Gran Turismo 5: dois álbuns e o vídeo de abertura com a “Moon Over The Castle GT5 Version”

Por Alexei Barros

Finalmente! Dia 24 de novembro termina a espera por Gran Turismo 5, o jogo que havia virado motivo de piada por muitos por conta dos atrasos. Devido à minha inabilidade gamística-automotiva, não nego que durante esse tempo todo estava mais ansioso pela trilha sonora do que pelas corridas virtuais engedradas minuciosamente por Kazunori Yamauchi e equipe.

Semana passada foi anunciada a Gran Turismo 5 Original Soundtrack, álbum com dois CDs de 18 faixas cada com lançamento agendado para dia 22 de dezembro. Mesmo sem os créditos e a capa – como costumo aguardar antes de redigir o post –, fui obrigado a antecipá-lo com a revelação do vídeo da abertura japonesa.

Começa com a “Piano Sonata No 6 in A major, Op 82″ de Sergei Prokofiev em performance do pianista chinês Lang Lang. A partir de 3:27 eis que surge a “Moon Over The Castle GT5 Version”, a atualização arrebatadora do tema assinado por Masahiro Andoh especialmente para a série, a pedido do próprio Kazunori Yamauchi. Nas outras versões, se ouve a “Planetary (Go!)” do My Chemical Romance. Preciso dizer qual é a minha preferida? As imagens e a edição são fenomenais e, como o Fabão atentou, há certa influência do filme Koyaanisqatsi.

A exemplo da “Moon Over The Castle ~Orchestral Version~” do Gran Turismo 4, foi realizada a inusitada mistura de uma obra erudita com um fusion rock, e é curioso perceber como deu certo mais uma vez. Como nos temas anteriores, nota-se também como a porção rock é muito maior do que se costuma encontrar na maioria das músicas do T-Square, a banda liderada por Masahiro Andoh. Novamente com um timbre de guitarra poderoso, não há diferença drástica em relação às músicas passadas.

Para completar, além da trilha original, será lançada no mesmo dia, em um total de 13 faixas eruditas, a coletânea Gran Turismo 5 Original Game Soundtrack piano performed by Lang Lang, com título autoexplicativo.

Grato pelas mil e uma dicas do Fabão via Twitter.

8 Responses to “Gran Turismo 5: dois álbuns e o vídeo de abertura com a “Moon Over The Castle GT5 Version””


  1. 1 fezones 23/11/2010 às 3:39 pm

    QUE. FODA. PORA!

    Dia atrás assisti a intro da versão americana de GT5. Achei bem fraquinha. Acabei de assistir essa e caras, sério, me arrepiei.

    • 2 Alexei Barros 23/11/2010 às 4:22 pm

      “Me arrepiei” (2)

      Uma pena que a própria Sony não valoriza a música fora do Japão. Gostaria de entender o que ela tem de errado para os ocidentais não gostarem ou o que as licenciadas possuem de extraordinário para a subsituição.

  2. 3 Rafael '00Agent' Fernandes 23/11/2010 às 4:38 pm

    Isso nem considero uma intro. Tá mais para um curta metragem de animação! E espetacular!

    Apesar de pouca diferença no arranjo da parte comandada pelo Masahiro Andoh, ainda prefiro a versão do GT4 pela abertura orquestrada presente nele. Ainda assim, essa versão é sensacional.

    • 4 Alexei Barros 23/11/2010 às 9:30 pm

      Absolutamente! Só me lembro de ter visto uma coisa desse nível no Metal Gear Solid 4, impressionante mesmo.

      Não arriscaria dizer qual a minha preferida, porque basicamente gosto de todas as versões oficiais, tirando uma ou outra daqueles álbuns com arranjos do Gran Turismo. Mas a versão do GT4 tem o meu apreço, porque a introdução operística combinou com a música que vem na sequência. Foi também graças à abertura erudita que alguns concertos de games tentaram tocar a música e outros executaram de maneira magistral.

  3. 5 Junior 28/11/2010 às 10:33 pm

    No aguardo.

    Tô em decisão sobre a minha cópia do GT5, se a versão japa tiver as músicas instrumentais como no GT1, GT2 e GT4 japonês, comprarei na Play-Asia.

    Alguém ai confirma se a versão japa contém menos músicas cantadas?

    • 6 Alexei Barros 28/11/2010 às 11:04 pm

      Putz, Junior, não sei de ninguém que esteja jogando a versão japa. Acho que o jeito é esperar alguém ripar a trilha do jogo.

      Mas será que tem opção para outros idiomas na versão japa? Porque jogar o modo carreira sem entender nada é meio complicado…

  4. 7 Junior 29/11/2010 às 11:07 pm

    A versão japa tem contém seleção de linguas para inglês.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: