Last Ranker Limited Soundtrack -Piano Trio Arrange-: o último é o primeiro


Por Alexei Barros

Sei os trailers de Last Ranker não empolgam, há um motivo para pelo menos despertar interesse pela trilha do RPG que saiu dia 15 de julho para PSP no Japão (segue sem a confirmação da versão ocidental): o talento de Yoko Shimomura. A Last Ranker Original Soundtrack, com dois CDs, de 22 e 19 faixas, ainda está para sair, precisamente 28 de julho, mas a edição limitada veio com o disco promocional Last Ranker Limited Soundtrack -Piano Trio Arrange- como proclamado aqui, conferindo uma amostra do que a trilha nos reserva.

Há de ressaltar o fato inusitado de conhecermos primeiro os arranjos para depois ouvir as originais. Foi o que aconteceu com as releituras orquestradas do Ace Attorney Investigations, por exemplo, no Gyakuten Kenji Orchestra & Video Album. O autor dos arranjos é Hironori Osone, que havia trabalhado no Tales of Legendia (trilha épica do Go Shiina), no anime Romeo x Juliet (Hitoshi Sakimoto) e no álbum Echoes of War.

Do trio de instrumentistas se sabia somente o nome da violinista Ayako Ishikawa, ex-Eminence, mas também veio à tona quem é a pianista, Yuka Narita, e a violoncelista, Ayano Kasahara, que já participou de uma grande variedade de trilhas de game music, como de Unlimited SaGa e echochrome. Por ser um número reduzido de músicos, nota-se que a qualidade individual é suprema. Não me contive, e comentei as cinco faixas do disco.

01 – “Main Theme of Last Ranker”

O início no piano é frenético, acalmando logo depois. O solo de violoncelo é de partir o coração, com as respostas do violino. O papel se inverte até o piano se juntar de maneira mais incisiva. Em seguida, a música demonstra uma alternância entre momentos agitados e calmos, passando a impressão de ser um medley pela naturalidade com que as frases foram cadenciadas.

02 – “Wanderers, Look Up at the Sky”

Já imagino que na original o começo seja tocado por uma gaita de fólio ou algo do tipo pela atuação do violoncelo. O violino segue entoando a melodia que mais parece do Yasunori Mitsuda.

03 – “Ghandoar, a Gorgeous Capital”

Repete um bocado a fórmula da primeira pelos solos alternados de violino e violoncelo, com uma sensibilidade na melodia ainda mais tocante. O piano também contribui de maneira singular.

04 – “The Bloom of Passion”

Faixa agitado que lembra um tema de combate do Kingdom Hearts. Em 2:02, quando o piano fica sozinho mais parece o encerramento, quando, na verdade, a festa não chegou à metade. Depois só melhora.

05 – “The Flower Blooms on That Shore”

Mais uma com o jeitão Kingdom Hearts, com direito a alguns trechos dissonantes dos três instrumentos. Ali em 2:47, Ayako Ishikawa dá um show de técnica, para depois os instrumentos retomarem a melodia principal.

6 Responses to “Last Ranker Limited Soundtrack -Piano Trio Arrange-: o último é o primeiro”


  1. 1 Daniel 24/07/2010 às 7:37 pm

    Ola amigo, sei que esse espaço não é o certo para este assunto, mas gostaria de saber se poderia fazer uma parceria do meu blog http://sonybox360.blogspot.com/ com o seu, seria uma honra pra mim. Espero uma resposta e desde já obrigado.

    Att:
    Daniel Melo

    Danmelo18@hotmail.com

  2. 2 Farley 25/07/2010 às 7:41 pm

    Realmente concordo com o fato de por ser um número reduzido de músicos a qualidade ficou suprema. Pra mim as melhores são “Main Theme of Last Ranker” e “The Bloom of Passion”, simplesmente incríveis. Fiquei curioso agora pela trilha normal, vou conferir assim que sair.

  3. 3 leandro 28/07/2010 às 12:50 am

    yoko Shimomura é muito virtuosa,suas músicas tem muita expressão e sentimento…
    o jogo realmente não está lá estas coisas mais a trilha está dez.

    e parabéns pelo blog…

  4. 4 Radical Dreamer 29/07/2010 às 11:36 am

    Belíssimo álbum. Tenho que concordar com o leandro sobre a expressão da música de Shimomura. “The Bloom of Passion” é um tema de batalha que realmente mostra a paixão de Shimomura em suas composições. Agora só falta a trilha em si. Ouvi alguns rips no Youtube que são simplesmente impressionantes, tais como “Battle 2” e “Battle 4”, que aparentemente se chama “Crudelis et Magnificus” na OST. Meu Deus, Shimomura realmente abraçou o uso de corais e música clássica para essa obra-prima. Xenoblade e Luminous Arc 2 não foram impressionantes desse jeito.

  5. 5 Lia 29/07/2010 às 2:20 pm

    Também achei The Bloom Of Passion excepcional dentre os arranjos.
    E ouvindo os rips no YouTube que Radical Dreamer mencionou dá pra notar que esse empenho se estende pela maioria dos temas batalha (aliás, que enxurrada deles! =P). Chutaria que The Bloom Of Passion parta do tema 8.

  6. 6 Alexei Barros 29/07/2010 às 2:52 pm

    @ Daniel

    Link adicionado. ;)

    @ Farley

    Do que escutei até agora, acredito que a OST é muito superior ao CD promocional, fiquei bastante impressionado.

    @ Leandro

    E ainda custo acreditar que a mesma Yoko Shimomura do Kingdom Hearts e Legend of Mana fez a trilha sonora do Street Fighter II.

    @ Radical Dreamer

    Exatamente o que estava pensando sobre o Xenoblade. Não conferi ainda Luminous Arc 2, mas do que ouvi até agora, como disse ao Farley, fiquei estupefato pela qualidade. Há vários temas com coral que me surpreenderam bastante.

    @ Lia / Radical Dreamer

    Não cheguei a conferir no YouTube, mas coloco o link aqui para a primeira “Crudelis et Magnificus” (tem também a segunda “Crudelis et Magnificus”).


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: