Canção “Baba Yetu” é indicada ao Grammy


Por Alexei Barros

Pela primeira vez na história uma música composta especialmente para um jogo foi nomeada ao Grammy. “Baba Yetu”, o tema do menu de Civilization IV, lançado em 2005 para PC, concorre à categoria “Melhor arranjo instrumental com vocal de apoio” na 53ª edição do afamado prêmio internacional da indústria fonográfica. A cerimônia de revelação acontecerá dia 13 de fevereiro de 2011.

Por que só agora se o jogo é de 2005? A indicação se deu pela inclusão da canção no álbum solo do compositor Christopher Tin, Calling All Dawns, que, por sinal, foi sugerido para a categoria “Melhor álbum de música clássica crossover” (crossover é o termo usado para designar as aparições de um disco em duas ou mais paradas musicais de diferentes gêneros; no caso, música erudita – que seria o correto e não clássica, pois se refere somente às composições do período clássico – e world music).

O disco, que saiu dia 1º de outubro de 2009, chamou atenção por ser cantado em 12 idiomas diferentes, incluindo o português (de Portugal), na “Se É Pra Vir Que Venha”. Somando os processos de composição, arranjo e gravação (no Abbey Road Studios), levou quase quatro anos para ser concluído, e envolveu cerca de 200 músicos.

Estima-se que a “Baba Yetu”, cuja letra é a tradução para o suaíli da Oração do Pai Nosso, foi tocada perto de 1000 vezes em diversos locais do mundo. A quem o compositor atribui tal popularidade? “O fato de que essa música tem vida fora do jogo é devido quase que inteiramente ao Video Games Live”, afirma. “Eles foram os primeiros a trazer essa música a palcos de todo o mundo e lugares que nunca sonhei ser possível”. Parte do repertório do VGL desde 2006, quando estreou no Hollywood Bowl, a canção foi inclusa em um medley com a “Opening Movie Music” no CD Video Games Live: Volume One e no CD, DVD e Blu-ray Video Games Live: Level 2.

Poderia parar por aqui para evitar de dar a tradicional cutucada no VGL e deixar de falar que o release informa erroneamente que a “Baba Yetu” é o tema de abertura do jogo (é o tema do menu, na verdade), e que o Tommy Tallarico diz que este momento histórico vai continuar a construir a ponte entre a música de vapor principal (sic) e game music – está escrito “mainsteam” e não “mainstream” no release. É, tarde demais.

Dessas quase milhares de performances, espetacular mesmo é a “Baba Yetu” do Games in Concert 3, sem a percussão africana de mentira, e com a implementação de bateria, baixo elétrico e metais.

Grato ao Lucas Patrício por comunicar o release.

[via VGL, Christopher Tin]

6 Responses to “Canção “Baba Yetu” é indicada ao Grammy”


  1. 1 Rafael '00Agent' Fernandes 07/12/2010 às 7:59 am

    Haha, como sempre rolou o veneninho básico a essa turma do barulho do VGL!

    Sinceramente, não vejo graça nessa música. Até me surpreendi com a notícia, porque não consigo encontrar uma razão para ela ter se tornado tão… quente (entendeu? vapor, quente…)

    • 2 Alexei Barros 07/12/2010 às 11:03 am

      Hehe, isso que estou me segurando para não fazer um outro post sobre o DVD, porque não é tão fantástico como dizem. Além de tornar explícito que alguns instrumentos são playback, a orquestra nem é tão grande assim (40 pessoas) para um show que deveria ser o mais caprichado da turnê. Fora que o concerto do Monster Hunter tem um corte de imagens muito mais preciso.

      Vixe, já falei quase tudo…

      Eu gosto da música, mas entendo totalmente quando alguém fala que não vê graça. Acho que a razão para ter se tornado tão… quente (=P) é que a canção é totalmente diferente do que se encontra na game music em geral. Em um concerto, cai bem para mostrar a variedade de estilos que se pode ouvir nos videogames. Mas é curioso que a primeira indicação de game music ao Grammy tenha acontecido justamente com uma faixa diferente de tudo. Ou seja, quem gostar dela não vai encontrar composições similares nos jogos.

  2. 3 Wesley Pires 08/12/2010 às 11:58 am

    Hah, eu estou realmente surpreso com a indicação, e eu gosto bastante dela, a ponto de no ato de ver o titulo da matéria, começar a cantarolar a letra.
    Mas concordo com o Alexei, pois se o pessoal curtiu esta musica e vai procurar segmento similar, será um tirpo no pé e tanto, pois ela é algo muito diferente do que estamos acostumados a ver.


  1. 1 Tweets that mention Canção “Baba Yetu” é indicada ao Grammy « Hadouken -- Topsy.com Trackback em 07/12/2010 às 1:38 am
  2. 2 Failcast #04 – Koji Kondo e outros « Epic Failure Blog Trackback em 08/12/2010 às 9:58 pm
  3. 3 Failcast #04 – Koji Kondo e outros | Epic Failure Blog Trackback em 24/01/2011 às 8:36 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: