Game Dev Story: reescrevendo a história dos games no joguinho de iPod

Por Claudio Prandoni

Desde que descolei um iPod Touch tenho procurado experimentar o mundo frenético dos jogos portáteis que não para videogames portáteis nem para celulares.

Para mim, o iPod (logo, por tabela, o iPhone) tem jogos de celular bem turbinados: parte gráfica e sonora melhor do que um Nintendo DS (quase o PSP também, em alguns casos), mas uma interface limitada, que abre espaço tanto para surpresas com a criatividade dos produtores como frustrações.

Enfim, devaneios de lado, divido minhas finanças entre títulos um bocado consagrados – como Sonic 4 e Robot Unicorn Attack – com algumas apostas aleatórias. Ontem foi um dia de aposta: comprei um tal de Game Dev Story, um simpático joguinho de gerenciamento de recursos em que você comanda – rá! – uma produtora de games.

Antes que o Hitz comece a debater toda a questão da metalinguagem intrínseca aos pixels que acabam construindo uma narrativa lúdica e a um só tempo crítica da sociedade e a indústria do entretenimento, já digo que é um joguinho batuta.

Comecei a jogar meio de bobeira em casa e quando vi já tinha ficado quase duas horas no treco e o iPod arregando, pedindo carga para a bateria. Na prática, lembra muito qualquer jogo de gerenciamento por aí, como os SimCity e Theme Parks da vida, mas tem todo o charme do visual com pixels coloridos à la 8/16-bits e ainda uma singela paródia da própria indústria do videogame.

Você começa apenas com licença para criar games de computador e conhecimento de pouquíssimos gêneros, como puzzle. Conforme produz jogos, contrata profissionais e vai ganhando dinheiro, novos estilos e temas de games aparecem, assim como consoles no mercado. A grande sacada é fazer isso de forma divertida e seguindo mais ou menos como foi a história real.

Em certo ponto da brincadeira aparece um console da produtora Intendro chamado IES, sucedido alguns anos depois pelo Super IES. Enquanto isso, a mesma fabricante lança o Game Kid, que tem como concorrente o Play Gear, da Senga. Parei no ponto em que chegou ao mercado o Play Status, um revolucionário videogame em CD que desbancou os rivais e abocanhou boa parte do mercado.

Enquanto isso, como CEO do estúdio Awesome Indie, tenho de lidar com orçamentos, funcionários descontentes, preferências de mercado, propagandas, críticas da imprensa, premiações e eventos como a Gamedex, onde posso montar um estande e chamar atenção do público.

É tudo muito simples, alguns ajustes poderiam ser feitos para tornar a experiência mais elaborada e suave, mas para quem curte a indústria dos joguinhos é muito divertido reescrever a história e fazer parte dela de alguma maneira.

O Game Dev Story é o primeiro título da produtora Kairosoft lançada para os aparelhos da Apple e pode ser encontrado na iTunes gringa por umas 4 doletas.

5 Responses to “Game Dev Story: reescrevendo a história dos games no joguinho de iPod”


  1. 1 Figueras 16/10/2010 às 7:00 pm

    Ha! Finalmente vou largar meu vício no Canabalt. Boa dica mestre!

  2. 2 Rodrigo Rodrigues Corrêa 18/10/2010 às 6:20 pm

    Bacana este jogo recomendo, tenho ele no iphone nota 10 !

  3. 3 Daniel Oliveira 19/10/2010 às 2:22 pm

    Boa Prandas,
    Adorei a dica, pra mim é o mais viciante do iphone sem dúvidas.

  4. 4 Cayo Medeiros (yogodoshi) 20/05/2011 às 3:39 pm

    Esse jogo é extremamente viciante! Um dos poucos até hoje que me fez ficar jogando até de madrugada mesmo tendo que acordar cedo para trabalhar no dia seguinte xD

    Recomendo! (apesar de não ter final =( )


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: