Por Alexei Barros
Além de Street Fighter II e Portal, houve um terceiro número do Video Games Live que estreou em solo brasileiro desta vez interpretado por Martin Leung no piano: Top Gear! Permita-me questionar: Top Gear?
De acordo com Tommy Tallarico, trata-se de um jogo requisitado pelo público nas apresentações por aqui desde a primeira visita em 2006 e que só é popular no Brasil. Confere. Pelo que acompanho nos fóruns estrangeiros de game music é mesmo. Sinceramente, não sei por que acontece tal fenômeno.
Meu questionamento se deve por ser uma série que estacionou há tantos anos e de produtora não muito conhecida, Kemco. Além disso, a trilogia 16-bits é toda exclusiva do Super Nintendo, com exceção do Top Gear 2, ao passo que o Mega Drive fez notoriamente mais sucesso aqui do que em outros tantos países já visitados pelo VGL, o que poderia explicar a disparidade de fama no Brasil comparado com o resto do mundo. Evidente que a trilha tem os seus méritos. Contudo, falando por mim, guardo com muito mais nostalgia as músicas de F-Zero e OutRun entre os jogos de corrida dessa época.
Mais interessante é que a melodia do Top Gear que faz multidões cantarolarem é de um compositor menos famoso, Barry Leitch, que possui mais de 240 jogos no currículo, muitos para Commodore 64 e Amiga, plataformas de pouca visibilidade no Brasil. Para completar, a famosíssima “Title” não foi originalmente composta para Top Gear. Na realidade, é uma versão modificada da “Ending” do Lotus Turbo Challenge 2 do Amiga, que faz proveito dos seis canais de áudio do SNES – o computador amigável possui quatro.
Não valeria a pena no ponto de vista do VGL arranjar um segmento para orquestra que se justificaria ser executado somente no Brasil. E outra: é o tipo de composição acelerada complicadíssima de ser orquestrada. O arranjo para piano parece uma saída fácil, mas justificável porque a faixa combina com o instrumento. Melhor ainda, não foi uma performance que serviu somente para Martin Leung mostrar sua habilidade virtuosística (para isso existe Mario), e sim para mostrar uma releitura com mais substância, com variações dos temas da tela-título e “Las Vegas” que compartilham a mesma introdução, difícil de ser tocada e que foi muito bem interpretada. Sem o telão exibindo as cenas do jogo, a reação do público foi acalorada em alguns momentos, porém silenciosa na maior parte do tempo.
– “Top Gear Medley”
“Title” ~ “Las Vegas”
Como que o resto do mundo não aprecia Top Gear? Pff… Por isso que são o resto.
Agora uma curiosa dúvida, a Las Vegas, o nome não seria Mad Racer?
Hahahaha! Então, como não chegou a existir uma trilha sonora em CD do jogo não existe um nome oficial. Preferi usar “Las Vegas” como é o nome da pista em que a música toca pela primeira vez. Até onde eu sei, “Mad Racer” é o nome da versão desta música arranjada pela banda MegaDriver.
Pode crê rapá. É que o nome se tornou tão popular que eu conhecia antes mesmo do arranjo da MegaDriver. Ou pelo menos assim acredito xD
Exatamente isso, confirmado nesta entrevista publicada no Gamer.BR: “Muitos temas não tinham nomes quando criamos nossas versões, então nós inventamos e batizamos, como por exemplo “Mad Racer” para nossa versão da primeira trilha de Top Gear…”.
Ah eu até nem achei ruim não mas, depois qdo chega o Mad racer, ficou muuuuuuuuuuito repetitivo. Lá pro final eu ja tava correndo com a barrinha do youtube e jogando la na frente pq nao aguentava mais.
Me lembro q a galera do 8 bit instrumental fez tipo um medley que acho que ficou muito mais bacanudo.
Puxa, Cledson, eu não achei arrastado a ponto de querer pular o vídeo. Suponho que esse enfado seja resultado de ambas as faixas do medley terem a mesma introdução.
A “Top Gear Medley” da 8 Bit Instrumental é mesmo bem mais variada, e isso porque eles incluiram outros temas de pista além da “Las Vegas”, como a “Bordeaux”.
Ah eu de umas andadinhas la no video.
Mas isso foi mais pro final da mad racer. Eu acho q o cara podia ter feito algumas coisas diferentes. Achei repetitivo.
Verdade… bem lembrado sobre os outros temas.
Gostei, maestro, ficou bacana no pianinho. Legal o VGL ter ao menos se preocupado em trazer algo de novo pra gente.
Concordo, gostei também. Nesse caso foi sábia a escolha do Top Gear porque combina com o instrumento. Não foi como outras vezes em que reduziram músicas grandiosas para piano por pura limitação mesmo, como a “Main Theme” do Super Smash Bros. Brawl.
Eu teria gostado mais se tivesse conseguido ouvir melhor… culpa desse público do VGL.
Passei muitas tardes jogando TOP GEAR!
(bons tempos…)
Olha que eu achei até comedido o público nesse vídeo. =P
Sempre achei que Top Gear fosse o Out Run do sistema de 16-Bits da Nintendo, algo como Streets of Rage sendo o Final Fight do sistema Sega. Estranho não fazer tanto sucesso lá fora quanto aqui.
Joguei muito pouco Top Gear, mas sei que quando fizemos um álbum com as melhores músicas dos 16-Bits lá na comunidade Segredos e Rumores dos Games, a Intro de Top Gear foi uma das escolhidas para compor o álbum.
Também joguei pouca coisa do Top Gear. Pelo que me recordo, foi só na casa de um amigo na época do colégio. Desse comparativo dos opostos 16-bits, pendo fácil para o lado da Sega em ambos os casos, tanto os jogos como as trilhas. =P
Eu achei a parte mais legal da VGL. Mas… Como diria mamãe: opinião é igual a bunda: cada um tem a sua…