Artwork do dia: Top 30 Personagens que definiram a década


Por Alexei Barros

Os videogames provaram o quanto é difícil criar personagens que sobrevivam no decorrer dos anos, pois são poucos os verdadeiros ícones, aqueles que até mesmo quem mal joga reconhece. Pac-Man, Mario, Sonic, Lara Croft, Duke Nukem etc. Desde a era de ouro de mascotes até hoje dá para elencar uma penca de criações que pereceu em contrapartida.

Nesta década que se finda, entretanto, nota-se uma crescente de criatividade no que tange aos personagens, e não somente protagonistas. Para celebrar tal período fértil de figuras carismáticas, a ilustre revista GameInformer convidou o artista Sam Spratt para desenhar uma arte que vem em uma capa-pôster com os 30 personagens de jogos que definiram a década de 2000, em um total de três partes que podem ser visualizadas individualmente ou em conjunto. Um artigo de 28 páginas relembra os momentos marcantes de cada um, bem como a justificativa para a seleção. Clique na imagem acima para vê-la completa.

Os mais instantaneamente reconhecíveis são, sem sombra de dúvidas, Master Chief, exalando carisma por trás da armadura esmeraldina, e Kratos bufando de raiva. Fui invadido de satisfação ao perceber as referências do Professor Layton e do Phoenix Wright, ainda que emoldurados, não por menos, dado o hype do crossover já cristalizado no cabeçalho. Vale destacar ainda Wander do Shadow of the Colossus, Alyx Vance do Half-Life 2, Razputin Aquato do Psychonauts, GLaDOS do Portal, The Boss do Metal Gear Solid 3: Snake Eater, Tim do Braid, Jimmy Hopkins do Bully, Tommy Vercetti do GTA: Vice City, Niko Bellic de GTA IV, entre outros. Longe de terminar o Lost Odyssey, mas será que o Kaim merecia estar lá? E que me desculpem os entusiastas do Figueras Fantasy X. O que o Auron tinha que aparecer? Não colocaria nem entre os melhores do FFX, o que dirá da década!

Agora olha bem para aquela baranga de verde sentada no canto direito. Mentira que é a Jade do Beyond Good & Evil. Além de feiosa e com cara de enjoo, foi conferido um toque de sensualidade com o decote, toque este que inexistia no traço original, e o que a tornava diferente das típicas protagonistas femininas de games.

Pelas mesmas características, uma que faltou aí é a Faith de Mirror’s Edge, embora pouco tenha jogado. Sam Fisher, do Splinter Cell, merecia nem que fosse um porta-retrato. E eu devo ser o único que acha carismático o Carl Johnson do GTA: San Andreas…

[via Portallos, GameInformer]

10 Responses to “Artwork do dia: Top 30 Personagens que definiram a década”


  1. 1 Radical Dreamer 10/11/2010 às 1:48 pm

    Eu sou o único que achou esse desenho muito feio? O Wander e a Jade estão os piores, muito mal feitos. Mas tem umas referências bem interessantes, como o bolo ao lado de GLaDOS. E ainda acho que estão faltando personagens importantes da última década como Dante, Sora, Raiden, Leon Kennedy, Balthier, Amaterasu e até mesmo os simpáticos Rabbids são mais importantes em termos de influência do que Jimmy Hopkins, por exemplo.

    Alexei, qual desses é o The End? Já olhei e não consigo identificar qual poderia ser XD

    • 2 Alexei Barros 10/11/2010 às 2:38 pm

      The End? A não ser que o velhote esteja camuflado. XD

      O único personagem de MGS que vi foi a The Boss, e ainda assim demorei uma cara para reconhecer.

      A ideia foi legal, nem tanto a execução, seja pelas escolhas (encontrei a relação completa aqui)ou pelo traço.

      Realmente me fugiu os nomes desses que você mencionou, mas descartaria o Leon Kennedy, como ele estreou no RE2, apesar de ter ficado muito mais famoso no RE4. Especialmente o Dante acho que deveria estar aí.

    • 5 Platy 11/11/2010 às 10:55 am

      Tambem achei BEM feinho …. e … esses caras odeiam plataformas da nintendo ein ?

      Ou jogos “não maduros” no geral … vide ammy, viewtiful joe e soras q vc citou

  2. 7 fezones 10/11/2010 às 2:40 pm

    Reconheço apenas a metade.
    Por onde estive durante a ultima década, por onde!? xD

    • 8 Alexei Barros 10/11/2010 às 2:43 pm

      “Por onde estive durante a ultima década, por onde!? xD” (2)

      Teve uma galera aí que nem fazia ideia, do Mass Effect, KOTOR, Dragon Age… sequer cheguei perto de jogar.

  3. 9 Khronny 10/11/2010 às 6:46 pm

    Poxa, ficou muito interessante!!! Apesar de uns personagens ficarem um pouco descaracterizados, vide Jade e, pasmém, a The Boss, mas no geral ficou muito legal.

    Eu tinha acertado 19 personagens e errado 2 (o Wander eu achei que era o Serge do Chrono Cross e o Ethan eu achei que era o Sam Fisher do Splinter Cell uahUHAEUHAEUhuhAUH)

    A escolha no geral foi bem interessante, achei muito legal incluirem o Illusive Man, mas outras como Elena Ficher e o robô do KOTOR foram totalmente dispensáveis!

    Mas no fim eu colocaria um quadro desses na sala da minha casa!! euheauaehuaeheuahaeuheuehueaea

    E Alexei, como assim não jogou Mass Effect??? Nossa esse é uma das minhas séries favoritas, sendo que o ME2, pra mim, é o melhor jogo do ano até agora! Quando eu comecei a jogar o ME2 no começo do ano eu fiz 40 horas de jogo em 6 dias, isso porque eu trabalhei 20 horas durante a semana!!! Não dava pra parar de jogar!!!!

    Só faltou algumas referências de jogos típicos de PC. A maioria daí fez mais sucesso nos consoles. A Kerrigan ia cair muito bem aí, ou o Geralt of Rivia…

    • 10 Alexei Barros 10/11/2010 às 9:17 pm

      Hehe, Khronny, você não foi o único que pensou que o Wander era o Serge pelo que vi nos comentários do Portallos. O que delatou foi a vestimenta do personagem. Quanto ao Ethan, ele está mesmo com todo o jeitão Sam Fisher desses jogos mais recentes em que abandonou o uniforme preto.

      É, mas para caber esse quadro em um recinto acho que deveria ser um corredor, a não ser que você não se importe em vê-lo colocado em duas paredes ou a não ser que esteja subestimenado as dimensões do seu quarto. XD

      Quanto ao Mass Effect, realmente compromete minha falta de experiência com RPGs ocidentais, tanto que nem estava na minha lista de pendências. Mas já noto a besteira que estava cometendo… =S

      É, tá faltando uma galera…


Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

