“Heroes of Might and Magic Medley” – HoMaM II: The Price Of Loyalty, II: The Succession Wars, IV, V e VI (VGL 2010 em Paris)

Por Alexei Barros

Se normalmente os posts sobre o Video Games Live não costumam ser favoráveis, no final de ano então eu costumo soltar os cachorros ao acumular em um desabafo algumas informações que vem à tona e não valiam posts separados, como foi o caso de 2009. Neste ano de menos apresentações (25, contando duas que estão para acontecer) que as loucuras de 2008 (47 shows) e 2009 (56 shows), a saída de Jack Wall e a entrada de Wataru Hokoyama na regência, o lançamento da trinca DVD, Blu-ray do CD Video Games Live Level 2, meu único senão, afora aquilo que você já sabe, é o silencioso cancelamento de uma visita que aconteceria em São Petersburgo na Rússia. Tirando isso, aproveite esse momento raro: um elogio meu ao VGL.

No dia 17 de dezembro aconteceu o quarto espetáculo (dois em 2008, um em 2009 e agora) em Paris, a capital francesa (o Seu Madruga diria que França é a capital de Paris, mas tudo bem) que costuma guardar boas novidades da turnê. Nesta mensagem no fórum do VGL, Tommy Tallarico afirmou que o famigerado segmento de Earthworm Jim estrearia. Pelo que vasculhei no YouTube não chegou a acontecer. Em vez disso, o debute de um medley de Heroes of Might and Magic, longeva saga de estratégia por turnos. Logo pensaria anos atrás: uma série que conheço de nome e olhe lá poderia muito bem dar lugar a algum jogo japonês de maior fama. Acontece que o arranjo não é bom… é sublime!

Contrariando a máxima das trilhas de ambiência ocidentais, as músicas de Heroes of Might and Magic são melódicas e encantadoras, com forte influência do período barroco. Foram os próprios compositores Rob King e Paul Romero os autores do arranjo, criando uma cadência coerente com cinco seleções da série que ignora Heroes of Might and Magic: A Strategic Quest e Heroes of Might and Magic III e adianta Might and Magic: Heroes VI, a ser lançado em 2011. Em uma dessas raras ocasiões, a notícia do VGL sobre a novidade até detalhou quais faixas fazem parte do segmento. Para falar resumidamente, a “Knight Town” (0:14) abre a miscelânea de maneira afável quando a “Sorceress Town” (0:44) enleva até a aparição da “Academy Town Theme” (2:00).  Pouco depois, a “Credits Theme” (2:28) confere grandiosidade até a imponente “Haven Theme” (3:19), em que a peça atinge o cume. Enxuto, direto e impoluto o segmento.

Veja, ouça e comprove:

– “Heroes of Might and Magic Medley”
“Knight Town” (Heroes of Might and Magic II: The Price Of Loyalty) ~ “Sorceress Town” (Heroes of Might and Magic II: The Succession Wars) ~  “Academy Town Theme” (Heroes of Might and Magic IV) ~ “Credits Theme” (Heroes of Might and Magic V) ~ “Haven Theme” (Might and Magic: Heroes VI)

8 Responses to ““Heroes of Might and Magic Medley” – HoMaM II: The Price Of Loyalty, II: The Succession Wars, IV, V e VI (VGL 2010 em Paris)”


  1. 1 Gustavo 27/12/2010 às 4:04 pm

    Só conheço HoMaM 2, que jogava muito um demo que tinha vindo numa revista, mas lembro que as músicas eram legais sim. Aliás, tem um outro jogo nesse estilo, Age of Wonders, que também tem umas músicas bem bonitas.

    Só achei estranho fazer um medley de uma série tão longa com apenas 4 minutos :P

    • 2 Alexei Barros 27/12/2010 às 5:03 pm

      Eu não manjo nada de jogos de estratégia, mas tenho notado ultimamente como vários títulos tem trilhas fantásticas. Ainda procurarei o Age of Wonders.

      Sobre o tempo do medley, apesar de achar que ficou redondinho, poderia ser maior mesmo, levando em consideração que o Advent Rising e o Myst têm seis minutos de duração cada.

  2. 3 Vinicius 27/12/2010 às 9:45 pm

    Retrospectiva rápida:
    Dilma sendo eleita a 1ª mulher presidente do Brasil, Fluminense Campeão Brasileiro, Brasil Game Show sendo um evento gamer de proporsões enormes no Brasil… e eis que surge essa notícia. Aliás, esse comentário:
    “… Acontece que o arranjo não é bom… é sublime!”

    Queria ser agente da polícia federal pra saber se a conta bancária do Alexei ficou maior XD Milagre de Deus! \o/

    Na boa, será que foi o próprio Wataru Hokoyama quem fez o arranjo? É muito notável a qualidade do medley, e eolha que o único Might of Magic que joguei foi nos primórdios do DOS/PC 486 e para Mega Drive.

  3. 4 Vinicius 27/12/2010 às 9:51 pm

    Edit: na pressa acabei não percebendo que vc havia dito que foram os próprios compositores do game qque fizeram o meldey. foi mals ><

  4. 6 Vinicius 27/12/2010 às 10:08 pm

    Cara, vc não entendeu. Vc disse SUBLIME em um post sobre o VGL. É quase como um 10/10 na Famitsu. Isso é algo que marca o Hadouken no ano de 2010, hehehe XD

    Popular o game foi. Digo com propriedade pois na époda do DOS/PC 486 RPGs de estratégia era febre, ainda mais que também erqa febre lá nos anos 90 o RPG de tabuleiro GURPS, que se assemelha muito com o game, pelo menos o estilo de jogo. Aqui a coisa desandou para a série com o avanço da Blizard com seu Warcraft, que foi o divisor de águas da geração PC 486.

    Agora fiquei na espectativa sobre a apresentação de Earthworm Jim, já que o próprio Tommy Tallarico é o compositor. Se seguir o exemplo de Jack Wall em MYst e dele próprio em Advent Rising, pode ser coisa boa. E será que ele vai tocar banjo?XD

    • 7 Alexei Barros 28/12/2010 às 9:39 am

      Se bem que ultimamente os 40/40 da Famitsu andam meio banalizados.

      Interessante os comentários sobre a era 486… eu peguei essa época, mas sempre pendi mais para o lado dos FPSs, não procurava muitos pelos jogos de estratégia.

      Espero que o segmento de Earthworm Jim atenda às expectativas. Há anos estão prometendo…

      Hmmm, não sei o quanto muda para um cara acostumado com guitarra e violão tocar banjo…


  1. 1 Video Games Live: World of Warcraft: Cataclysm, Resident Evil 5 e Red Dead Redemption « Hadouken Trackback em 01/06/2011 às 3:19 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: