King of Fighters XIII OST: a retomada do reinado

Por Alexei Barros

De completo ignorante da série King of Fighters passei a conhecer ao menos um pouco melhor as trilhas sonoras por indicação do Fabão SNK’tana. Meu interesse aumentou ainda mais ao perceber que nos álbuns Arrange Sound Trax de 1994 a 2000 os instrumentistas eram nomes familiares do cenário jazz fusion nipônico, como Jun Kajiwara (guitarra), Akira Jimbo (bateria), Masaharu Ishikawa (bateria), Tetsuo Sakurai (baixo) e Hiroyuki Namba (teclado). E ainda serviu para conhecer muita gente boa, como Osamu Koike (sax). Ouça que beleza é a “Rumbling on the City (New Ikari Team Theme)” (KOF ’96 AST), por exemplo.

Infelizmente, há dez anos não são mais lançadas as ASTs nesse formato, com músicos convidados executando os temas do jogo, mas pelo menos a qualidade das OSTs tem se mostrado ótima, como a The King of Fighters 2002 Unlimited Match Original Soundtrack, depois de tropeços, a exemplo da escabrosa The King of Fighters 2001 Original Sound Trax.

Essa tradição do lançamento que seguia a série desde os primórdios sofreu um buraco com o advento do The King of Fighters XII, que não teve a OST lançada em CD. O motivo, pelo que é comentado em fóruns, seria a falta de interesse de uma publisher para comercializar o álbum. Curiosamente, a Team Entertainment se mostrou disposta a publicar a trilha do sucessor The King of Fighters XIII Original Soundtrack, que sai hoje, 4 de agosto, com o número de catálogo KDSD-00379~80. São dois CDs, o primeiro com 15 e o outro com 37 faixas.

Espero que o encarte do álbum ajude a elucidar quem são os compositores, porque nos créditos do jogo constam seis pessoas: Tetsuhiro Ogawa, Iku Mizutani, Tomonao Niiya, Tasuku Mizutani, Toshihiko Hiraguchi e Makoto Suehiro. Contudo, eles aparecem como sound designers, portanto não é possível saber quem criou as músicas e os efeitos sonoros. De todos esses nomes, o menos desconhecido é Iku Mizutani, que compôs a trilha do Chaos World com Hiroyuki Iwatsuki.

Como por enquanto KOF XIII só está disponível nos arcades japoneses, é possível ter uma noção da qualidade das músicas apenas no site oficial, que faz o grande favor de separar os temas dos times. Se você não quer ter o inconveniente de clicar para escutar cada faixa, uma alma prestativa ripou os samples e publicou no Nico Nico Douga em duas partes de meia hora. Já que é impossível subir músicas tão longas no Goear, peço para que ouça aqui e aqui sem precisar fazer nenhum cadastro.

Como já foi divulgada a track list, chama a atenção logo de cara a “Stormy Saxophone 5 (Yagami Team)”, dando sequência à estirpe de tempestades saxonísticas “Stormy Saxophone (America Factory Stage)” (KOF ’95), “Stormy Saxophone 2 (Yagami Team Theme)” (KOF ’96), “Cool Jam (Iori Yagami)” (KOF ’97) – ainda que o “Stormy Saxophone” tenha sido suprimido na AST, a OST oficializa o tema como o terceiro da família – e finalmente “Stormy Scream ~Stormy Saxophone 4~” (KOF 2000) . Embora tenha as minhas dúvidas se o sax não é sintetizado, é um tema empolgante especialmente pela participação do baixo e do solo de guitarra.

Em contrapartida, a “Esaka Continues… (Japan Team)”, apesar dos seus momentos na guitarra, não consegue fazer frente às antecessoras. Penso o mesmo sobre a “Irregular Mission (Ikari Team)”. “Purity Soldiers (Psycho Soldier Team)” apresenta passagens atraentes no piano e “Kyokugen Training! -Mountain Seclusion- (Art of Fighting Team)” mistura instrumentos tradicionais japoneses com guitarras. Enfim, opiniões que podem ser aprofundadas ou mudadas quando apreciar o álbum.

3 Responses to “King of Fighters XIII OST: a retomada do reinado”


  1. 1 Junior 08/08/2010 às 12:33 pm

    Opa Alexei.

    Valeu pela dica, irei conferir em breve.

  2. 2 Lia 09/08/2010 às 8:09 pm

    Eu adoro as trilhas do 95 ao 98, mas depois dos 99 e 2000, que foram hmm, medianos, não fui mais atrás nem das trilhas, o que pelo jeito foi uma burrada haha.
    Queria ver o Blue Mary’s Blues sem o vocal, só com os sax como nesses Stormy *_*


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: