Por Alexei Barros
A trilha sonora de Afrika foi uma das maiores surpresas de game music dos últimos anos porque o jogo de safari sempre foi encarado com enfado na lista dos primeiros lançamentos do PlayStation 3. Se o título é bom ou não nem faço ideia, mas as músicas impressionam pela grandiosidade aliada às melodias marcantes.
Por isso mesmo, Afrika tem sido uma constante nos concertos mundo afora, desde os menos badalados, como o Video Game Soundtracks Golden State Pops Orchestra (“Savanna”) e o Video Game Orchestra ~Awakening~, até o popular A Night in Fantasia 2009 (“Afrika Symphonic Suite”). Ora suítes, ora peças únicas, todas as performances foram marcadas por uma coincidência (ou seria exigência?): a regência do compositor Wataru Hokoyama. E mais uma vez ele assumiu a batuta, desta vez no Video Games Live durante a E3 2010.
Ao menos o segmento é arroz com feijão: o tema-título “Afrika” e nada mais. Parece básico, mas em se tratando de VGL é muito, porque mesmo com números que tinham tudo para dar certo por serem já orquestrados (Shadow of the Colossus), acabaram deteriorados por decisões equivocadas e passagens pouco trabalhadas. Insinuarei novamente: difícil julgar por um vídeo de baixa qualidade do YouTube e em um ambiente tão escuro, porque está difícil de acreditar que esta diminuta orquestra tocou quase que com a mesma pompa dos 100 integrantes da Hollywood Studio Symphony da trilha original…
Olha que é playback hein… =P
Obrigado pelo apoio, Lia. Se o som fosse o que está sendo reproduzido ao vivo seria bem chinfrim. A performance da Eminence não é tão grandiosa como a da trilha original, mas ao menos é honesta.
Ah, será que teriam essa audácia?
Só se sair um vídeo melhor, que dê pra ver bem os músicos e com um som mais claro. Por enquanto, ou os ouvidos ou os olhos enganam =P
Não só teriam, como têm, como se pode notar pelo erhu imaginário do Uncharted 2 nesse mesmo show.
Tinha uma ou outra gravação no YouTube, mas não é possível tirar uma conclusão em relação ao segmento do Afrika.