Symphonic Legends será transmitido ao vivo em vídeo!


Por Alexei Barros

Quase um ano depois de ter acompanhado pela Internet o Symphonic Fantasies no momento em que tudo acontecia, na Alemanha, e de ver determinados shows, você sabe quais, ao vivo, no Brasil, digo sem medo que é uma experiência muito mais recompensadora assistir a um concerto transcendental na tela do computador do que uma apresentação mambembe in loco.

Foi uma situação tão singular que pensei que jamais se repetiria. Sensação que aumentou ao saber que o sucessor,Symphonic Legends, seria voltado às músicas da Nintendo, uma produtora que o que possui de trilhas sensacionais tem de draconiana, mais até do que a Square Enix no que tange aos direitos autorais das composições. “Por isso, não vou esperar pelo lançamento do CD e não sei se haverá a tradicional transmissão pelo rádio ou em vídeo como nos anos anteriores. Vamos aguardar”, eu disse.

Apesar do meu imenso ceticismo, que beirava o desânimo, faço o pedido para que reserve o dia 23 de setembro, quinta-feira, porque nessa data o Symphonic Legends também será transmitido em vídeo! Sei que o horário não é exatamente perfeito, dados os infindáveis compromissos que nos ocupam durante a semana e além, mas o concerto acontecerá por aqui às 15 horas, já que na Alemanha se dará às 20 horas. Confira pelo 24 Time Zones.

Como faz tempo que não falo do Symphonic Legends, permita-me relembrar alguns detalhes. Performance da WDR Radio Orchestra Cologne e do State Choir Latvija sob regência do sueco Niklas Willén, e as participações especiais do pianista Benyamin Nuss e do percussionista Rony Barrak no Cologne Philharmonic Hall, o mesmo palco do Symphonic Fantasies. O formato foi definido como uma mistura do Symphonic Shades e do Symphonic Fantasies, ou seja, espere tanto por músicas avulsas como suítes. Como de praxe, Jonne Valtonen é o arranjador principal, aliás, ele também compôs a fanfarra de abertura “Fanfare for the Common 8-bit Hero”, e há uma trinca de arranjadores convidados japoneses do mais elevado gabarito: Shiro Hamaguchi, Hayato Matsuo e Masashi Hamauzu. Para não se esquecer de Roger Wanamo e Torsten Rasch.

Quanto ao repertório, se sabia que o quinteto Mario, Zelda, Donkey Kong, Metroid e F-Zero seriam os representantes nintendistas. Há o reforço de mais duas séries: Star Fox e Pikmin, que considero uma imensa surpresa. Primeiro, porque é uma série que começou no GameCube, ou seja é mais nova das homenageadas, e parou por aí, considerando que no Wii foi apenas o relançamento do primeiro como parte da linha New Play Control!. Parece uma escolha do Press Start, que sempre integra no repertório títulos recentes da Nintendo, acontece que Pikmin é um completo ineditismo até para os concertos japoneses. Star Fox, por sua vez, é mais recorrente nos espetáculos, tendo a “Theme of Star Fox” figurado no Orchestral Game Concert 3, e “Planet Corneria” ePlanet Venom” (esta do Star Fox 64) no Dairantou Smash Brothers DX Orchestra Concert. Além disso, sendo mais específico, é certeza que haverá Donkey Kong Country e Super Mario Galaxy, conforme informado pelo produtor Thomas Boecker. Porém, por mais que aprecie as trilhas de todas séries, acredito que é F-Zero que vai alterar grandemente os meus batimentos cardíacos naquela promissora tarde.

11 Responses to “Symphonic Legends será transmitido ao vivo em vídeo!”


  1. 1 Jejé 14/07/2010 às 7:00 pm

    Espero que isto acabe se tornando mais comum de se ver… Adoraria ver pessoalmente, mas como não dá, nada que a internet não resolva (ainda que demore né, rs).

    • 2 Alexei Barros 14/07/2010 às 9:00 pm

      Com certeza, Jejé. Desejaria que especialmente os concertos japoneses também fossem transmitidos pela Internet. Mas eu acho que isso ainda vai demorar a se tornar algo frequente no mundo, e na Alemanha só acontece porque deu sorte de a rádio WDR estar envolvida. Para isso ocorrer com mais recorrência deveriam existir mais parcerias parecidas com esta, como é o caso também do Games in Concert, que é fruto de uma sociedade do site Gamer.nl com a rádio NCRV.

  2. 3 fezones 14/07/2010 às 9:00 pm

    Já tá marcado aqui no meu calendário. Só vou conseguir acompanhar por audio, mas desde já agradeço à alma caridosa que disponibilizará o streaming da apresentação pelas interwebs.

    YEAH!

  3. 6 Cledson 14/07/2010 às 9:33 pm

    Opa… deixarei marcado!
    Não posso perder!

  4. 7 Lia 15/07/2010 às 1:19 pm

    Hell yeah! =D
    Que elenco, minha nossa. Setembro tá muito longe.

  5. 8 Radical Dreamer 29/07/2010 às 11:40 am

    Excelente notícia! Além das transmissões, acho que Star Fox é uma série que se encaixa muito bem em um concerto sinfônico como esse. Eu nunca chutaria que Pikmin entraria no repertório, mas boto fé que a variedade de arranjadores nos trará algo criativo.

    • 9 Alexei Barros 29/07/2010 às 1:07 pm

      Concordo plenamente sobre Star Fox. Apesar de mal conhecer a série, do que ouvi de outros concertos tem músicas numa pegada cinematográfica que complementam o que as outras séries como Mario e DK tem para oferecer.

      Acho que Fire Emblem e Mother também poderiam entrar pela qualidade e variedade de músicas, mas a popularidade na Europa deve ter sido levado em conta para não serem escolhidas.

      Agora estou ansioso para saber quais faixas os arranjadores convidados fizeram, pois estamos quase entrando em agosto e não foi confirmado um número ainda.


  1. 1 O programa do Symphonic Legends « Hadouken Trackback em 13/09/2010 às 2:11 am
  2. 2 Como não poderia ser diferente: Symphonic Odysseys terá transmissão ao vivo em vídeo! « Hadouken Trackback em 08/07/2011 às 12:55 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: