Com Nintendo e Square Enix, a track list do Video Games Live: Level 2

Por Alexei Barros

Desde que o Video Games Live existe, isso em 2005 (não em 2002 como tentam às vezes enganar nos releases), o DVD do show tem sido um dos produtos mais requisitados pelo público – ainda tento compreender o porquê de tamanha fascinação por números musicais que já foram interessantes em… 2006.

Enfim, em 19 de outubro, nove dias depois do fim da turnê brasileira deste ano, acontecerá a trinca de lançamentos ansiada por muitos, o CD, o DVD e o Blu-ray gravados ao vivo (melhor, “ao vivo”, dados os instrumentos invisíveis) no Pontchartrain Center em Nova Orleans no dia 1º de abril. O mesmo show que originou o especial exibido na PBS no final de agosto. Todos levam o nome Video Games Live: Level 2 – bizarro, sabendo que o anterior se chamava Video Games Live: Volume One.

A track list do CD e do DVD / Blu-ray são diferentes, então vamos por partes. Primeiro, o CD trará o portentoso número de 16 faixas em um total de 74 minutos e 39 segundos (não caberia nem mais uma pulga). O que me causou espanto foi a presença de Zelda, Mario, Final Fantasy e Chrono Trigger, sabendo das restrições da Nintendo e a Square Enix. Há de se ressalvar que o Video Games Live: Volume One também foi anunciado com os mesmos jogos proibidos (menos Trigger, que ainda não integrava o repertório), e acabaram substituídos de última hora. Porém, acredito que não repetiriam erro, e se os jogos foram divulgados assim, é porque vão estar mesmo. Só me pergunto como conseguiram tal façanha, que nem mesmo o Press Start 5th Anniversary realizou com ex-funcionários de ambas produtoras na organização.

Pode me chamar de ranheta, mas, apesar da proeza, não tem como ficar empolgado com os segmentos de Mario e Zelda cujos arranjos são os mesmos do Orchestral Game Concert 1, que foi feito em…1991. Aliás, quer uma performance exemplar de Zelda? Então aqui está. E o mesmo vale para a parte Square Enix, manjada ou então requentada toda vida, um pouco menos o “Final Fantasy Solo Piano Medley”, que tem lá os seus momentos e é exclusivo. Outra coisa que me incomodou é que seis dos 16 números já estavam no Video Games Live: Volume One (estranho os nomes diferentes de certas faixas, trocando Suite por Montage no caso do Warcraft), e alguns que nem precisavam aparecer de novo, como Advent Rising.

World of Warcraft: Lament of the Highbourne e StarCraft II: Wings of Liberty Theme pecam pela redundância, pois são os mesmos arranjos das respectivas trilhas originais. O que sobrou mesmo de interessante é Sonic (não me pergunte por que o segmento é chamado de Staff Credits). Mega Man, que, aliás, está grafado erroneamente como “Megaman” no release, nem me sobe, nem me desce e Beyond Good & Evil, que chegou a ser prometido por Tallarico, acabou não se confirmando. E quem comprar digitalmente o álbum receberá dois bônus: “Myst Suite”, que também tinha no Volume One, e “Mass Effect Suite”.

01 – The Legend of Zelda Suite
02 – Civilization IV: Baba Yetu (Duet Version)
03 – God of War: Revenge and Redemption
04 – Chrono Trigger & Chrono Cross Medley
05 – World of Warcraft: Lament of the Highbourne
06 – Mario Solo Piano Medley
07 – Super Mario Bros. Medley
08 – Warcraft Montage
09 – Sonic the Hedgehog: Staff Credits
10 – Advent Rising Overture
11 – Megaman Montage
12 – StarCraft II: Wings of Liberty Theme
13 – Final Fantasy Solo Piano Medley
14 – Halo Montage
15 – Castlevania Rock Overture
16 – Final Fantasy VII: One Winged Angel (Rock Edition)

Em relação à track list do DVD e Blu-ray, temos o reforço de três números que os elementos visuais são de certa forma necessários, o “Classic Arcade Medley” (finalmente!), pela sincronia com o telão, Interactive Guitar Hero: Aerosmith – “Sweet Emotion”, por mostrar a interação com o público e o “Tetris Solo Piano Medley”, para exibir a rapidez das mãos de Martin Leung? Fora o tributo ao Ralph Baer (possivelmente nada mais do que o bate-papo via Skype com o pai dos videogames). Todavia, ainda que a Nintendo esteja presente, há de se perceber a ausência da Square Enix. Em relação à “Final Fantasy Solo Piano Medley” e “One-Winged Angel”, o corte deve ter sido motivado pela proibição em exibir as imagens dos jogos no telão, visto que a turnê Distant Worlds detém tal exclusividade. Chrono Trigger também ficou de fora, e apenas a “Scars of Time” sobreviveu, uma vez que os direitos autorais da trilha do Chrono Cross são do próprio Yasunori Mitsuda. No total, serão 1:40 de show, além de diversos extras.

