“Romancing SaGa 2 Medley” – Romancing SaGa 2 (FCB 3rd Live)

Por Alexei Barros

Romancing SaGa 2 é um dos tantos jogos que a Squaresoft não localizou na época do Super Famicom e muito menos depois, visto que remakes só foram feitos do predecessor (este lançado nos EUA para PlayStation 2) e do SaGa 2 para DS. Lamento que o público ocidental, em sua maioria, desconheça a inspiração do Kenji Ito na ocasião. Se os 16-bits representam para mim a época áurea do Nobuo Uematsu, também é do Ito, talvez por influência ou proximidade. Os temas de combate tanto de um como de outro possuem melodias alucinantes.

Não por menos, a trilogia é uma das preferidas do cenário das bandas e orquestras doujin, e no âmbito profissional se limitou ao primeiro, vide Romancing SaGa no Press Start 2006. Para tapar lacunas como esta existem a Famicom Band, que mais uma vez foi muito feliz nas seleções, mais até do que a performance, já que os metais não estavam nos melhores dias. Coincidentemente ou não, foram escolhidas exatamente as duas músicas assinadas pelo Uematsu da trilha: a serena “The Legend Begins” (1:54) e a melancólica “Wipe Your Tears Away” (2:50), que foram originalmente compostas para o Makai Toushi SaGa do Game Boy. Antes, no começo tem a fantástica “Imperial Capital Avalon”, perfeita para abrir o medley. Só senti falta do baixo elétrico mais incisivo para estar de acordo com a original – as batidas graves eram recorrentes nos trabalhos do Kenji Ito naqueles tempos. “Last Battle” (4:15) é o único tema de batalha. Cresce aos poucos e segue em uma sucessão melódica arrebatadora confluindo na maravilhosa “Ending Theme” (6:25). Quando é evocada a “Opening Title” durante o tema de encerramento é puro êxtase.

“Romancing SaGa 2 Medley”

“Imperial Capital Avalon” ~ “The Legend Begins” ~ “Wipe Your Tears Away” ~ “Last Battle” ~ “Ending Theme”

9 Responses to ““Romancing SaGa 2 Medley” – Romancing SaGa 2 (FCB 3rd Live)”


  1. 1 Lia 15/07/2010 às 2:46 pm

    Uma pena em dobro essa falta de tato da Square, tanto pela trilha quanto pelo jogo em si, que tem um sistema muito legal e gráficos lindos (se você curtir retrogaming).
    Foi lançado para o Virtual Console nipònico sem nenhuma menção a sequer uma intenção de localizar, e os 3 patches pra ROMs que estão rodando desde 97 não são atualizados há anos.
    Sacanagem =S

    • 2 Alexei Barros 15/07/2010 às 3:43 pm

      Confesso ter jogado pouco do jogo, mas sempre achei o visual muito simpático e a trilha sonora um estrondo.

      Não sei quem seria o mais culpado por essa localização tão deficiente da série, a própria Square, sobretudo na época do Super Famicom e pelo remake do primeiro não ser grande coisa (pelo que dizem, não cheguei a jogar também), ou os jogadores ocidentais, visto que as vendas dos episódios anteriores não devem justificar a tradução por aqui. E curioso o abandono dos fãs, que coisa. o.O

      • 3 Lia 16/07/2010 às 4:48 pm

        Eu joguei uma das ROMs meio-traduzidas e segui um pouco em japonês a partir de um guia, mas sem entender os dialógos perdi o interesse. Os de PS1 são legaizinhos, diria. O SaGa Frontier 2, com cenários a aquarela como Legend Of Mana, é lindo de ver, e uma chatisse de jogar =P

        Os de PS2 são, de fato, bem ruins. Sei lá, parecem ideias sem rumo de vários jogos colados em um. Não é supresa que tenham vendido mal, mas não pareceu que puseram muito esforço nos títulos, de qualquer forma.

        Lembro de ter lido um programador reclamar em 2007 que não havia encontrado um tradutor, apesar de ter se entendido com o “código esquisito” dos textos do jogo. Falta de um japinha fluente em inglês fã de RS2? Bote curioso aí =S

        • 4 Alexei Barros 16/07/2010 às 5:12 pm

          Pena que não existem ROMs 100% traduzidas da trilogia do Super Famicom, tenho certo interesse em jogar um dia. Pior que com essa falta de tradutores vai ser difícil…

          Sobre o SaGa Frontier 2, também já me falaram que a trilha é uma das poucas coisas boas do jogo. Se for pelos quesitos técnicos então acho que ainda vou manter na minha relação de pendências.

          Unlimited Saga é dureza pelo que também já li, mas ainda queria me aventurar no remake do Romancing SaGa, apesar de não ser grande coisa.

          • 5 Lia 18/07/2010 às 9:27 pm

            Yeah, a série ficou bem descarrilhada no pulo de geração. Mas com pilhas de bons títulos saindo adoidado de um lado, e pilhas de bons títulos que há anos devia ter jogado (nunca joguei Ocarina Of Time sô o0), nem me sinto culpada de não ter tido a fé de terminar nenhum =P

  2. 6 Alexei Barros 18/07/2010 às 10:12 pm

    No fim das contas, é bem isso mesmo, mas ao lembrar de tanto jogo ruim que joguei ou terminei, ao menos um pouco podia ter testado os SaGas…

    P.S.: Coincidentemente, tempos atrás vivia essa mesma sina que a sua, de não ter jogado o Ocarina of Time. Consegui avançar a ponto de chegar à dungeon final, mas bestamente não cheguei a terminar… =S

  3. 7 romanticadayanna 15/08/2011 às 1:12 pm

    esse jogo é muito bom.

    Conta a história da luta contra o bem e o mal: Um império contra 7 demônios que antes eram bons, e que no final os vilões se unem para se tornar o vilão mais difícil dos jogos de SNES.

    muita gente não gosta, mas eu gosto.

    • 8 Alexei Barros 15/08/2011 às 1:36 pm

      Sempre tive curiosidade de jogar motivado pelas músicas alucinantes do Kenji Ito, apesar de algumas opiniões negativas a respeito.

      O único empecilho é que me parece não ter sido feita uma tradução completa do jogo…


  1. 1 “Romancing SaGa 3 Medley” – Romancing SaGa 3 (Game Addict’s Music Ensemble 2nd Concert) « Hadouken Trackback em 11/08/2010 às 4:03 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: