“Nobunaga’s Ambition Medley” – NA: Sengoku Gunyuuden, NA: Busyou Fuunroku (FCB 8th Live)

Por Alexei Barros

Eu costumava olhar torto para a série Nobunaga’s Ambition pelas capas dos jogos e das trilhas que mais pareciam de filmes de samurais da década de 1960 e sobretudo para os games mesmo, uma vez que estratégia nunca foi a minha praia. Que tolice cometi. Quanto às músicas, que fique avisado, jogar não garanto nada.

Ao lado da Nintendo e da Square, a Koei foi uma das produtoras mais recorrentes no quinteto de apresentações do Orchestral Game Concert de 1991 a 1995, e foi por intermédio dessas performances que passei a procurar também pelos álbuns arranjados, que possuem um padrão de qualidade irretocável. Por esse motivo, fico com a impressão de que os amadores costumam ficar intimidados em mostrar as próprias versões. O que não é o caso da eclética Famicom Band.

A excelência é em grande parte resultado de uma compositora genial que é a Yoko Kanno, que mesmo sendo prioritariamente de animes teve a bondade de criar algumas músicas para jogos da Koei. Nesse medley formulado pela FCB, com temas do Nobunaga’s Ambition: Sengoku Gunyuuden e Nobunaga’s Ambition: Busyou Fuunroku, há várias de autoria dela, sendo que a trilha do primeiro foi feita em parceria com Mitsuo Yamamoto.

Mesmo mal conhecendo o jogo, é possível perceber que o medley segue mais ou menos a ordem do que acontece, e se destacam, entre outras, a memorável “Opening” (0:15), a imponente “Nobunaga~ War” e a nervosa “Field” (6:57). Tudo isso do Sengoku Gunyuuden.  Mais interessante é que após acabar o embate, com direito até alguma referência direta a um detalhe que só pode perceber quem conhece (8:23), surge a “Opening B” (8:28) – uma maravilha completa – e a “Initialization” (10:11) do Busyou Fuunroku. Por mais que pareça estranho fechar o medley com um tema de abertura e outro próximo disso casou perfeitamente.

Parabéns se você conseguiu sobreviver ao final do post depois de tanta obscuridade e ambições do Nobunaga. O que não é o caso da Yoko Kanno, vai.

“Nobunaga’s Ambition Medley”

“Pre-opening” ~ “Opening” ~ “Initialization” ~ “Nobunaga~ Main” ~ “Nobunaga~ War” ~ “Main” ~ “Field” ~ “Siege Battle” ~ “Victory” (Nobunaga’s Ambition: Sengoku Gunyuuden) ~ “Opening B” ~ “Initialization” (Nobunaga’s Ambition: Busyou Fuunroku)

6 Responses to ““Nobunaga’s Ambition Medley” – NA: Sengoku Gunyuuden, NA: Busyou Fuunroku (FCB 8th Live)”


  1. 1 Lia 18/07/2010 às 10:00 pm

    Nobunaga~ War e Field ficaram demais no medley. Você deu uma ouvida nas trilhas inteiras? Vale a pena pegar?

    • 2 Alexei Barros 18/07/2010 às 10:38 pm

      Das trilhas originais desses dois eu não me empolgo muito por serem todas sintetizadonas – não sei qual é a sua tolerância para game music mais primitiva.

      Quanto aos álbuns arranjados, posso estar enganado, mas creio que não existe do Busyou Fuunroku, a não ser pela “The Beacon” e “Distant Mountains and Rivers” do Orchestral Game Concert 2. O Nobunaga’s Ambition: Sengoku Gunyuuden não acho muito inspirado. Tem várias músicas com vocais, e a mim não combina com o estilo das composições.

      Se seguirmos para a série inteira, recomendo o Nobunaga’s Ambition: Chronicles of Heaven, que tem a dobradinha Yoko Kanno e Warsaw Philharmonic Orchestra que é tão comum nas trilhas de animes dela. Por fim, mais recentemente saiu o Nobunaga’s Ambition Supreme Record, que acho soberbo, apesar das faixas ficarem na maioria entre um minuto e meio e dois (quando começam a empolgar, acabam).

      • 3 Lia 21/07/2010 às 8:36 pm

        Não vou muito atrás de sintetizadas de jogos que não conheço, mas vou dar uma olhada numa delas pra ver.

        A de Chronicles of Heaven me bastou Yoko Kanno pra convencer =)
        Procurando nas listas de torrent vi que a trilha da versão online http://vgmdb.net/album/939 é do Kenji Kawai, mas não achei samples em nenhum lugar, então vai na fé =P

        • 4 Alexei Barros 21/07/2010 às 9:06 pm

          As sintetizadas achei bem simples, vale mais pela curiosidade depois de ouvir as arranjadas. Eita, do Nobunaga’s Ambition Online eu acho que me esqueci de ouvir… vou tentar ver como é. Ah, mas por torrent nem causa muito arrependimento (dependendo da sua qualidade de conexão). =P

          • 5 Lia 24/07/2010 às 1:43 pm

            O torrent bonitinho, completinho, com capas e tags traduzidas… estava mortinho haha. Mas deu pra pegar.
            Aliás, o Nobunaga’s Ambition Online está recomendadíssimo. As músicas também são curtinhas, mas espalhadas pelos 2 CDs nem se percebe. E o estilão do Kawai, com aqueles corais soturnos e cordas angustiadas, casou muito bem com a atmosfera de guerras medievais do jogo.

  2. 6 Alexei Barros 24/07/2010 às 8:33 pm

    Hmmm, acho que esbarrei pelo torrent por aí…

    Já peguei o Nobunaga’s Ambition Online, e em breve vou conferir, fiquei muito interessado depois da sua descrição. Precisava conhecer mais do trabalho do Kenji Kawai também.

    Ei, e se você não se importou com a duração diminuta das faixas, reitero a sugestão para o Nobunaga’s Ambition Supreme Record. ^^
    Esqueci de mencionar que o álbum traz músicas de cinco jogos diferentes da série.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: