01/2011 às 12:33 pm

        …àquele extremo do japona do outro post seu sobre um programa de game music que sabia o game com míseros 2 seg (ou menos Oo’) de música. Aquilo alí sim é não ter vida social…


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: