Ace Combat 2: o voo que atrasou 13 anos


Por Alexei Barros

Um dos maiores pecados da era PlayStation no que se refere a game music é a Namco não ter lançado a trilha original do Ace Combat 2 (1997). Ainda que as músicas fossem no formato Red Book – ou seja, bastava colocar o disco do jogo para ouvir as faixas em um CD player –, não é a mesma coisa do que um álbum com capa e encarte recheado de informações detalhadas dos compositores. No período precedente ao instaurado pelo mago Keiki Kobayashi, o principal responsável pelas composições pomposas da série mais recentemente, AC2 destacava-se pelo hard rock de primeira linha, exibindo alguns dos mais empolgantes riffs de guitarra da era 32-bits, que o digam “Fire Youngman”, “Blow Away”“A Fresh Youngster”.

Um ditado novo diz “nunca diga nunca” e eis que treze anos depois a trilha vai ser publicada em CD de forma restrita e longe da ideal, diga-se. Quem comprar o Ace Combat X²: Joint Assault Famitsu DX Pack de PSP no Japão (sai dia 26 de agosto por lá) receberá dois discos promocionais: o primeiro, com as 31 faixas do Ace Combat 2, e o outro combinando o conteúdo do Ace Combat 2 Original Sound Invitation (CD bônus relativamente raro, de 500.000 cópias, entregue para quem comprou o jogo por pré-venda em 1997 pela DigiCube), uma faixa de irrisórios 22 segundos do AC2 que não entrou na versão final e sete músicas do Ace Combat X²: Joint Assault de autoria do novo talento Go Shiina (Tales of Legendia, Mr. Driller Drill Land e God Eater).

Pouco provável, mas torço para que seja revelado quem fez o quê do quarteto Kohta Takahashi, Hiroshi Okubo, Tetsukazu Nakanishi e Nobuhide Isayama, os nomes exibidos no setor Game Sound Staff dos créditos. Recentemente parte do time de compositores foi entrevistada pela Famitsu (quando foi tirada a foto ao lado) e na página pessoal do Takahashi Solid State Japan é possível ver os liner notes de Takahashi – e eu batendo a cabeça na parede por não poder entender. Vários outros trabalhos foram mencionados, e só de acompanhar as capas na lateral dá para ter uma ideia das influências – Dream Theather, Megadeth, Van Halen… até de outro jogo, After Burner, cuja semelhança foi exemplificada com a “Rising High”.

No site oficial já é possível ouvir samples de todas as músicas da trilha do Ace Combat 2, e dá para perceber que a qualidade é semelhante ao do Red Book.

6 Responses to “Ace Combat 2: o voo que atrasou 13 anos”


  1. 1 mcs 28/07/2010 às 1:11 am

    O Playstation foi um videogame que esbanjou games com OST excelentes (Tenchu, Brave Fencer, Bust a Move, FFs, Wild Arms, etc.), dentre elas a de Ace Combat 2. Realmente o som característico da guitarra é demais.

    Minhas preferências (não nesta ordem):

    Aim High – Uma música bem alegre, a guitarra rouba a cena aqui.

    Bear Tracks – Percussão, guitarra (pra variar) e melodia interessante nesta música um pouco mais calma.

    Dystopia – O pau quebrando no tiroteio aéreo e esta música super relaxante ao fundo. Todo gamer deveria jogar isso algum dia…

    Title – Curta (16 s) mas impactante.

    Estranho lançarem só agora um produto do tipo.

    • 2 Alexei Barros 28/07/2010 às 2:03 pm

      Fico muito surpreso por encontrar outro admirador da trilha do AC2, agora só não me leve muito em consideração porque nunca joguei o jogo mesmo e conheço praticamente nada da série.

      A profusão de criatividade dessa época creio que se explica evidentemente ao início do uso do CD, e à sua lista (ainda precisava conferir Tenchu) acrescentaria Medal of Honor, Gran Turismo, Grandia, Suikoden e Chrono Cross, entre outros.

      “Aim High” é excepcional, havia esquecido de quão maravilhosa era. Para completar o show guitarrístico ainda tem baixo slap, também recorrente na “Bear Tracks”, que que isso…

      A “Dystopia” já me lembra os jogos mais recentes, bem climática, e o mesmo vale para a “Title” de fato.

  2. 3 mcs 30/07/2010 às 12:37 am

    Tudo bem, na verdade eu só joguei pra valer (até zerar) o segundo da série, mas é o suficiente para admirá-la.

    Estes sons eu tinha (na verdade ainda tenho) gravado em VHS: fitas apenas com sound tests de games. :) Na tela de sound test de AC2 há um avião russo (acho que o Sukhoi-SU-37) girando e equalizadores, muito legal!

    Tenchu tem uma música que na minha humilde opinião é fantástica, a “Hime no Taibyo”. Gosto demais dessa OST.

    Abraço!

    • 4 Alexei Barros 30/07/2010 às 2:07 pm

      Ah, com certeza é mais do que os minutos que joguei em uma feira de games. XD

      É, foi-se o tempo em que precisava gravar as músicas do jogo em fita K7 ou VHS para ouvir depois.

      Ouvi a “Hime no Taibyo” no YouTube e me impressionou, já que mesmo sendo (imagino) uma música de ambiente, o violão e depois o piano sobressaem de maneira surpreendente. Muito bom!

  3. 5 jenny 02/08/2010 às 10:05 am

    gente doceu amei esse blog tem infrormaçoes antigas legais tb uhuhuh
    amo trilhas sonoras, e vo deixar aqui um site q achei q tem tdo qnto eh trilha sonora d games! tem ate legend of mana e valkyirie profle!entao pessoal,segue ai link esepro q seje util!
    ah sim e fora cds originais d trilha sonora d games, tb tem artbooks otimosss d games q eu nao achava em nenhum lugar! e tb coisas d anime,p qem gosta:)
    site: https://www.otaku.co.uk/productlist.asp?catsearch=gamebook


  1. 1 Trilha de Ace Combat: Assault Horizon virá em pacote promocional com três CDs; Keiki Kobayashi e Norihiko Hibino estão entre os compositores « Hadouken Trackback em 02/09/2011 às 1:24 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: