Se o Super Nintendo tivesse o chip de som do Mega Drive…

Por Alexei Barros

Questões sobre a qualidade das trilhas de hoje comparadas com as do passado à parte, um charme que a game music perdeu com todos os avanços é que cada console possuía o seu determinado tipo de som. Apenas pelas características do timbre é possível distinguir para qual plataforma a música foi feita. Por isso é fantástico ouvir como seriam as faixas do Chrono Trigger ou do Super Mario Galaxy caso os jogos fossem de NES. Em ambas as situações, é grande a disparidade de gerações. E se compararmos duas plataformas contemporâneas muda tanto assim? Completamente!

O usuário do YouTube Gecko Yamori fez alguns experimentos ao transformar músicas de títulos do Super Nintendo para Mega Drive. O resultado é dos mais interessantes. É um demake, como o console da Sega não tinha a mesma qualidade de som do concorrente, mas as batidas características criam uma sensação diferente. Em outras palavras, uma sonoridade típica do Yuzo Koshiro pelo que se nota até hoje nas versões PC-88 das trilhas da série Etrian Odyssey. Isso se explica muito facilmente: “o chip do Megadrive era quase idêntico ao do PC-88”, conforme informado na biografia escrita pelo Acid.

Super Metroid

Axelay – “Unkai (1st BGM)”

Mega Man X3 – “Opening Stage”

Procurando por “Sega Genesis Remix” no YouTube é possível encontrar dezenas de arranjos similares, o que é uma novidade para mim. Porém, acho que nenhum dos demais conseguiu alcançar o nível de fidelidade dos destacados acima.

Grato ao Fabão e ao Platy pela dica. Ambos via Twitter.

[via Hardcore Gaming 101]

8 Responses to “Se o Super Nintendo tivesse o chip de som do Mega Drive…”


  1. 1 Geraldo Figueras 16/10/2010 às 2:44 am

    Po, demais essa idéia, maestro! Megaman X3, particularmente, ficou muito boa. Achei a Ship Hold de DCK2 interessante também. Já a versão de New Super Mario Bros. ficou fraquíssima, com vários samples da original presentes.

    Puxa, sempre imaginei como seria isso. E na época, inclusive, gostava de alugar o mesmo jogo nos dois consoles para comparar gráficos e música. Mesmo com um equipamento superior, certos títulos demonstravam que a capacidade técnica dos compositores faziam a total diferença no final. Talvez a maior prova disso são as releituras da trilha sonora do animação Aladdin. Um primor no console da Sega, e aquela coisa insossa no Nintendo.

    Saudades de ter mais tempo para acompanhar os Toupeiras :/

    • 2 Alexei Barros 16/10/2010 às 3:13 am

      E nós com saudades dos comentários figuerenses!

      Mega Man X3 ficou demais mesmo. O autor do artigo do Hardcore Gaming 101 considerou até essa versão melhor que a original. Também achei New Super Mario Bros. uma fraude. DKC2 não tinha conferido, e é mesmo interessante, conseguindo captar a sonoridade tão característica do Mega.

      Muito bacana você comparar já naquela época essas versões. Assim que começou a contar a história lembrei do Aladdin. De acordo com o Mobygames a versão do SNES tem creditados na relação de “music arrangement”: Sato, Yuko Kadota e Setsuo – sei lá quem são. Já no Mega um dos nomes é um tanto quanto familiar: Tommy Tallarico e Donald S. Griffin.

  2. 3 Figueras 16/10/2010 às 1:02 pm

    Vou colocar na pauta uma visita diária aqui, senão fico soterrado em afazeres profissionais e não curto o hobby com os amigos ;)

    Fato, X3 ficou melhor. Ficou com uma cara de Koshirão mesmo.

    E Aladdin tá explicado. Fanfarronices do Tallarico a parte, o cara realmente tinha o domínio do Mega Drive na época (apesar de não curtir o aclamado trabalho dele em Earthworm Jim).

    • 4 Alexei Barros 16/10/2010 às 2:07 pm

      Agradecemos a audiência, claro que dentro das possibilidades figuerenses.

      Do que ouvi da trilha do Earthworm Jim, acho as vezes os elogios um pouco exagerados. Tantos compositores com trabalhos muito mais geniais que as pessoas nem procuram saber quem fez…

      E realmente confere que “o cara realmente tinha o domínio do Mega Drive na época”, conforme um dos próximos posts vai comprovar.

  3. 6 Cledson 16/10/2010 às 3:36 pm

    Ahhh legal isso! Bem interessante a idéia!

    Por mais que o SNES tenha superioridade em qualidade de música, eu sempre achei os arranhos do mega muuuuuuuuito mais elaborados.

    Pega Topgear 2, por exemplo: O mega é muito melhor. E eu reparo isso em outros games.

    Claro que há exceções, mas mesmo assim, ainda prefiro a Sega nessa época.

  4. 7 Alexei Barros 16/10/2010 às 6:20 pm

    @ Figueras

    Na verdade já foi publicado. É o desafio musical aí em cima. =P
    O Tallarico sacou que a música era um jogo de Mega Drive pelos timbres do chip.

    @ Cledson

    Poxa, ainda estou para conferir a diferença entre as trilhas do Top Gear 2 do Mega e SNES.


  1. 1 Tweets that mention Se o Super Nintendo tivesse o chip de som do Mega Drive… « Hadouken -- Topsy.com Trackback em 16/10/2010 às 2:31 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: