“Bond Theme” – From Russia With Love (Games in Concert)


Por Alexei Barros

Logo menos, dia 2 de novembro, vão ser lançados dois jogos de James Bond – GoldenEye 007 para Wii e 007: Blood Stone para PC, Xbox 360 e PlayStation 3 (para não esquecer da versão de DS) –, e estou com altas expectativas para ambos. O primeiro por recriar um dos FPSs mais influentes da história e outro porque repete a diretriz do fantástico James Bond 007: Everything or Nothing por apresentar uma história original, o que livra da responsabilidade de seguir uma trama já existente e apressar o projeto para coincidir o lançamento com o advento do filme.

Alimentado pelo hype duplo, recupero mais uma performance oculta do espetáculo holandês Games in Concert, a única vez em que um título da franquia foi lembrado em um concerto de games. De games? À primeira vista, causa estranheza que um jogo baseado em filme apareça em uma apresentação do tipo. Não vejo problema, com a condição de que a música faça por merecer a aparição, e não seja um merchandising deslavado. Além disso, a faixa foi escolhida por um motivo especial. Quem regeu a polivalente e magistral Metropole Orchestra na ocasião foi o compositor Christopher Lennertz, que teve tocados três segmentos de trilhas de sua autoria: Gun, Medal of Honor: European Assault e From Russia With Love.

Há de se ressalvar, no entanto, que a faixa escolhida, “Bond Theme”, nada mais é do que o icônico tema criado pelo compositor cinematográfico Monty Norman para o primeiro filme do personagem, 007 Contra o Satânico Dr. No, com o arranjo, se é que mudou alguma coisa, do Christopher Lennertz para o jogo.

Se há dificuldade para a Metropole Orchestra tocar a “Bond Theme” com tudo o que tem direito? Nenhuma. Todos os instrumentos reproduzem o tema com perfeição, e a guitarra teve a escolha de timbre muito feliz porque é simplesmente idêntico à versão original.

A gravação é da transmissão do rádio, portanto não há o que reclamar da qualidade.

“Bond Theme” (From Russia With Love, Games in Concert)

6 Responses to ““Bond Theme” – From Russia With Love (Games in Concert)”


  1. 1 00_Agent 30/10/2010 às 12:54 am

    Muito legal, não sabia que alguém teve a audácia de tocar o tema do James Bond em um concerto de games – ainda mais devido às questões autorais que o uso desse tema envolve, exigindo uma burocracia horrorosa.

    Apesar de ser um arranjo bem igual ao original, dá pra dizer que é baseado nos que o Lennertz fez para o QoS e FRWL sim, ainda mais que, até o momento, ele que foi o que trouxe mais o lado orquestrado das trilhas sonoras de filmes para os games – o que faz muitos pensarem nele como uma escolha mais apropriada até para compôr a música dos filmes, tomando o lugar que é do David Arnold, que contribuiu com o Bloodstone. Esse arranjo clássico do tema de James Bond é algo que a gente não ouve há um bom tempo.

    Como eu tinha dito antes aqui, pena que ele não pegou as trilhas seguintes – ainda mais que ele é um cara legal, até me mandou as promos dele sem cobrar nada, hehe. Mas vamos ver o que Richard Jacques, David Arnold e etc vão trazer para a franquia.

    Aliás, aproveitando o comentário gigantesco, se quiser conferir um videozinho falando sobre o som do GE de Wii, taí:

    • 2 Alexei Barros 30/10/2010 às 5:50 pm

      Ah, sabia que você, Rafael, como mestre das trilhas dos jogos e dos filmes do James Bond, ia gostar! Rapaz, eu ouvi o que você disse no Bondcast #2 sugerido no Passagem Secreta sobre a proibição do ECAD de usar as músicas da franquia no podcast e fiquei chocado. Sempre me surpreende as restrições de direitos autorais.

      Muito interessante o comentário sobre o Christopher Lennertz, que merecia ser lembrado para criar as trilhas dos filmes, afinal ele já é um compositor cinematográfico como se nota pelo vasto currículo. Mais legal ainda foi você ter recebido as promos! Fantástico!

      Bem bacana o vídeo, uma pena que se focou nos efeitos de som e não mostrou alguma entrevista com o David Arnold ou gravação das músicas mesmo. Falando nele, ficou sabendo que ele só é o autor dos temas cantados do GoldenEye? O restante da trilha será do Kevin Kiner, como informado aqui.

      • 3 Rafael '00Agent' Fernandes 30/10/2010 às 7:12 pm

        Poxa, legal saber que você ouviu o Bondcast! Mas é basicamente isso mesmo… O uso das músicas poderiam colocar a gente em sérios problemas, mas a gente conseguiu a princípio driblar com autorização por escrito dos compositores (como o Lennertz) Mas aí o ECAD resolveu perseguir mesmo então ficou pior ainda! Melhor nem arriscar.

        Quanto ao vídeo, é verdade, poderiam ter mostrado mais das músicas mesmo! Quanto à participação do Arnold na produção, achava que ele iria produzir mais coisas. Engraçado que a música-tema não é original, é a do Goldeneye de 1995, composta pelo Bono Vox e o The Edge. Talvez ele tenha feito algum tema dos créditos finais também. Também pensei no seguinte: Como os créditos do jogo especificam “Original Themes by David Arnold”, talvez tenham usado alguns “motivos” (gostou agora? hehe) de trilhas sonoras dos filmes anteriores, como Tomorrow Never Dies, The World is Not Enough, etc, além dos temas principais. No mais, essa Nicole Scheschefhskjc parece mais uma Tina Turner cantando num aparelho que aumenta o tom da voz, rs. De qualquer forma, vamos aguardar então pelos trompetes estourando nossos tímpanos, porque as trilhas de ambos os jogos prometem!

        • 4 Alexei Barros 30/10/2010 às 8:26 pm

          Inacreditável o ECAD, visto que o uso das músicas no caso só valeria para divulgação, não vejo que mal poderia causar. Ainda mais que você conseguiu a autorização do próprio compositor… que coisa!

          Gostei do “motivos”, agora hahaha! Creio que é alta a possibilidade de usarem os motivos dos jogos anteriores, faria todo o sentido pelo modo com que está creditado.

          E espero que ambas as trilhas sejam lançadas em CD. Não queria ficar à mercê dos ripadores e ainda me confundir com tantos nomes diferentes para as mesmas músicas.


  1. 1 Tweets that mention “Bond Theme” – From Russia With Love (Games in Concert) « Hadouken -- Topsy.com Trackback em 30/10/2010 às 7:52 pm
  2. 2 “Athens Harbour Chase” – James Bond 007: Blood Stone (Video Game Heroes) « Hadouken Trackback em 06/09/2011 às 4:46 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: