A verdade sobre as trilhas de Mega Man e Mega Man 2

Por Alexei Barros

Outro mistério de composição elucidado pelo SEMO, prestando mais um grande serviço para a história da game music. Com ajuda de Ippo Yamada e Akari Kaida, o site entrevistou Takashi Tateishi, Manami Matsumae e Yoshihiro Sakaguchi, os principais responsáveis pelas músicas do Mega Man e Mega Man 2 serem veneradas até hoje.

Antes de chegar à revelação, situarei o que se sabia então. Os créditos do Mega Man listavam os nomes Chancacorin Manami e Yuukichan’s Papa no setor Sound Programmer, uma descrição genérica que não implica necessariamente na composição. Nos créditos do Mega Man 2, também no Sound Programmer, constavam os nomes Ogeretsu Kun, Manami Ietel e novamente Yuukichan’s Papa.

Era de conhecimento que tanto Chancacorin Manami como Manami Ietel são pseudônimos da compositora Manami Matsumae, ao passo que Yuukichan’s Papa mascarava a identidade de Yoshihiro Sakaguchi. Tempos depois foi oficializado que Ogeretsu Kun na verdade era o apelido de Takashi Tateishi. Certo. O álbum Capcom Music Generation Famicom Music Complete Works Rockman 1~6 foi lançado em 2002, mas o encarte não trazia a autoria das faixas.

Na entrevista foi revelado que Yoshihiro Sakaguchi foi o programador de ambas as trilhas. Manami Matsumae compôs as músicas e criou os efeitos de som de Mega Man. E quem saiu ganhando nessa história toda é Takashi Tateishi, que fez todas as faixas de Mega Man 2, além dos efeitos de som, sendo alguns deles aproveitados do primeiro. Por causa do Chiptuned Rockman se sabia que a “Bubbleman Stage” e a “Woodman Stage” eram dele. A novidade é que ele também concebeu todos aqueles temas nostalgicamente melódicos do MM2, como “Crashman Stage” e “Dr. Wily Stage 1”.

Mas não acabou ainda. Eles trocavam composições, mesmo que não fossem escalados para determinados projetos. Nessa brincadeira, Matsumae criou a melodia que se escuta por volta de 0:18 a 0:26 na “Airman Stage”, enquanto Tateishi assinou uma música para o arcade Area 88, cuja trilha estava sob os cuidados da compositora.

Mais um caso resolvido. Agora é torcer para que um dia o mesmo aconteça com Mega Man x, que tem cinco nomes listados nos créditos.

[via SEMO]

8 Responses to “A verdade sobre as trilhas de Mega Man e Mega Man 2”


  1. 1 Rafael '00Agent' Fernandes 25/11/2010 às 5:39 am

    Não parei para jogar de forma decente nenhum jogo da série Megaman, mas acho sensacional esses momentos “a verdade vem à tona” nos jogos mais antigos, que não se preocupavam em creditar os compositores de forma decente, hehe

    • 2 Alexei Barros 25/11/2010 às 9:40 am

      Já que você mencionou, cabe eu revelar que da série clássica só joguei um bocado mais do Mega Man 3, alugado na época, e depois o MM7 de SNES e um pouco do MM8 de PlayStation… de resto, só uma zapeadas…

      Sou totalmente fascinado pelas revelações de pseudônimos e autoria das composições, uma pena que a maioria das pessoas não se interesse em saber esse tipo de informação.

      Ah! Esqueci de comentar que o SEMO vai publicar entrevistas com cada um dos três para falar o que eles fizeram depois de Mega Man, e a da Manami Matsumae já foi publicada. Finalmente a confirmação oficial de que ela é esposa do Kimitaka Matsumae.

      • 3 Rafael '00Agent' Fernandes 25/11/2010 às 10:44 am

        Mas essa é uma revelação surpreendente, digna de novela das 8! Engraçado saber que o cara é casado… O jeito meio “reservado” dele me dava a entender que ele preferia passar a maior parte do tempo ao lado de seus sintetizadores do que de meninas ;D

        E parece que o departamento de música da Capcom era cheio de mulheres, o que acho muito legal. Além da Shimomura, a Tamayo Kawamoto (a “rainha da Zuntata”) também trabalhou lá por um tempinho.

        Aliás, desculpa mudar de assunto, não sei se você pode me confirmar isso, mas a formação da Alph Lyla no GMF em 93 era só de mulheres, não é?

        • 4 Alexei Barros 25/11/2010 às 11:28 am

          Exato! Nessa época ainda tinha a Mari Yamaguchi, compositora do Mega Man 5, e mais adiante dá para mencionar a Yuko Takehara, que participou da trilha do Mega Man X.

          Certa vez estava tentando garimpar informações da Alph Lyla, e parece que no começo era mesmo uma girl band, mas não tenho nenhuma ideia se isso valeu para o GMF 93, como aquele Game Music Festival Live, Summer ’93 não possui os créditos dos integrantes das bandas. Acho pouco provável, como no GMF 92 já tinha uns caras, a exemplo do Yasuaki Fujita, o compositor do Mega Man 3, como mostra aquela foto.

  2. 5 mcs 26/11/2010 às 11:19 pm

    Muito bom!

    É primordial que estes segredos venham à tona enquanto podem ser revelados, enquanto as pessoas ainda podem contar a verdade.

    De todos os Mega Man (NES ou não), a trilha que mais gosto é a do 3.

    • 6 Alexei Barros 27/11/2010 às 12:38 am

      Você tocou em um ponto interessante, mcs, porque muitos casos envolvem compositores que até hoje são de identidade desconhecida.

      Nem vou abarcar as trilhas da vertente X, mas para falar somente das clássicas a do MM2 ainda considero a melhor, apesar de ter jogado somente o MM3 na época como disse acima. Contudo, a “Title” do MM3 é uma das minha favoritas de todos os jogos da série. A “Snakeman Stage” não fica longe.

      Felizmente, nunca foi mistério a autoria da composição do MM3, pois nos créditos estava listado somente o nome do Yasuaki Fujita sob o indecoroso pseudônimo Bun Bun.

      • 7 mcs 27/11/2010 às 2:19 pm

        Além dessas que você citou, gosto muito das Magnetman Stage, a música dos chefes, a do final do game e, principalmente, as Dr. Willy Stage 2 e 3.

        Me lembro desse estranho pseudônimo. :D


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: