Por Alexei Barros
Tudo o que se refere à “The Legend of Zelda Suite” se aplica a este medley do Mario: arranjo do Jonne Valtonen, apresentação do PLAY! A Video Game Symphony em 2007 na Suécia, performance plena da Royal Stockholm Philharmonic Orchestra, melhor do que a versão do VGL, também não está no CD e por aí vai. A diferença é que no Symphonic Legends os dois segmentos do Mario ficarão sob os cuidados do conterrâneo de Valtonen, o finlandês Roger Wanamo.
A sequência inicial do Super Mario remete ao arranjo “Super Mario Bros.” do Orchestral Game Concert, com a bem-vinda adição de faixas dos demais jogos da série que, infelizmente, ignora o Super Mario Bros. 2. A seleção chega a ser curiosa, porque no meu modo de entender a “Title” (Super Mario World), apesar de muito simpática, e a “World 8 Map”, que surge meio que aleatoriamente, ficam atrás de outras músicas mais marcantes. Além disso, a “Main Theme” (Super Mario 64) é executada somente nas madeiras e nos violinos. Embora tenha ficado rebuscada, eu sempre a imaginei e preferi, por pura questão de gosto, com todos os metais que tem direito, como na versão do Mario & Zelda Big Band Live. E quando ouvi continuei a lamentar por ausências como “Fortress Boss” (SMB3) ou então a “Castle” (SMW). Ainda fico na expectativa de um arranjo definitivo, se é que isso é possível com tantas músicas memoráveis.
– “Super Mario Bros. Suite”
“Overworld” ~ “Underwater” ~ “Underworld” (Super Mario Bros.) ~ “Title” (Super Mario World) ~ “Main Theme” (Super Mario 64) ~ “World 8 Map” (Super Mario Bros. 3) ~ “Overworld” ~ “Course Clear” (Super Mario Bros.)
Simpática.
Mas só uma correção, maestro: depois da “Main Theme” do Mario64 o que vem é a (não sei o título exato) música do mundo 8 (último) de Super Mario Bros 3 e não a “Airship”.
O nome da música se chama, pelo menos no álbum Super Mario World, “World 8 Map” mesmo.
Valeu pela correção, DGC! Se não estiver viajando, pensei que era a outra porque tinha visto algo assim no Wikipedia. Daí quando fui escrever o post não havia a informação mais e fui mais na memória.
Todavia, eu acho que a “World 8 Map” só foi escolhida para dar uma variação à animação geral da suíte, porque confesso a você que não vejo muito objetivo em incluí-la. Quase não existe uma melodia. Tem tanta música mil vezes mais icônica do Mario 3 que esta. =( Para falar apenas dos temas de mapa, a “World 1 Map”, por exemplo.