Persona Music Tour 2010: a personificação do sucesso


Por Alexei Barros

De um show único para um show anual. Agora, uma turnê. É de impressionar a popularidade crescente de Persona no Japão, não apenas pelos lançamentos que ignoram os consoles da moda (Persona 4 saiu em 2008 para PlayStation… 2), como pelos cada vez mais frequentes espetáculos da série.

Para recapitular, o Persona Music Live foi sucedido pelo Persona Music Live 2009 no ano seguinte, então quando imaginava que tudo se daria por findado neste ano foi realizada não uma, mas três apresentações em agosto! A miniturnê se sucedeu no Big Cat em Osaka dia 6, no E.L.L em Aichi (reduto de brasileiros, como me disse o Fabão) dia 7 e no Shibuya-AX em Shibuya, Tóquio dia 14. Desta última a qual a Famitsu reportou, os 1500 ingressos esgotaram rapidamente.

Creio que tudo pode ser creditado pela variedade de estilos, passeando por rock, jazz, jazz fusion, pop e hip-hop. Não me recordo de outra série de RPGs tão eclética, pelo menos falando das composições originais, que não seja Final Fantasy. E olha há quantos anos existe FF. E outra, o set list é baseado apenas nas faixas do Shoji Meguro dos jogos mais recentes.

Quando um show vira uma turnê, o repertório acaba ficando mais fixo, já que como o público é diferente a necessidade de renovar as músicas não é tão grande. Ainda assim, estrearam quatro. “Mist” e “Backside Of The TV”, ambas instrumentais e do Persona 4; a “Party for Everyone’s Souls”, que não é de um jogo específico, mas uma reinvenção fusion centrada no saxofone da erudita “Poem for Everyone’s Souls” do álbum de arranjos Persona Music Live Band; e finalmente a canção “Brand New Days” (hediondamente listada como “Bread New Days” no site da Famitsu) do Persona 3 FES originalmente cantada pela Yumi Kawamura. Não sei bem o motivo, mas a “Satomi Tadashi Pharmacy’s Theme 2009”, do remake Shin Megami Tensei: Persona lembrada ano passado, não teve a versão especificada, como é um arranjo da “Satomi Tadashi Pharmacy’s Theme” do Persona: Be Your True Mind original. Banquei ser a atualização de 2009. De resto, todas foram executadas ano passado, menos a “Soul Drive”, do anime Persona ~Trinity Soul~, que foi tocada em 2008 e voltou agora.

Diferentemente dos outros anos, a relação de artistas não foi arrolada. O site oficial confirmou as presenças de Yumi Kawamura, Lotus Juice, Shihoko Hirata e Shuhei Kita. A banda muito provavelmente deve ser a mesma dos anos anteriores, com o compositor Shoji Meguro na guitarra – e continuo achando que um trompete e um trombone cairiam muito bem em algumas músicas para acompanhar o saxofone. No mais, outra guitarra, baixo, bateria e teclado.

E se você acha que acabou aqui, eles prometeram voltar ano que vem…

O set list, lembrando que algumas músicas são tocadas continuamente, mas separei para ficar de acordo com os anos anteriores:

01 – “The Battle for Everyone’s Souls” (Persona 3)
02 – “Mass Destruction” (Persona 3)
03 – “P3 fes” (Persona 3 FES)
04 – “Want To Be Close” (Persona 3)
05 – “When The Moon’s Reaching Out Stars” (Persona 3)
06 – “Burn My Dread” (Persona 3)
07 – “Mist” (Persona 4)*
08 – “Soul Phrase” (Persona 3 Portable)
09 – “Breakin’ through” (Persona ~Trinity Soul~)
10 – “Pursuing My True Self” (Persona 4)
11 – “Your Affection” (Persona 4)
12 –“Heartbeat, Heartbreak” (Persona 4)
13 – “Signs Of Love” (Persona 4)
14 – “Your Affection” (Persona 4)
15 – “Heaven” (Persona 4)
16 – “Backside Of The TV” (Persona 4)*
17 – “Burn My Dread -Last Battle-” (Persona 3)
18 – “Soul Drive” (Persona ~Trinity Soul~)
19 – “Deep Breath Deep Breath” (Persona 3)
20 – “Reach Out To The Truth” (Persona 4)
21 – “Found Me” (Persona ~Trinity Soul~)
22 – “Memories of You” (Persona 3)

Bis

23 – “Party for Everyone’s Souls” (Persona Music Live Band)*
24 – “Brand New Days” (Persona 3 FES)*
25 – “Satomi Tadashi Pharmacy’s Theme 2009” (Shin Megami Tensei: Persona)
26 – “Reach Out To The Truth” (Persona 4)

* Faixas inéditas.

Dica do Fabão via Twitter.

[via Famitsu]

3 Responses to “Persona Music Tour 2010: a personificação do sucesso”


  1. 1 Gustavo Souza 16/08/2010 às 11:13 pm

    Adoro as trilhas sonoras de Persona 3 e 4 (só joguei esses). Só faltavam colocar a Blues in the Velvet Room, a música extra da OST de P3.

    E como você disse, são vários estilos diferentes. O trio de músicas de P4 (Signs of love, heartbeat e your affection) são bonitinhas, enquanto as músicas com Lotus Juice são meio que um hip hop, estilo que eu não curto mas que nas músicas dos shows e das OSTs ficam demais. Aliás, as músicas com eles no show ficam demais. Deep Breath para mim é a melhor música do primeiro Persona Live.

    Acho que o mais estranho mesmo é terem tirado The Almigthy da setlist, já que é uma música com mais guitarras e muito legal.

    No mais, fico feliz de saber que a série faz sucesso lá, pois isso significa que teremos mais jogos. Persona 3 e 4 foram dois jogos dos quais eu não esperava nada, pois fazia anos que não conseguia terminar um JRPG, e não só fiquei totalmente viciado como gastei mais de 200 horas de jogo nos dois juntos.

    • 2 Alexei Barros 17/08/2010 às 1:57 am

      Sequer joguei qualquer jogo da série Persona, Gustavo, e pela duração das aventuras que você disse creio que ainda vou demorar para um dia conseguir progredir alguma coisa. o.O

      Estranho a ausência da “Blues in the Velvet Room”, foi uma das que de cara chamou a atenção quando comecei a me interessar pelas trilhas da série.

      Identifiquei-me sobremaneira com o seu comentário sobre hip hop, porque não sou nada fã do estilo e quando fui perceber acabei curtindo algumas músicas do Lotus Juice. Pelo menos para mim isso aconteceu porque eles misturaram com outros gêneros, e a “Deep Breath Deep Breath” na versão ao vivo tem uma levada jazzística fantástica no saxofone.

      Não me dei conta da falta da “The Almigthy”, acredito que só deram um tempo, como já teve por dois anos seguidos.

      E com certeza você pode esperar por novos jogos, se não para PlayStation 3 para o PSP, que tem recebido as últimas adaptações e remakes da série.


  1. 1 Extend -Video Game Music Live-: a extensão do Hyper Game Music Event « Hadouken Trackback em 02/01/2011 às 10:41 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: