Distant Worlds no Japão: novidades e recordações direto de casa


Por Alexei Barros

No último final de semana aconteceram os dois concertos em Tóquio do Distant Worlds music from Final Fantasy Returning Home, o primeiro da série no Japão desde o Voices (2006). O montante de novidades dos espetáculos presenciado não só por Nobuo Uematsu como por Masashi Hamauzu (e por cerca de 5000 pessoas para cada dia) foi suficiente para superar as minhas expectativas. Se alguém chegasse para mim há alguns anos e contasse tais notícias seria difícil de acreditar.

Primeiro as estreias. Que não foram poucas. É uma pena que os três primeiros capítulos fiquem confinados em medleys em favor dos episódios recentes, mas pelo menos é reconfortante saber que ainda são lembrados. O novo “Final Fantasy I~III Medley 2010” é uma adaptação do “Final Fantasy I-III Medley” arranjado por Shiro Hamaguchi para o 20020220 e registrado em estúdio no CD do Distant Worlds. Uma mudança simples: entrou a “Final Fantasy” no lugar da “Chocobo!”. Substituição que se explica adiante. A “Swing de Chocobo”, que estreou no More Friends em arranjo do Arnie Roth, recebeu o reforço da “Chocobo Theme” na versão FFXIV.

No segundo ato, diferenciado para cada apresentação, foi um festival de novidades. Se pudesse, escolheria parar ir no sábado, dia 6 de novembro, quando foram tocadas em sequência cinco faixas de Final Fantasy XIII. Gostei das seleções. “Blinded By Light” com aquele solo de violino deve ter ficado espetacular, mesmo que sem a guitarra; “Fang’s Theme”, que estreou em um segmento em conjunto com a “Final Fantasy XIII – The Promise”, apareceu sozinha desta vez; “March of the Dreadnoughts” é puro encanto no piano de Benyamin Nuss; “Fabula Nova Crystallis” é uma interpretação majestosa do tema principal que deve ter ficado melhor ainda com a voz de Frances Maya, talvez à moda da “Serah’s Theme”; e, finalmente, a vanglória de “Saber’s Edge”, novamente com Nuss ao piano. Ainda faltam, entre outras, “Born Anew” (que já estaria na apresentação se fosse do Uematsu), “Nascent Requiem” (parecia feita sob medida para Nuss) e a emocionante “Ending Credits”.

No domingo, 7 de novembro, por sua vez, foram executadas quatro músicas do Final Fantasy XIV. Ambas já conhecidas do Final Fantasy XIV Field Tracks, “Navigator’s Glory – The Theme of Limsa Lominsa” e “Twilight over Thanalan” (esta tocada antes na companhia da “Behind Bloody Borders”) apareceram, assim como “Answers”, cantada pela Susan Calloway, e “Primal Judgment”, que não saberia dizer como são exatamente, pois não estão nos dois discos promocionais. Para compensar a quantidade de faixas do outro dia, foi tocada também a “Those Who Fight” em um solo de piano do Benyamin Nuss.

Até aqui estaria muito bom. Eis que nos bis resolvem me tocar nada mais, nada menos do que “Clash on the Big Bridge”! Quem diria que um dia a música apareceria em um concerto de Final Fantasy, e ainda para fechar a récita. Tinha que ser no Japão. Porque se aquela votação dos temas de batalha acontecesse lá tenho certeza que seria escolhida muito antes da “Dancing Mad” e “J-E-N-O-V-A”, que também estrearam no arquipélago nipônico nestes dois concertos. Evidentemente que parte do impacto causado pela estreia na turnê foi arrefecido pelo arranjo do Jonne Valtonen presente na suíte correspondente da série no Symphonic Fantasies. Mas estou curioso para ver o segmento próprio desta música alucinante que desta vez foi arranjada pelo próprio maestro Arnie Roth.

Entre os segmentos conhecidos, chama a atenção que “One-Winged Angel” tenha abrido o espetáculo. Já que parece ser obrigatória, que não seja sempre no final, mas no começo para variar um pouco. Do restante, vale destacar a participação no violão de Meng-Feng Su em três faixas arroladas no fim do post. Não teve nada do FFIV – “Theme of Love” é a única música do jogo no repertório do Distant Worlds. FFXII não preciso nem dizer que foi tratado mais uma vez como um spin-off.

O melhor de tudo é que os concertos da Kanagawa Philharmonic Orchestra e do Wagner Society Male and Female Choir, sob a regência de Arnie Roth, foram registrados em vídeo, confirmando um rumor do blog Nonsense Zone desvendado pelo Fabão, que alertava no ingresso de que a plateia seria mostrada, visto que há leis que restringem a gravação de pessoas no Japão. Tudo em um único pacote que inclui um DVD e dois CDs intitulado Distant Worlds music from Final Fantasy Returning Home, e sairá por 5600 ienes (hoje daria 116 reais sem taxas) no dia 19 de janeiro de 2011, acredito eu com todo o conteúdo de ambos os dias. Está logo aí. Mal posso esperar para ver performances de Final Fantasy XIII.

