“Top Gear Piano Medley” – Top Gear (VGL 2010 em São Paulo)

Por Alexei Barros

Além de Street Fighter II e Portal, houve um terceiro número do Video Games Live que estreou em solo brasileiro desta vez interpretado por Martin Leung no piano: Top Gear! Permita-me questionar: Top Gear?

De acordo com Tommy Tallarico, trata-se de um jogo requisitado pelo público nas apresentações por aqui desde a primeira visita em 2006 e que só é popular no Brasil. Confere. Pelo que acompanho nos fóruns estrangeiros de game music é mesmo. Sinceramente, não sei por que acontece tal fenômeno.

Meu questionamento se deve por ser uma série que estacionou há tantos anos e de produtora não muito conhecida, Kemco. Além disso, a trilogia 16-bits é toda exclusiva do Super Nintendo, com exceção do Top Gear 2, ao passo que o Mega Drive fez notoriamente mais sucesso aqui do que em outros tantos países já visitados pelo VGL, o que poderia explicar a disparidade de fama no Brasil comparado com o resto do mundo. Evidente que a trilha tem os seus méritos. Contudo, falando por mim, guardo com muito mais nostalgia as músicas de F-Zero e OutRun entre os jogos de corrida dessa época.

Mais interessante é que a melodia do Top Gear que faz multidões cantarolarem é de um compositor menos famoso, Barry Leitch, que possui mais de 240 jogos no currículo, muitos para Commodore 64 e Amiga, plataformas de pouca visibilidade no Brasil. Para completar, a famosíssima “Title” não foi originalmente composta para Top Gear. Na realidade, é uma versão modificada da “Ending” do Lotus Turbo Challenge 2 do Amiga, que faz proveito dos seis canais de áudio do SNES – o computador amigável possui quatro.

Não valeria a pena no ponto de vista do VGL arranjar um segmento para orquestra que se justificaria ser executado somente no Brasil. E outra: é o tipo de composição acelerada complicadíssima de ser orquestrada. O arranjo para piano parece uma saída fácil, mas justificável porque a faixa combina com o instrumento. Melhor ainda, não foi uma performance que serviu somente para Martin Leung mostrar sua habilidade virtuosística (para isso existe Mario), e sim para mostrar uma releitura com mais substância, com variações dos temas da tela-título e “Las Vegas” que compartilham a mesma introdução, difícil de ser tocada e que foi muito bem interpretada. Sem o telão exibindo as cenas do jogo, a reação do público foi acalorada em alguns momentos, porém silenciosa na maior parte do tempo.

– “Top Gear Medley”
“Title” ~ “Las Vegas”

17 Responses to ““Top Gear Piano Medley” – Top Gear (VGL 2010 em São Paulo)”


  1. 1 fezones 12/10/2010 às 10:32 pm

    Como que o resto do mundo não aprecia Top Gear? Pff… Por isso que são o resto.

    Agora uma curiosa dúvida, a Las Vegas, o nome não seria Mad Racer?

    • 2 Alexei Barros 12/10/2010 às 10:39 pm

      Hahahaha! Então, como não chegou a existir uma trilha sonora em CD do jogo não existe um nome oficial. Preferi usar “Las Vegas” como é o nome da pista em que a música toca pela primeira vez. Até onde eu sei, “Mad Racer” é o nome da versão desta música arranjada pela banda MegaDriver.

      • 3 fezones 12/10/2010 às 11:19 pm

        Pode crê rapá. É que o nome se tornou tão popular que eu conhecia antes mesmo do arranjo da MegaDriver. Ou pelo menos assim acredito xD

        • 4 Alexei Barros 12/10/2010 às 11:23 pm

          Exatamente isso, confirmado nesta entrevista publicada no Gamer.BR: “Muitos temas não tinham nomes quando criamos nossas versões, então nós inventamos e batizamos, como por exemplo “Mad Racer” para nossa versão da primeira trilha de Top Gear…”.

  2. 5 Cledson 12/10/2010 às 11:35 pm

    Ah eu até nem achei ruim não mas, depois qdo chega o Mad racer, ficou muuuuuuuuuuito repetitivo. Lá pro final eu ja tava correndo com a barrinha do youtube e jogando la na frente pq nao aguentava mais.

    Me lembro q a galera do 8 bit instrumental fez tipo um medley que acho que ficou muito mais bacanudo.

  3. 8 Orakio "O Gagá" Rob 13/10/2010 às 9:20 am

    Gostei, maestro, ficou bacana no pianinho. Legal o VGL ter ao menos se preocupado em trazer algo de novo pra gente.

    • 9 Alexei Barros 13/10/2010 às 12:23 pm

      Concordo, gostei também. Nesse caso foi sábia a escolha do Top Gear porque combina com o instrumento. Não foi como outras vezes em que reduziram músicas grandiosas para piano por pura limitação mesmo, como a “Main Theme” do Super Smash Bros. Brawl.

  4. 10 DGC 13/10/2010 às 3:35 pm

    Eu teria gostado mais se tivesse conseguido ouvir melhor… culpa desse público do VGL.

    Passei muitas tardes jogando TOP GEAR!
    (bons tempos…)

  5. 12 mcs 14/10/2010 às 12:59 am

    Sempre achei que Top Gear fosse o Out Run do sistema de 16-Bits da Nintendo, algo como Streets of Rage sendo o Final Fight do sistema Sega. Estranho não fazer tanto sucesso lá fora quanto aqui.

    Joguei muito pouco Top Gear, mas sei que quando fizemos um álbum com as melhores músicas dos 16-Bits lá na comunidade Segredos e Rumores dos Games, a Intro de Top Gear foi uma das escolhidas para compor o álbum.

    • 13 Alexei Barros 14/10/2010 às 2:17 am

      Também joguei pouca coisa do Top Gear. Pelo que me recordo, foi só na casa de um amigo na época do colégio. Desse comparativo dos opostos 16-bits, pendo fácil para o lado da Sega em ambos os casos, tanto os jogos como as trilhas. =P

  6. 14 Crs 26/03/2011 às 7:51 pm

    Eu achei a parte mais legal da VGL. Mas… Como diria mamãe: opinião é igual a bunda: cada um tem a sua…


  1. 1 Tweets that mention “Top Gear Piano Medley” – Top Gear (VGL 2010 em São Paulo) « Hadouken -- Topsy.com Trackback em 13/10/2010 às 9:44 am
  2. 2 VGL 2010: cada vez mais brasileiro, cada vez mais barulhento, eu não fui e não me arrependo « Hadouken Trackback em 15/10/2010 às 9:04 pm
  3. 3 Blog do Neozinho Trackback em 18/10/2010 às 7:20 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: