“FF Great Ensemble Medley” – Final Fantasy II, IV, V, IX e X ([Mint])

Por Alexei Barros

Sei que os vídeos pró-amadores japoneses têm rareado. O problema é que quando estavam acabando me acomodei e parei de garimpar. Pela falta de assuntos gamístico musicais tomei na vergonha na cara para tornar a caçar pérolas nipônicas no Nico Nico Douga.

Minha busca não foi em vão ao encontrar este ambicioso medley da série Final Fantasy com algumas das seleções mais arrojadas que já desfilaram pelo Hadouken, à parte duas músicas. Foi sorte ter encontrado a relação de faixas em um blog porque não reconheci tudo quando escutei pela primeira vez. Apesar disso, como um todo, considerando transições e encadeamento, a miscelânea arranjada por Cap(Assault Door) (sei lá quem é) não faz muito sentido.

No mesmo palco está a banda doujin [Mint] (não confunda com MintJam), a afiadíssima big band de nome 萃々吹奏楽団 (desconheço a romanização) e até, veja você, o saxofonista Muta em uma breve participação na “Theme of Love”.

A primeira “Messenger of Destruction”, que foi uma das que não reconheci,  nasceu para ser arranjada pelos Black Mages, mas não foi lembrada em nenhum dos três álbuns. Deveriam ter vergonha. As guitarras e principalmente o teclado à la Kenichiro Fukui escancaram isso. Porém, se um dia resolverem escolhê-la não deverá ser com metais como aqui.

E são justamente os trompetes e trombones espetaculares o motivo para o ápice do medley, quando é tocada a imbatível “Fight 2”, o tema de chefes do FFIV. Que sensacional! Depois da pausa surge a obscuríssima “My Home, Sweet Home” (outra que não me recordava) nos clarinetes. “At Zanarkand” em uma exibição padrão no solo de piano, e “Theme of Love” em duo com sax e piano (depois com o reforço dos clarinetes) formam a única parte de seleções mainstream.

A estupenda “Rebel Army Theme” aparece brevemente na sequência antes do desfecho apoteótico com a “Clash on the Big Bridge”, que ficou ainda melhor do que aquela versão da Low-tech Son com a T.E.O. (comparo pela similitude dos instrumentos).

No aguardo para mais performances megalômanas como esta. E dá um alento ouvir um medley de FF que passe bem longe de OWA, Chocobo, Aerith’s Theme…

– “FF Great Ensemble Medley”

“Messenger of Destruction” (FFIX) ~ “Fight 2” (FFIV) ~ “My Home, Sweet Home” (FFV) ~ “At Zanarkand” (FFX) ~ “Theme of Love” (FFIV) ~ “Rebel Army Theme” (FFII) ~ “Clash on the Big Bridge” (FFV)

7 Responses to ““FF Great Ensemble Medley” – Final Fantasy II, IV, V, IX e X ([Mint])”


  1. 1 Juunin 07/07/2010 às 11:40 am

    Excelente! Não conhecia essa banda!
    Aí sim, fui surpreendido novamente!
    E obrigado pelos links do goear!

  2. 2 fezones 07/07/2010 às 11:47 am

    Mais um belo achado Maestro!

    No momento estou jogando (pela enésima vez) o tão esquecido FFV, e cara que trilha boa. Destaque pra melancólica overworld da ultima parte do jogo, que não sai mais da minha cabeça. Um refresco para a memória aqui, http://www.youtube.com/watch?v=vGB6pqwva0k

    Agora me diz, como uma música dessas nunca foi arranjada por ninguém!? Enquanto temos OWA até os ouvidos sagrarem… Ou foi? xD

  3. 3 Orakio "O Gagá" Rob 07/07/2010 às 12:46 pm

    Muito bom, gostei. Eu gosto muito de violinos, mas acho ótimo quando rola um desses arranjos com ênfase nos metais. Isso é coisa bem japonesa, né? Parece que os japinhas curtem muito esse tipo de som.

  4. 4 Alexei Barros 07/07/2010 às 2:47 pm

    @ Juunin

    Fico feliz que tenha gostado tanto quanto eu, Juunin! Descobri hoje mesmo a banda meio que por acaso no Nico Nico, e garanto a você que eles me impressionaram até mais em outros vídeos, pena não serem relacionados com game music senão publicava aqui.

    @ fezones

    Terminei o FFV há algum tempo e pra mim só não é melhor do que FFIV, VII e VI (nessa ordem) entre as minhas preferências da série.

    A respeito da música, não me recordo de nenhum arranjo, seja de banda ou de orquestra, é uma vergonha mesmo o descaso com as trilhas pré-FFVII. Essa faixa mais uma vez comprova que as trilhas antigas antigas do Uematsu têm várias que acaba descobrindo aos poucos e demora para se dar conta da qualidade – não me lembrava tanto dela no jogo.

    @ Gagá

    Com certeza. Os japas adoram jazz e big bands, mas é legal que não fica só nisso, haja vista a Ensemble Game Classica, a qual publiquei vários vídeos por aqui.

  5. 5 Wesley Pires 08/07/2010 às 4:19 pm

    AHHHH malandro, curti pra carai essa playlist. Tambem fiquei feliz denão ter “Aerith Theme”, pois em minha opinião ela está manjada horrores. E aleluia, “My Home, Sweet Home” numa playlist. Quando ela aparece nos flashbacks do Bartz cai muito bem. Adoro esta musica, sério.
    Já que estou aqui, queria perguntar se a musica “Cry in Sorrow” do FFIV e a “The 4 Cristals” do FFIII (NES) foram escolhidas em alguma playlist.

    • 6 Alexei Barros 09/07/2010 às 12:42 am

      Profissionalmente nos concertos eu tenho certeza que não, Wesley. Já os grupos japas eu nunca vi até agora, quem sabe encontre um dia. Agora fico satisfeito ao constatar que cada vez mais as pessoas se unem ao coro do cansaço das músicas manjadas. Elas já foram novidade um dia, não mais. Está mais do que na hora de fazer por merecer as melhores faixas antigas que caíram no esquecimento.


  1. 1 “Final Fantasy Medley” – FF, FFII, FFVI e FFIX (Music Creators) « Hadouken Trackback em 03/09/2010 às 2:52 am

Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

