“Clash on the Big Bridge” – Final Fantasy V (Distant Worlds 2010 em Toronto)

Por Alexei Barros

O DVD Distant Worlds music from Final Fantasy Returning Home, que registra os dois concertos recém-realizados da turnê em Tóquio, vai sair dia 19 de janeiro de 2011 com diversos segmentos novos como comentado no post correspondente. Para nosso deleite, tiveram a bondade de executar alguns destes números no último espetáculo do Distant Worlds em 2010, realizado no dia 27 de novembro no Sony Centre for the Performing Arts em Toronto, Canadá, com performance da Kitchener-Waterloo Symphony. Dá para ter uma ideia do que vem por aí, mesmo que a qualidade de som da gravação amadora não seja das mais exemplares.

Minha primeira escolha é, como não poderia ser diferente, a “Clash on the Big Bridge” que tinha feito parte da “Fantasy IV: Final Fantasy” do Symphonic Fantasies no arranjo preparado pelo Jonne Valtonen. Mesmo sabendo que o arranjador do segmento próprio do tema para o Distant Worlds é o Arnie Roth, fico com a forte sensação de que esta versão foi inspirada na releitura do Valtonen. Especialmente pela introdução nas cordas com o auxílio ocasional do coral. Mas notei que o tempo está um pouco mais rápido, o que é positivo para tentar acompanhar uma faixa sintetizada que corre a 300 quilômetros por hora. As intervenções dos metais caíram muito bem também. No mais, um arranjo muito competente, enxuto e substancial em quase três minutos e meio. Poderiam ter feito isso bem antes… e viva o  Final Fantasy V!

4 Responses to ““Clash on the Big Bridge” – Final Fantasy V (Distant Worlds 2010 em Toronto)”


  1. 2 Wesley Pires 29/11/2010 às 12:14 pm

    Olha, estava sentindo uma falta incrivel dessa musica, afinal ela (assim como Gilgamesh) virou algo icônico na série, e que deveria ser relembrada. E viva FFV tambem!!!

    PS: Senhor mestre Alexei, existe algum arranjo da musica “ahead on your way” do FFV?

  2. 3 Alexei Barros 29/11/2010 às 10:46 pm

    @ fezones

    Hahaha! É que eu jamais poderia me conter diante de um acontecimento inesperado como esse, pelo fato de o FFV ser um dos episódios menos comentados pelos fãs.

    @ Wesley

    “Senhor mestre” é nova, hein? :P

    A “Ahead On Our Way” foi arranjada sim. Duas vezes, aliás.

    O primeiro está no segmento “Opening Theme” do concerto Orchestral Game Concert 2 (1992), em que é possível ouvi-la a partir de 2:59, depois da “A Presentiment”. Como curiosidade, vale mencionar que o arranjo é do próprio Uematsu, o que, se não me engano, nunca mais se repetiu em versões orquestradas.

    A outra é a “Main Theme of Final Fantasy V”, arranjada pelo Shiro Hamaguchi para o Tour de Japon (2004), e se ouve a melodia quando o contador marcar por volta de 2:00. Felizmente há uma gravação em vídeo da performance como você pode ver abaixo. Gostei mais desta do que da anterior por captar melhor a animação da original.


  1. 1 Tweets that mention “Clash on the Big Bridge” – Final Fantasy V (Distant Worlds 2010 em Toronto) « Hadouken -- Topsy.com Trackback em 28/11/2010 às 11:25 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: