“Shadow of the Colossus Suite” – Shadow of the Colossus (Score)

Por Alexei Barros

Mais uma das produções do jornalista de games e crítico de cinema Orvar Säfström, a récita Score aconteceu nos dias 11 e 12 de novembro em Gotemburgo e, infelizmente, como em outras oportunidades, o conhecimento de tal espetáculo está longe de transcender as fronteiras da Suécia. Tanto que não vi nenhuma menção sequer nos fóruns que costumo bisbilhotar. Soube por acaso, em decorrência do tema do post anterior. Não tem jeito, a popularidade é inversamente proporcional à qualidade dos concertos de games, com algumas exceções, é claro.

Você poderá comprovar com este post e outros (muitos, diga-se, pois acho que este foi o espetáculo do Säfström mais bem registrado no YouTube). De cara, mostro uma arrojada suíte do Shadow of the Colossus, aquela trilha capaz de arrepiar a espinha até mesmo dos mais insensíveis.

Bem, não é exatamente uma suíte, como são apenas duas faixas executadas com uma pausa no intermédio, sem nenhuma transição (melhor isso do que dilacerar uma música igual certa turnê que eu conheço). Mas  os dois temas de batalha, meu amigo, se não estiver enganado, jamais foram lembrados por outro concerto.

A complexa “In Awe of the Power ~Battle With the Colossus~” impressiona pela plena sincronia dos violinistas da Gothenburg Symphony Orchestra sob a regência do maestro Charles Hazlewood. Quem também mostra semelhante excelência é a Gothenburg Symphony Chorus na “Demise of the Ritual ~Battle With the Colossus~”, que se ouve no combate do último colosso e em parte do encerramento, e exprime uma mistura de decadência e heroísmo do protagonista Wander. Por sinal, fantasticamente apresentada. Mesmo com a câmera a quilômetros de distância, é possível testificar a qualidade suprema porque o áudio está muito bom para uma gravação amadora.

“Shadow of the Colossus Suite”
“In Awe of the Power ~Battle With the Colossus~” ~ “Demise of the Ritual ~Battle With the Colossus~”

8 Responses to ““Shadow of the Colossus Suite” – Shadow of the Colossus (Score)”


  1. 1 Radical Dreamer 16/11/2010 às 8:05 pm

    Caramba, que apresentação impressionante! Não só pela lealdade aos temas originais mas também pela qualidade da performance. E pensar que veio de um concerto que passa despercebido assim. E a seleção de músicas deles, presente no site, é excelente e bem variada. Que pena que esses concertos não têm mais divulgação; são para mim a representação mais fiel da qualidade de game music.

    É bem impressionante o número de concertos de qualidade de game music que são produzidos e/ou realizados na Europa. Fora os mencionados no artigo da LEVEL tem todos os outros que foram produzidos por Thomas Boecker e ainda o Games in Concert na Holanda. Se antes tinha inveja dos japoneses, agora tô passando a ter do pessoal das regiões suecas e alemãs XD

  2. 2 Leandro 16/11/2010 às 8:26 pm

    Ficou muito bom mesmo, mas gostaria de ouvir mais músicas do Shadow of the Colossus que não são de batalhas, como as Prohibited Art, Resurrection, The Farthest Land, Swift Horse e a The Sunlit Earth.

  3. 3 Alexei Barros 16/11/2010 às 9:14 pm

    @ Radical Dreamer

    Também fiquei inconformado com a falta de divulgação de um concerto desse nível de qualidade mesmo. Concordo totalmente sobre o set list. Não é qualquer dia que aparece Wizardry e Suikoden em um espetáculo ocidental.

    É, dá vontade de passar uma temporada na Europa vagando por esses países, porque depois do Japão são os locais onde mais acontecem concertos de games.

    @ Leandro

    Não sei se você chegou a conferir, mas no A Night in Fantasia 2009 teve uma suíte de dez minutos intitulada simplesmente “Shadow of the Colossus”, com três das cinco faixas que você gostaria de ouvir: “The Farthest Land”, “The Sunlith Earth” e a “Swift Horse”. Porém, como eu, acredito que você torcerá o nariz quando o vocal insólito tomar parte da performance.

    E faço coro pela vontade que toquem a “Prohibited Art” e a “Resurrection”, e ainda acrescentaria a maravilhosa “The End of the Battle”.

  4. 4 Glauber 17/11/2010 às 1:49 pm

    Demise of the ritual sempre me deu calafrios, ao vivo então acho que desmontaria. Muito bom mesmo!

    Alguém sabe de uma versão decente da “A Despair-filled”?

  5. 5 Glauber 17/11/2010 às 1:50 pm

    Ops, “A Despair-filled Farewell”.

  6. 6 Wesley Pires 17/11/2010 às 3:02 pm

    Putz que o pariu, mil perdões pelas palavras de baixo calão. Mas e uma das poucas maneiras de resumir o que eu acebei de ver. Que qualidade é essa?
    “Demise of the Ritual” é uma das minhas musicas favoritas de longe, tanto por ser bela, quanto por [SPOILER] ser a musica prologo do ultimo Collossus, que me marcou demais.

    P/S: Agradecido pelo adendo à minha matéria no Violão de 8 Bits =3

  7. 7 Alexei Barros 17/11/2010 às 4:34 pm

    @ Glauber

    Opa, Glauber! Consultei alguns sites que registram as outras oportunidades em que foi tocado Shadow of the Colossus e, se não estiver esquecendo de nada, a épica “A Despair-filled Farewell ~Battle With the Colossus~” jamais foi executada nos concertos.

    @ Wesley

    Que isso, disponha!

    Qualidade que, infelizmente, poucas pessoas tomam conhecimento. Esses concertos suecos do Orvar Säfström são totalmente undeground.

    Nem tomei cuidado como você, mas na realidade cometi o spoiler no próprio texto do post sobre a música do último colosso… =P


  1. 1 “Shadow of the Colossus Suite” – Shadow of the Colossus (Sagas – Orchestral Fantasy Music) | Hadouken Trackback em 18/11/2016 às 9:26 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: