Chute no estômago


Por Alexei Barros

Ainda me recupero do soco na cara provocado pela trilha sonora do Street Fighter IV. Elogiada por alguns, para mim não passa de um amontoado de arranjos eletrônicos pobres (e podres) das melodias imortais do SFII sem usar nenhum instrumento real sequer – não haveria problema se soassem convincentes, mas aquele sax da “Theme of Zangief -SFIV Arrange-”… que lixo.

Além das novas versões não terem me agradado nada, salvo uma ou outra exceção, fazendo força, como a “Theme of Ken -SFIV Arrange-”, achei bisonha a decisão de determinados personagens antigos, a saber, E. Honda, Dhalsim, Blanka, Balrog (boxeador americano) e Vega (espanhol mascarado) não terem temas próprios.

Posto meu descontentamento, pouco me lixava para a trilha do Super Street Fighter IV já prevendo que novamente Hideyuki Fukasawa cuidaria das músicas. Não foi anunciada a OST por enquanto, e o único produto relacionado é o álbum promocional Super Street Fighter IV Character Sound Collection [Single Cut].

Não se sabe ainda quem é o responsável, mas ao menos os personagens ignorados finalmente têm temas, bem como os re-estreantes T. Hawk e Dee Jay e outros que regressaram. Digo isso porque as músicas foram subidas no YouTube em diversos perfis, a exemplo do 0xkeNzo.

Pelo estilo e escolha de timbres, arriscaria dizer que de novo é o Fukusawa, mas senti que as releituras estão mais inspiradas e menos repetitivas, em especial do Vega e E. Honda. O tema do Adon, que mal me lembrava das poucas vezes que joguei o Street Fighter Alpha, e era uma mistura de Mega Man X e SNK, ficou um dos mais atraentes pela pegada forte das guitarras. Gostei também da música do Dan, com o baixo na introdução.

Separei os links das 18 músicas para a sua comodidade depois do Hadouken, também com as versões originais em que 16 destes temas estrearam na série Street Fighter. Curiosamente, o tema do Cody no SSFIV é uma composição original.

E. Honda: “E. Honda Stage” (Street Fighter II)

Dhalsim: “Dhalsim Stage” (Street Fighter II)

Blanka: “Blanka Stage” (Street Fighter II)

Balrog: “M.Bison Stage” (Street Fighter II)

Vega: “Balrog Stage” (Street Fighter II)

T. Hawk: “T. Hawk Stage (Super Street Fighter II)

Dee Jay: “Dee Jay Stage” (Super Street Fighter II)

Fei Long: “Fei Long Stage” (Super Street Fighter II)

Adon: “Adon Stage” (Street Fighter Alpha: Warriors’ Dreams)

Dan: “Dan Stage” (Street Fighter Alpha: Warriors’ Dreams)

Guy: “Guy Stage” (Street Fighter Alpha: Warriors’ Dreams)

Gen: “Stage Gen” (Street Fighter Alpha 2)

Cody: “Stripes – Theme of Cody – (Street Fighter Alpha 3)

Dudley: “Dudley Stage -You Blow My Mind- (Street Fighter III 3rd Strike)

Ibuki: “Ibuki Stage -Twilight- (Street Fighter III 3rd Strike)

Makoto: “Makoto Stage -Spunky- (Street Fighter III 3rd Strike)

Juri: estreante

Hakan: estreante

Agradecido ao Fabão pela dica.

12 Responses to “Chute no estômago”


  1. 1 Acid 21/04/2010 às 10:32 pm

    O chute na verdade foi no saco. Ô músicas fraquinhas… ainda mais depois de se ouvir Street Fighter Tribute. Deviam ter feito músicas novas pra cada lutador, pelo menos não sofria com a comparação. Só se salvou a música de Hakan.

  2. 2 Geraldo Figueras 21/04/2010 às 10:43 pm

    Muito fraquinho mesmo. Vergonha alheia do tema do Dhalsim.

  3. 3 Alexei Barros 22/04/2010 às 12:38 pm

    Hahahahah! Não esperava que as opiniões fossem negativas, pelo menos até aqui. Longe de ser os arranjos dos meus sonhos, gostei de algumas como comentei no post.

    • 4 Leonardo "Ikari Léo" Mendes 26/04/2010 às 9:14 pm

      Alexei nem deve lembrar, mas ano passado eu fui um dos “defensores” da trilha do SF IV. ^^”

      Mas bem… ouvindo as músicas do Super, me deu uma sensação esquisita: enquanto em SF IV eu preferi os remixes dos temas de personagens às músicas originais do game, desta vez, as músicas inéditas (incluindo aí a dos personagens novos) me surpreenderam mais que os remixes.

      Gostei bastante dos temas dos novos cenários (não estão no post,, mas enfim), bem mais inspirados do que no primeiro SF IV, com destaque para a música “Secret Laboratory X”. E, em relação aos personagens novos, o tema da Juri e a do Cody me agradaram bastante. O tema do hakan seria melhor se fosse reproduzida no ritmo do trailer que o mrevelou, acabou que o seu tema ficou meio “meloso” (e não havia a necessidade dos efeitos sonoros de desenho animado).

      Aliás, me corrija se eu estiver enganado: o tema do Cody é original, certo? Porque essa versão, pelo menos a mim, não lembra em nada a de SF Alpha 3 (que era muito fraquinha)…

      Quanto aos mixes de personagens, tive a sensação que o compositor, sendo o Fukusawa ou não, quis inventar um pouco demais em algumas melodias. Algumas mexidas na melodia do tema do Dhalsim não me agradaram. O tema do Adon tem instrumentação muito boa, mas me desagradou o tom dado à música, nisso a versão de SF Alpha 2 me aradava mais, era mais pra cima. Algumas músicas ficariam melhores sem o excesso de vocais repetitivos, como a do Dudley e a voz sintetizada do tema do Balrog. Mas, pra não dizer que critico todas, me soaram bem os remixes do temas do E. Honda, Blanka, Dan, Dee Jay e T. Hawk.

      Aliás, uma correção, rapidinha: o tema do Guy que é remixado aqui, além de obviamente vir de Final Fight, tem maior inspiração no tema dele em SF Alpha 1 e 2 (no 3, o tema era outro).

      Bom, é isso. Desculpem o post longo. ^^”

      Leonardo “Ikari Léo” Mendes,
      que só poderá sentir esses temas em jogo só no meio do mês que vem… *sniff*

      PS.: Agora sim tem um tema do Fei Long (que todos confuntiram com o do Rufus no ano passado)! XD

  4. 5 what hell?? 22/04/2010 às 2:15 pm

    Eu gostei das musicas.

    Apenas os temas de Blanka e Balrog não me agradaram tando de resto até que tá aceitavel se comparar com os mixes do street fighter IV normal.

    O tema do hakan e de Juri ficaram legais.

    Os temas de Vega e Guy tb me agradaram.

    O importante mesmo que a pancadaria vai ser tão boa como foi no street fighter IV comum e isso pra mim já tá valendo.

  5. 6 Danilo 22/04/2010 às 4:09 pm

    O Jogo é muito bom como luta..

    Mas realmente as música são inexistentes!!!

    Podia ao menos tratar com mais…carinho a série Street Fighter.

  6. 7 Luis 22/04/2010 às 5:37 pm

    Só corrigindo: Gen e Adon estrearam no Street Fighter I.

    • 8 Alexei Barros 22/04/2010 às 5:47 pm

      Sim, sim, mas eu disse “as versões originais em que 16 destes temas estrearam”, não os jogos em que os personagens estrearam. Os temas do Adon e do Gen que foram arranjados no Super Street Fighter IV na verdade são originários do Street Fighter Alpha. Da mesma forma, o Ryu e o Ken estrearam no Street Fighter I, e as músicas-temas que todos conhecemos debutaram no Street Fighter II.

  7. 9 BP 23/04/2010 às 7:31 pm

    Bom, pelo menos mantiveram o tema do ADON (de certa forma), que na minha opinião é um dos melhores de toda a série.

    Agora quanto aos arranjos das músicas, acredito que aqueles feitos no ALPHA 1 e 2 do Saturn e PS1 são os melhores, EVER. Meio jazzy.

  8. 11 marcos 25/04/2010 às 8:13 pm

    o tema do adon sempre esteve entre meus favoritos
    mto boa mesmo a musica

  9. 12 Alexei Barros 27/04/2010 às 12:08 am

    @ Leonardo “Ikari Léo” Mendes

    Que isso, eu me lembro muito bem sim.

    “Gostei bastante dos temas dos novos cenários (não estão no post,, mas enfim), bem mais inspirados do que no primeiro SF IV, com destaque para a música “Secret Laboratory X”.”

    Realmente não me preocupei em publicar os temas de cenários aqui, um pouco porque acho confuso haver músicas de fases e personagens, não sei se porque sou tradicionalista demais, e preferiria muito mais que fossem só de uma coisa, não somente quando o lutador encontra o rival. Mas fico feliz que tenha melhorado, porque os temas de cenário do SFIV para mim estavam entre as músicas mais chatas – ao menos se quisesse ouvi-las à parte, talvez funcionem bem no contexto do jogo.

    “Aliás, me corrija se eu estiver enganado: o tema do Cody é original, certo? Porque essa versão, pelo menos a mim, não lembra em nada a de SF Alpha 3 (que era muito fraquinha)…”

    Hmmm, quando fiz o post ouvi as duas músicas meio na pressa e não me dei conta que são diferentes mesmo. Acrescentei a informação.

    “Quanto aos mixes de personagens, tive a sensação que o compositor, sendo o Fukusawa ou não, quis inventar um pouco demais em algumas melodias. Algumas mexidas na melodia do tema do Dhalsim não me agradaram. O tema do Adon tem instrumentação muito boa, mas me desagradou o tom dado à música, nisso a versão de SF Alpha 2 me aradava mais, era mais pra cima. Algumas músicas ficariam melhores sem o excesso de vocais repetitivos, como a do Dudley e a voz sintetizada do tema do Balrog. Mas, pra não dizer que critico todas, me soaram bem os remixes do temas do E. Honda, Blanka, Dan, Dee Jay e T. Hawk.”

    Concordo praticamente com tudo, mas, sinceramente, concluí já desde o SFIV de que não sou nada fã desse estilo eletrônico pesado preponderante na trilha característico do Hideyuki Fukusawa. Acho muito cansativo e mata as excelentes melodias que foram criadas por outros compositores nos jogos passados.

    “Aliás, uma correção, rapidinha: o tema do Guy que é remixado aqui, além de obviamente vir de Final Fight, tem maior inspiração no tema dele em SF Alpha 1 e 2 (no 3, o tema era outro).”

    Estou tentando arranjar uma desculpa para esse equívoco, mas não encontrei. Arrumei no post o erro primário. Valeu mesmo pela correção!

    “Bom, é isso. Desculpem o post longo. ^^”

    Imagina, são comentários com conteúdo como o seu que dão vontade de fazer os posts.^^


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej

%d blogueiros gostam disto: