Super Mario Galaxy 2: uma nova sinfonia galáctica adorável


Por Alexei Barros

Quem é afortunado é já está jogando Super Mario Galaxy 2 garante que de novo o jogo transpassou o desígnio. Liberta da pressão de ser o legítimo sucessor do Super Mario 64, posto naturalmente conquistado pelo predecessor, a equipe de desenvolvimento teve mais liberdade em ousar na fórmula centrada nos corpos esféricos, que de maneira alguma havia sido explorada ao máximo. Parêntesis: repudio quando o dito “mais do mesmo” logo na primeira sequência é usado como um argumento depreciativo, como se fosse essencial mudar tudo e começar do zero de uma hora para a outra. Que grande bobagem. Vide Ace Attorney. Mas é claro que um Super Mario Galaxy 4 seria exagero.

Quando Super Mario Galaxy 2 foi revelado na E3 2009 lancei três dúvidas a respeito da – adivinha – trilha sonora. Deixe-me retornar para as perguntas porque foram quase completamente respondidas pelos créditos do jogo.

– Koji Kondo terá maior participação desta vez?

Não. Ficarei surpreso se souber que compôs alguma música nova, porque, a exemplo do New Super Mario Bros. Wii, Kondo foi relegado à supervisão da trilha, função que desempenhou no predecessor ao avaliar o trabalho do Mahito Yokota, afinal ele sabe como ninguém que tipo de composições combinam com cada jogo do Mario.

– Mahito Yokota cuidará da maior parte das músicas de novo?

Sim. É incrível perceber como o Yokota passou de um compositor obscuro da Koei, empresa que costuma ter trilhas estupendas de jogos nem tanto, para um dos mais admirados no meio por temas como “Wind Garden” (Gusty Garden Galaxy) e “Floater Land” (Buoy Base Galaxy). É a magia da Nintendo imagino. Detalhe é que ele não esteve sozinho. O novato Ryo Nagamatsu, que participou do New Super Mario Bros. Wii, o assessorou, não sei com quantas e muito menos em quais faixas.

– Haverá músicas orquestradas novamente?

Sim! O vídeo da E3 2009 me deixou receoso, mas o trailer da Nintendo Media Summit 2010 reconfortou por trazer o mesmo tema tocado por uma orquestra real.  A participação da Mario Galaxy Orchestra, formada por instrumentistas de origem desconhecida, foi confirmada. Assim como no antecessor, há algumas faixas sintetizadas nas quais a imponência de uma orquestra não se fez necessária. Suspeito que em outras foi feita uma mistura de acordo com a proposta.

Por enquanto não foi comunicada a existência do álbum com a trilha original, nem mesmo via Club Nintendo. Contudo, como sempre os ripadores não nos deixam na mão. No perfil do YouTube Mahito Yokota, o qual duvido ser do próprio, foram subidas 46 músicas do jogo em excelente qualidade. Você pode conferir na playlist ou então por aqui mesmo, porque separei cada uma para ouvi-la mais comodamente. Se quer preservar as surpresas, tanto auditivas quanto referências, recomendo que pare por aqui.

Há músicas completamente magistrais. Não apenas melhores do que algumas do primeiro Super Mario Galaxy, e sim que figuram entre as mais inspiradas da série inteira, é uma coisa impressionante. Como li em um comentário do YouTube, a “Sky Station Galaxy 1”, que se ouvia em parte do primeiro trailer, é a nova “Egg Planet” (Good Egg Galaxy) dada a magnitude. Numa boa, que música é a “Fluffy Bluff Galaxy”? A “Haunty Halls Galaxy” me traz ótimas memórias do Super Mario World (releitura da “Haunted House”) e a “Throwback Galaxy”, amigo, não recomendo ouvir caso queira preservar a sua saúde. A “Final Bowser Battle” tem a pompa inimaginável para um Mario. Imaginaria em um Nobunaga’s Ambition da vida, como é da Koei, jamais em um jogo da NIntendo. E a alusão à “Wind Garden” no finalzinho da “Credits” é mancada.

Caso você não queira escutar todas as faixas, eu coloquei um asterisco nas que julguei indispensáveis após o Hadouken. Procurei ser rigoroso. Tem várias outras muito bacanas.

01 – “Title” *

02 – “Prologue, Part I”


03 – “Lubba’s Theme”

04 – “Starship Mario (Parts I-III)”*

05 – “Sky Station Galaxy 1” *

06 – “World 1 Map”

07 – “World 3 Map”

08 – “World 5 Map”

09 – “World 6 Map”

10 – “Sky Station Galaxy 2”

11 – “Yoshi Star Galaxy”

12 – “Spin-Dig Galaxy”

13 – “Fluffy Bluff Galaxy” *

14 – “Flip-Swap Galaxy”

15 – “Rightside Down Galaxy”

16 – “Puzzle Plank Galaxy” *

17 – “Cosmic Cove Galaxy”

18 – “Wild Glide Galaxy”

19 – “Glider”

20 – “Honeybloom Galaxy”

21 – “Haunty Halls Galaxy” *

22 – “Freezy Flake Galaxy”


23 – “Flipsville Galaxy”

24 – “Starshine Beach Galaxy”

25 – “Starshine Beach Galaxy (Underwater)”


26 – “Sweet Mistery Galaxy”

27 – “Space Storm Galaxy”

28 – “Slipsand Galaxy”

29 – “Melty Monster Galaxy”

30 – “Throwback Galaxy” *

31 – “Battle Belt Galaxy” *

32 – “Danger Ahead”

33 – “Boss Theme 1”

34 – “Boss Theme 2”

35 – “Boss Theme 3”

36 – “Hurry!” *

37 – “Bowser Jr.’s Fiery”*

38 – “Gobblegut Galaxy”

39 – “Bowser Jr. Battle”

40 – “Bowser’s Lava Lair”*

41 – “Bowser Brawl”*

42 – “Bowser Galaxy Generator”*


43 – “Final Bowser Battle”*

44 – “Epilogue”*


45 – “Ending”*



46 – “Credits”*

[via SEMO]

9 Responses to “Super Mario Galaxy 2: uma nova sinfonia galáctica adorável”


  1. 1 DGC 23/05/2010 às 1:14 am

    Elejo a “Bowser’s Lava Lair” a música mais simplesmente épica do jogo! prontofalei
    hehehe…

    Espetacular demais esta versão que considero a definitiva da Koopa’s Road (acertei agora?), mas a trilha como um todo é magistral! E ainda fez o que julguei improvável, superou a trilha do primeiro Galaxy.

    Mahito Yokota foi fantástico, palmas.

  2. 2 Junião 23/05/2010 às 7:51 pm

    Nem tanto pela trilha sonora, mas pelo jogo em si que parece estar ainda melhor que o seu predecessor. Super Mario Galaxy 2 é um jogo que tentarei jogar até o final, apesar do monte de jogo que ainda tenho pendente na fila de preferência, incluindo Final Fantasy XIII.

  3. 3 fezones 23/05/2010 às 11:08 pm

    “Se quer preservar as surpresas, tanto auditivas quanto referências, recomendo que pare por aqui.”

    Quero ver por quanto tempo conseguirei me segurar. Já é naturalmente difícil, e fica pior com O Afortunado e seus tweets sobre seu progresso galáxias a fora, deixando qualquer um doido para por as mãos nessa belezinha de qualquer maneira.

  4. 4 Platy 26/05/2010 às 12:21 am

    http://club.nintendo.jp/present/P108/index.html

    A capa oficial da um CORO nessa do youtube =P

    E ai … sera que chega pelo menos nos eua ?

  5. 5 Alexei Barros 26/05/2010 às 12:36 am

    @ DGC

    Olha, ainda estou indeciso qual a melhor (acho que estou entre a “Sky Station Galaxy 1” e a “Fluffy Bluff Galaxy”) e também se a trilha supera o primeiro. Prefiro responder depois de jogar, sei lá.

    @ Junião

    Só por terem dito que o SMG2 é mais díficil eu estou botando fé.

    @ fezones

    HAHAHAHA! É, ele sabe mesmo como provocar. Não são nada muito sérios os spoilers, dependendo de quais surpresas você quer guardar, mas preferi deixar o alerta porque teve gente que reclamou no Twitter daquele post que o Claudio fez sobre a fase do SM64 no SMG2.

    @ Platy

    E o mais incrível é que teve gente que achou que a era verdadeira a capa do YouTube só com o Yoshi, parei mesmo. O Club Nintendo japonês é só para lá mesmo, mas se for como a OST do primeiro o Play-Asia deve enviar algumas cópias para todo o mundo.

  6. 6 Alexo Mello 30/05/2010 às 2:55 pm

    Alexei, foi você que subiu os áudios para o You Tube? Nossa, foram todos “confiscados”. Fiquei curioso com o formato do player inicialmente, daí percebi que eram “reduções” do player do You Tube, isso?

    Enfim! Depois vou ouvir algumas coisa no Goear. Abraço


  1. 1 Perfil do Mahito Yokota no YouTube era falso; confirmada trilha original do Super Mario Galaxy 2 « Hadouken Trackback em 26/05/2010 às 12:26 am
  2. 2 Final Fantasy XIV: as primeiras impressões da trilha « Hadouken Trackback em 29/05/2010 às 11:44 pm
  3. 3 Super Mario Galaxy 2 Original Sound Track: « Hadouken Trackback em 19/08/2010 às 11:25 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: