Distant Worlds II: turnê se rende à magnitude de Final Fantasy XIII


Por Alexei Barros

Desde que publiquei o post derradeiro mais três músicas foram confirmadas para a track list do CD Distant Worlds II: more music from Final Fantasy, a saber, “Suteki da ne”, “Terra’s Theme” e “Main Theme of Final Fantasy VII” – tudo dentro do esperado. Mas a maior novidade dos últimos tempos referente à turnê é a respeito da apresentação na Suécia dia 12 de junho, quando estreia a nova fase Distant Worlds II.

Um assombro a notícia: a partir deste espetáculo, a turnê vai incorporar no set list nada mais, nada menos do que Final Fantasy XIII! Quando o maestro Arnie Roth aventou a possibilidade de músicas de outros compositores que não do Nobuo Uematsu aparecerem imaginei que fosse uma declaração só para não desanimar os fãs, uma vez que antes o concerto pulou o FFXIII e já tocou FFXIV.

Trata-se de um acontecimento praticamente inédito porque Uematsu domina tudo. Para mim, a inclusão demonstra duas coisas, que tanto Roth quanto Uematsu gostaram muito da trilha da FFXIII e devem não ter se impressionado muito (eufemismo para não gostaram ou até detestaram) do trabalho do Hitoshi Sakimoto no FFXII, como se fosse um elemento estranho, destoante, enfim um jogo perdido para as apresentações.  O que discordo e acho injusto. Pelo menos uma merecia. E mostra que Masashi Hamauzu está em alta, porque ele ainda prepara um arranjo para o Symphonic Legends.

Tanto isso é verdade que serão duas as  executadas: “Final Fantasy XIII – The Promise” e “Fang’s Theme”. Ambas já orquestradas – a primeira foi gravada no Japão por instrumentistas avulsos e a outra na Polônia, pela Warsaw Philharmonic Orchestra – nem precisam estar no CD. Costumo criticar as seleções, mas vou pegar leve porque as duas são fantásticas, concedendo uma amostra da alta inspiração da trilha, e também, convenhamos, daria para fazer um concerto só de FFXIII. Além disso, algumas das melhores faixas são difíceis de tocar ao vivo, não subestimando a capacidade da Royal Stockholm Philharmonic Orchestra, é que devido às viagens, os tempos de ensaios são mais apertados e ainda as orquestras nas demais apresentações podem não ser tão capacitadas. Por exemplo, a “Born Anew” ainda precisaria de um tenor experiente para o solo no encerramento e a dissonante “Nascent Requiem” um pianista de maior virtuosismo que o normal. A maravilhosa “Ending Credits” igualmente entra para a lista de espera.

Depois de um início meio morno a turnê Distant Worlds definitivamente está interessante para os apreciadores hardcore cansados das mesmas músicas das apresentações passadas.

[via Facebook, Stockholm Konserthus]

4 Responses to “Distant Worlds II: turnê se rende à magnitude de Final Fantasy XIII”


  1. 1 Lia 30/04/2010 às 9:08 pm

    The Promise pelo jeito é a Aeris’ Theme ou To Zanarkand de sua geração =P

    Quem sabe se o gosto popular pelo Hamauzu se manter não veremos uma perfomance de Born Anew com tudo que tem direito?

  2. 2 Alexei Barros 30/04/2010 às 11:58 pm

    Interessante a similaridade que você destacou entre as duas músicas, e eu sou mais a “Final Fantasy XIII – The Promise”. Gosto da “Aerith’s Theme”, só que já cansou.

    Não sei quanto ao público mainstream, mas sei que muitos hardcore adoram o Masashi Hamauzu, apesar de sempre aparecer um ou outro que não gosta.

    “Quem sabe se o gosto popular pelo Hamauzu se manter não veremos uma perfomance de Born Anew com tudo que tem direito?”

    Aposto que se a música fosse do Uematsu o Distant Worlds já teria tocado anteontem. =(


  1. 1 A track list final do Distant Worlds II « Hadouken Trackback em 30/04/2010 às 10:30 pm
  2. 2 A track list completa da Piano Collections FFXIII « Hadouken Trackback em 03/07/2010 às 11:57 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: