“Still Alive” – Portal (VGL 2010 em São Paulo)

Por Alexei Barros

Quem imaginaria que além dos segmentos mais relacionados ao público brasileiro também aconteceria aqui a estreia mundial no set list do Video Games Live da aclamada “Still Alive” do Portal? Até que enfim eu diria. O título estava na lista da seção What is VGL? no site oficial há um tempão, mas não tocavam de jeito nenhum mesmo nas apresentações mais importantes.

Antes do debute, Portal foi prometido diversas vezes e sempre quando questionado a respeito foi mostrada hesitação. Em um show realizado em Chicago em 2008, Tommy Tallarico disse antes da apresentação da banda Spoony Bards da “Still Alive” que por ter uma cantora e não ser uma música sinfônica era difícil de implementá-la no VGL. Em julho de 2009, em entrevista ao RealMedia Networks, Tallarico parecia ter mudado de ideia e afirmou: “…nós também estamos fazendo um arranjo orquestrado da “Still Alive” de Portal, com coral, com cantora, com um monte de coisas”.

Tudo para quê? Para a canção estrear em outubro de 2010 com voz e violão. Era fim de show e fim de feira, já que não há guitarra, baixo e bateria como na original, levando em consideração que a intenção do VGL é imitar ao máximo as músicas do jogo. O que aconteceu com o arranjo orquestrado? É o que gostaria de saber. E com o coral? É o próprio público, graças à letra exibida no telão. E a cantora? É a Laurie Robinson, mesmo ela não sendo uma cantora pop como pede a música, mas erudita (seria para imitar a cantora de ópera Ellen McLain da original?), a exemplo de todos os outros números que participou nos shows em São Paulo e no Rio de Janeiro: Assassin’s Creed II, Advent Rising e God of War. Mal deu para ouvir a voz e avaliar a interpretação. O que importa? O público saiu feliz com a surpresa da versão acústica e a festança.

11 Responses to ““Still Alive” – Portal (VGL 2010 em São Paulo)”


  1. 1 Marques 12/10/2010 às 9:18 am

    Só valeu pela piada do Duke Nukem mesmo.
    Uma música que seria fácil de executar, não precesaria de orquestração, e somente um banda com guitarra, bateria, baixo e vocal já dava conta. Outro fato que estragou a apresentação é que o Talarico não respeito nenhuma pausa, desta forma tocando quase tudo de forma homogênia- não há um clímax como na original.

    • 2 Alexei Barros 12/10/2010 às 1:09 pm

      Concordo que não é exatamente necessária a orquestração, mas uma vez prometida deveria ser feita. E o Press Start 2009 e o Games in Concert 3 mostraram como é possível orquestrá-la, apesar das raízes pop.

      Perfeita a observação sobre a homogeneidade da performance. Acredito que isso em parte é provocado pela falta de ensaios (os treinos também servem para estudar a melhor maneira de interpretar a canção), em parte pelo acompanhamento do público.

  2. 3 Wilerson 12/10/2010 às 11:55 pm

    Só um detalhe: a versão original da música também foi cantada por uma cantora erudita, não uma cantora pop.

    • 4 Alexei Barros 13/10/2010 às 12:01 am

      Caramba! Muito bem observado, Wilerson. Nem passou pela minha cabeça que isso pudesse ter acontecido. Pelo senso comum a cantora seria de origem pop.

      Para tentar remediar a injustiça, acrescentei um textículo no post.

  3. 5 Alexo Mello 15/10/2010 às 12:04 am

    Não dá pra ouvir a cantora! Caramba, além das palmas tem a cantoria geral! Sai mais barato ir num karaoke todo mundo e cantar lá, então! kkk


  1. 1 “Still Alive” – Portal (Games in Concert 3) « Hadouken Trackback em 12/10/2010 às 1:56 am
  2. 2 Tweets that mention “Still Alive” – Portal (VGL 2010 em São Paulo) « Hadouken -- Topsy.com Trackback em 12/10/2010 às 2:10 am
  3. 3 “Top Gear Medley” – Top Gear (VGL 2010 em São Paulo) « Hadouken Trackback em 12/10/2010 às 9:42 pm
  4. 4 VGL 2010: cada vez mais brasileiro, cada vez mais barulhento, eu não fui e não me arrependo « Hadouken Trackback em 15/10/2010 às 9:04 pm
  5. 5 Video Games Live: World of Warcraft: Cataclysm, Resident Evil 5 e Red Dead Redemption « Hadouken Trackback em 01/06/2011 às 3:19 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: