Eorzea – The Making of a Realm: Entrevista com Nobuo Uematsu sobre Final Fantasy XIV

Por Alexei Barros

Nem cheguei a comentar aqui, mas já teremos dois álbuns referentes ao Final Fantasy XIV: Field Tracks e Battle Tracks. O primeiro com oito e o outro com nove faixas, ambos saem dia 29 de setembro. Nem pense que é tudo, apenas mais uma forma que a Square Enix encontrou de faturar em torno do jogo enquanto não é anunciada a OST completa.

Antes que isso acontecesse, o canal do YouTube do MMORPG trouxe uma entrevista oficial com Nobuo Uematsu, que compartilhou algumas curiosidades sobre o processo de criação das músicas. Ele que desde o FFIX não compunha todas as faixas de um Final Fantasy. Mais interessante para mim foi a revelação de que o tema cantado pela Susan Calloway, como já especulava (impossível não ser também) quando falei sobre o vazamento, foi gravado parte nos EUA e parte no Japão, e motivado pela participação dela nas apresentações e nos álbuns da turnê Distant Worlds.

Uematsu concedeu a entrevista em japonês, mas há legendas em inglês.

8 Responses to “Eorzea – The Making of a Realm: Entrevista com Nobuo Uematsu sobre Final Fantasy XIV”


  1. 1 Wesley Pires 31/08/2010 às 4:11 pm

    Caramba, estou surpreso em saber que Nobuo será o compositor de todas as faixas do FFXIV. Mesmo não curtindo muito o gênero MMO, se eu tivessde um PS3 eu jogaria com toda a certeza.

    • 2 Alexei Barros 31/08/2010 às 5:01 pm

      Mas como você não ficou sabendo, Wesley, sendo você um FF maníaco? =P

      Foi revelado na E3 2009 que ele faria a trilha inteira, aliás.

      Sobre o jogo, mesmo tendo um PS3 não me bate a menor vontade de jogar assim de livre e espontânea vontade um MMORPG. Nem encostei no FFXI e deve se repetir com o FFXIV. =(

      • 3 Cesar Martins 01/09/2010 às 10:27 am

        Eu também estou no grupo dos que pulam os FF MMORPG, mas não posso negar que, sendo a trilha inteira do Nobuo, o negócio fica até mais atraente.

      • 4 Wesley Pires 01/09/2010 às 12:21 pm

        É que na E3 2009 eu estava literalmente de olhos fechados, soube muito pouco pro falta de net e falta de dindin para comprar revistas que falassem a respeito. Vacilo meu =P.
        Apesar de não curtir tambem MMO, espero que tenha mais repercussão positiva que o XIII, pois ao meu ver decepcionou muitas pessoas.

  2. 5 Radical Dreamer 03/09/2010 às 7:53 pm

    O tema vocal, “Answer”, é bonito, ainda que seja bem parecido com a “Distant Worlds”. A trilha parece que vai ser ótima, pela qualidade de algumas músicas do vazamento. Espero que Nobuo Uematsu me impressione dessa vez, porque com “Lost Odyssey” achei que ele poderia ter feito melhor.

    • 6 Alexei Barros 03/09/2010 às 10:38 pm

      Nem sabia do nome da música ainda, muito bom. Fora isso, noto que estamos divergindo bastante, Radical Dreamer, porque eu achei a trilha do Lost Odyssey uma das melhores da fase recente do Uematsu. A “Light of Blessing ~ A Letter”, por exemplo, para mim é uma das maiores obras-primas dele.

      • 7 Radical Dreamer 03/09/2010 às 11:07 pm

        Tem realmente umas músicas muito boas, como “Dark Saint”, “Fire above the Battle” e a que você mencionou, mas a melhor trilha da fase recente do Uematsu pra mim é a do Sakura Note. Mas gosto é gosto, quem sabe se com as apresentação do Symphonic Odysseys eu mude meu jeito de ver (ou melhor, ouvir) a trilha :)

        • 8 Alexei Barros 06/09/2010 às 12:04 am

          Verdade, a “Dark Saint” e a “The Gun Barrel Battle” (como a outra está creditada no VGMdb) são excelentes também – curioso que as três nem foram lembradas no Orchestral Pieces.

          Vergonha! Eu não escutei tudo da trilha do Sakura Note, já marquei na minha lista de pendências musicais.

          O set list do Symphonic Odysseys é uma incógnita, porque não sei se vão preferir seguir pelas composições mais icônicas, como é um tributo ao Uematsu, ou se já vão rumar por territórios nunca ou pouco visitados, como aquelas primeiras trilhas dele na Square, como Rad Racer.


Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