O meu nível de empolgação diante da novidade seria level 2 em uma escala de 0 a 10, e só não é zero por causa do Sonic.

01 – Classic Arcade Medley
02 – Halo Montage
03 – Civilization IV: Baba Yetu (Duet Version)
04 – StarCraft II: Wings of Liberty Theme
05 – Sonic the Hedgehog: Staff Credits
06 – Advent Rising Overture
07 – Interactive Guitar Hero: Aerosmith – “Sweet Emotion”
08 – Warcraft Montage
09 – Chrono Cross: Scars of Time
10 – Mass Effect Suite
11 – Megaman Montage
12 – Tribute To Ralph Baer
13 – Myst Suite
14 – The Legend of Zelda Suite
15 – Super Mario Bros. Medley
16 – God of War: Revenge and Redemption
17 – Martin Leung – Mario Solo Piano Medley
18 – Martin Leung – Tetris Solo Piano Medley
19 – World of Warcraft: Lament of the Highborne
20 – Castlevania Rock Overture

[via VGL]

6 Responses to “Com Nintendo e Square Enix, a track list do Video Games Live: Level 2”


  1. 1 00Agent 03/09/2010 às 6:17 pm

    Eu pessoalmente estou empolgado com o lançamento.

    Parece que o álbum se chama Level 2 por mais ser uma evolução do primeiro, diferente do conceito de “segunda fase”. Tem muita coisa mais popular ali.

    Agora, não entendi essa “homenagem a Jack Bauer” que você citou? Tem como desenhar? rs

    • 2 Alexei Barros 03/09/2010 às 6:42 pm

      Não passou pela minha cabeça mesmo a sacada do nome, porque ao mesmo tempo fala que existiu um anterior, quer dizer que está em um nível superior ao primeiro.

      “Agora, não entendi essa “homenagem a Jack Bauer” que você citou? Tem como desenhar? rs”

      HAHAHAHAHA! Onde eu estava com a cabeça? =S Informação corrigida.

      • 3 00Agent 03/09/2010 às 7:24 pm

        HUAeuaeua tô rindo alto aqui! Já imaginou se Jack Bauer tivesse inventado os videogames? Ao torturar o Bushnell, ele diria:

        “GIVE ME THE GAME!”

  2. 4 Radical Dreamer 03/09/2010 às 7:47 pm

    Finalmente o medley do Sonic! Espero que a qualidade da gravação esteja boa pelo menos, e que seja de fato ao vivo (leia-se, com instrumentos reais). De resto, não me interessa mais nada. Anteriormente teria ficado excitado com os medleys de Martin Leung, mas depois que surgiram pianistas como Benyamin Nuss, que se preocupam muito mais com o sentimento na hora de tocar do que com simplesmente tocar rápido ou de olhos fechados, minha admiração por ele sofreu um abalo.

  3. 5 Alexei Barros 03/09/2010 às 10:27 pm

    @ 00Agent

    Hahahaha!

    @ Radical Dreamer

    A qualidade de som para mim é uma incógnita, já que mesmo no Volume One, em que a maioria das faixas era gravada em estúdio, a qualidade não era exatamente perfeita. Também tenho minhas dúvidas quanto à instrumentação ao vivo.

    “Anteriormente teria ficado excitado com os medleys de Martin Leung, mas depois que surgiram pianistas como Benyamin Nuss, que se preocupam muito mais com o sentimento na hora de tocar do que com simplesmente tocar rápido ou de olhos fechados, minha admiração por ele sofreu um abalo.”

    Assino aqui.


  1. 1 Video Games Live: Level 2: seria ótimo se ainda estivéssemos em 2006 « Hadouken Trackback em 08/11/2010 às 10:42 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: