Por Alexei Barros
Um dos maiores pecados da era PlayStation no que se refere a game music é a Namco não ter lançado a trilha original do Ace Combat 2 (1997). Ainda que as músicas fossem no formato Red Book – ou seja, bastava colocar o disco do jogo para ouvir as faixas em um CD player –, não é a mesma coisa do que um álbum com capa e encarte recheado de informações detalhadas dos compositores. No período precedente ao instaurado pelo mago Keiki Kobayashi, o principal responsável pelas composições pomposas da série mais recentemente, AC2 destacava-se pelo hard rock de primeira linha, exibindo alguns dos mais empolgantes riffs de guitarra da era 32-bits, que o digam “Fire Youngman”, “Blow Away” e “A Fresh Youngster”.
Um ditado novo diz “nunca diga nunca” e eis que treze anos depois a trilha vai ser publicada em CD de forma restrita e longe da ideal, diga-se. Quem comprar o Ace Combat X²: Joint Assault Famitsu DX Pack de PSP no Japão (sai dia 26 de agosto por lá) receberá dois discos promocionais: o primeiro, com as 31 faixas do Ace Combat 2, e o outro combinando o conteúdo do Ace Combat 2 Original Sound Invitation (CD bônus relativamente raro, de 500.000 cópias, entregue para quem comprou o jogo por pré-venda em 1997 pela DigiCube), uma faixa de irrisórios 22 segundos do AC2 que não entrou na versão final e sete músicas do Ace Combat X²: Joint Assault de autoria do novo talento Go Shiina (Tales of Legendia, Mr. Driller Drill Land e God Eater).
Pouco provável, mas torço para que seja revelado quem fez o quê do quarteto Kohta Takahashi, Hiroshi Okubo, Tetsukazu Nakanishi e Nobuhide Isayama, os nomes exibidos no setor Game Sound Staff dos créditos. Recentemente parte do time de compositores foi entrevistada pela Famitsu (quando foi tirada a foto ao lado) e na página pessoal do Takahashi Solid State Japan é possível ver os liner notes de Takahashi – e eu batendo a cabeça na parede por não poder entender. Vários outros trabalhos foram mencionados, e só de acompanhar as capas na lateral dá para ter uma ideia das influências – Dream Theather, Megadeth, Van Halen… até de outro jogo, After Burner, cuja semelhança foi exemplificada com a “Rising High”.
No site oficial já é possível ouvir samples de todas as músicas da trilha do Ace Combat 2, e dá para perceber que a qualidade é semelhante ao do Red Book.
O Playstation foi um videogame que esbanjou games com OST excelentes (Tenchu, Brave Fencer, Bust a Move, FFs, Wild Arms, etc.), dentre elas a de Ace Combat 2. Realmente o som característico da guitarra é demais.
Minhas preferências (não nesta ordem):
Aim High – Uma música bem alegre, a guitarra rouba a cena aqui.
Bear Tracks – Percussão, guitarra (pra variar) e melodia interessante nesta música um pouco mais calma.
Dystopia – O pau quebrando no tiroteio aéreo e esta música super relaxante ao fundo. Todo gamer deveria jogar isso algum dia…
Title – Curta (16 s) mas impactante.
Estranho lançarem só agora um produto do tipo.
Fico muito surpreso por encontrar outro admirador da trilha do AC2, agora só não me leve muito em consideração porque nunca joguei o jogo mesmo e conheço praticamente nada da série.
A profusão de criatividade dessa época creio que se explica evidentemente ao início do uso do CD, e à sua lista (ainda precisava conferir Tenchu) acrescentaria Medal of Honor, Gran Turismo, Grandia, Suikoden e Chrono Cross, entre outros.
“Aim High” é excepcional, havia esquecido de quão maravilhosa era. Para completar o show guitarrístico ainda tem baixo slap, também recorrente na “Bear Tracks”, que que isso…
A “Dystopia” já me lembra os jogos mais recentes, bem climática, e o mesmo vale para a “Title” de fato.
Tudo bem, na verdade eu só joguei pra valer (até zerar) o segundo da série, mas é o suficiente para admirá-la.
Estes sons eu tinha (na verdade ainda tenho) gravado em VHS: fitas apenas com sound tests de games. :) Na tela de sound test de AC2 há um avião russo (acho que o Sukhoi-SU-37) girando e equalizadores, muito legal!
Tenchu tem uma música que na minha humilde opinião é fantástica, a “Hime no Taibyo”. Gosto demais dessa OST.
Abraço!
Ah, com certeza é mais do que os minutos que joguei em uma feira de games. XD
É, foi-se o tempo em que precisava gravar as músicas do jogo em fita K7 ou VHS para ouvir depois.
Ouvi a “Hime no Taibyo” no YouTube e me impressionou, já que mesmo sendo (imagino) uma música de ambiente, o violão e depois o piano sobressaem de maneira surpreendente. Muito bom!
gente doceu amei esse blog tem infrormaçoes antigas legais tb uhuhuh
amo trilhas sonoras, e vo deixar aqui um site q achei q tem tdo qnto eh trilha sonora d games! tem ate legend of mana e valkyirie profle!entao pessoal,segue ai link esepro q seje util!
ah sim e fora cds originais d trilha sonora d games, tb tem artbooks otimosss d games q eu nao achava em nenhum lugar! e tb coisas d anime,p qem gosta:)
site: https://www.otaku.co.uk/productlist.asp?catsearch=gamebook