Por Alexei Barros
Cada vez mais me dá asco certas performances banais de conteúdo semelhante a um pastel de vento. Certo. De fato, muito possivelmente o vídeo abaixo se enquadraria nesse cenário se não fosse por quem está tocando – não é novidade que eu valorizo se o intérprete tem alguma relação com a criação da música. Ninguém menos do que Hirokazu Ando!
Como mostram as legendas em japonês no início, a música tocada – “Green Greens” do Kirby’s Dream Land –, é composta não por ele, mas pelo Jun Ishikawa. Ainda assim, não poderia perder a oportunidade, já que trata-se de uma rara aparição de um compositor obscuro da equipe interna da HAL Laboratory que tem importante envolvimento na história musical da Nintendo. Fato que se deu por ocasião do lançamento para Nintendo Wii do Kirby’s Epic Yarn, em que Hirokazu Ando, Jun Ishikawa e Tadashi Ikegami, para citar somente os da parte sonora, foram interpelados por Satoru Iwata na série de entrevistas Iwata Asks.
Além de ter participado das trilhas de tantos episódios de Kirby, Ando é o autor de músicas icônicas, ao menos no meu entendimento, da série Super Smash Bros., a exemplo da “Menu 1” do Melee, como mostrado no Smash Dojo!!. Importante destacar também que ele foi um dos arranjadores do concerto Dairantou Smash Brothers DX Orchestra Concert, com as releituras “Planet Corneria” (Star Fox), “Yoshi’s Story” (Yoshi’s Story), “Green Greens” (Kirby’s Dream Land) e ainda “Original Medley”, esta em parceria com Shogo Sakai.
Abaixo, Ando toca a “Green Greens” não em qualquer instrumento, mas numa melódica, também conhecido como escaleta ou piânica, que é uma espécie de teclado com palheta (o caninho em que ele assopra).
…
ehh…
legal… eu acho.
Eu tive o cuidado de ouvir a musica original no GoEar para pdoer avaliar melhor. E realmente, para um instrumento tão simples, o resultado saiu melhor que o esperado
Agora a pergunta: será que o japa toca isso para põr seu filho para dormir?
Adoro escaleta, acho um belíssimo instrumento. Gostei, mesmo não conhecendo a original.
Nhomnhomnhomnhom, achei muito fofo. Ficou próxima da original, e distinta por ter tocada em apenas uma escaleta. Amei. <3
Achei legal também porque o Hirokazu Ando é um daqueles compositores meio reclusos, que mal dão as caras.