Set list, com os links para as originais disponíveis:

Ato I

“One-Winged Angel” (Final Fantasy VII)
“Victory Fanfare” (Final Fantasy)
“Don’t Be Afraid” (Final Fantasy VIII)
– “Final Fantasy I~III Medley 2010”: “The Prelude” ~ “Main Theme” ~ “Matoya’s Cave” (Final Fantasy) ~ “Memory of the Wind ~Legend of the Eternal Wind~” (Final Fantasy III) ~ “Final Fantasy” (Final Fantasy) ~ “Rebel Army Theme” (Final Fantasy II)
“Love Grows” (Final Fantasy VIII) [violão: Meng-Feng Su]
“Ronfaure” (Final Fantasy XI)
“J-E-N-O-V-A” (Final Fantasy VII)
“Dear Friends” (Final Fantasy V) [violão: Meng-Feng Su]
“Vamo’alla flamenco” (Final Fantasy IX) [violão: Meng-Feng Su]
“Aerith’s Theme” (Final Fantasy VII)
– “Chocobo Medley 2010”: “Chocobo Theme” (Final Fantasy XIV) ~ “Swing de Chocobo”

Ato II – 06/11

“Opening ~ Bombing Mission” (Final Fantasy VII)
“At Zanarkand” (Final Fantasy X)
“Dancing Mad” (Final Fantasy VI)
“Blinded By Light” (Final Fantasy XIII)
“Fang’s Theme” (Final Fantasy XIII)
“March of the Dreadnoughts” (Final Fantasy XIII) [piano: Benyamin Nuss]
“Fabula Nova Crystallis” (Final Fantasy XIII) [vocal: Frances Maya]
–  “Saber’s Edge” (Final Fantasy XIII) [piano: Benyamin Nuss]
“The Man with the Machine Gun” (Final Fantasy VIII)
“Terra’s Theme” (Final Fantasy VI)

Ato II – 07/11

“Opening ~ Bombing Mission” (Final Fantasy VII)
“At Zanarkand” (Final Fantasy X)
“Those Who Fight” (Final Fantasy VII) [solo de piano: Benyamin Nuss]
“Dancing Mad” (Final Fantasy VI)
“Navigator’s Glory – The Theme of Limsa Lominsa” (Final Fantasy XIV)
“Twilight over Thanalan” (Final Fantasy XIV)
– “Answers” (Final Fantasy XIV) [vocal: Susan Calloway]
– “Primal Judgment” (Final Fantasy XIV)
“The Man with the Machine Gun” (Final Fantasy VIII)
“Terra’s Theme” (Final Fantasy VI)

Bis
“Clash on the Big Bridge” (Final Fantasy V)

[via Dengeki, 4Gamer.net, Famitsu, cobol1982.blog51.fc2.com]

9 Responses to “Distant Worlds no Japão: novidades e recordações direto de casa”


  1. 1 Gustavo 11/11/2010 às 8:24 am

    Qual o problema desse povo com FF12? Pra mim é o melhor FF de longe, eu que já não tenho saco para jogar Final Fantasy adorei o jogo. Além do mais, gosto das trilhas de Hitoshi Sakimoto. Aliás, pq nunca tocam nada de Final Fantasy Tactics também? Acho uma trilha excepcional.

    Será que eles têm ódio do Sakimoto? :P

    • 2 Alexei Barros 11/11/2010 às 12:48 pm

      Não tenho nenhuma informação precisa a respeito. Minha suspeita é que o espectador em geral do Distant Worlds quer ouvir mesmo é Nobuo Uematsu, que é o mais popular no âmbito mainstream. Não sei se o estilo mais sombrio do Sakimoto no FFXII não é de agrado para quem está acostumado com o Uematsu. Já fiquei imensamente feliz e surpreso de terem incluído FFXIII.

      Podiam compensar isso tudo fazendo um concerto só do Ivalice Alliance…

  2. 3 Marcelo 11/11/2010 às 3:04 pm

    Alexei, vazou parte da OST de Donkey Kong Country Returns! =D Aguardo sua análise, já que esse vai ser o desafio mais brutal que o game terá em comparação com a trilogia original. Ouvi dizer que tem remix de Aquatic Ambiance na OST.

    Obs: desculpa falar isso aqui, mas não tenho outros meios para te avisar.

    Aguardo sua análise!

    • 4 Alexei Barros 11/11/2010 às 3:14 pm

      Que isso, Marcelo, se todos os off-topics fossem como esse.^^

      Estou conferindo agora no YouTube, e imagino que foi lá que você viu…
      Não curto muito fazer posts de trilhas que não saem em álbuns por conta da confusão dos nomes dos rips, mas com o YouTube fica mais fácil porque não preciso subir no Goear.

      Valeu pelo toque!


  1. 1 “Clash on the Big Bridge” – Final Fantasy V (Distant Worlds 2010 em Toronto) « Hadouken Trackback em 28/11/2010 às 10:42 pm
  2. 2 “Chocobo Medley 2010″ – Final Fantasy XIV e Final Fantasy II (Distant Worlds 2010 em Toronto) « Hadouken Trackback em 03/12/2010 às 11:38 pm
  3. 3 Distant Worls: music from Final Fantasy Returning Home: casa renovada para os próximos anos « Hadouken Trackback em 21/05/2011 às 2:51 am
  4. 4 “Dark World” – Final Fantasy VI (Distant Worlds 2011 em Chicago) « Hadouken Trackback em 28/06/2011 às 11:02 pm
  5. 5 Symphonic Fantasies no Japão « Hadouken Trackback em 16/09/2011 às 4:36 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: