Super Mario Galaxy 2: em uma galáxia muito, muito próxima

Por Alexei Barros

O que aconteceu? Desde que o Super Mario Galaxy 2 foi divulgado na E3 2009 jamais voltei a falar do jogo. Está quase para sair, dia 23 de maio. O maior pecado foi ainda não comentar aqui o trailer mostrado na Nintendo Media Summit 2010. Aparentemente ainda não há informações sobre os compositores, mas tudo leva a crer que seja os mesmos Mahito Yokota e Koji Kondo do primeiro. O fascinante tema do vídeo é o mesmo da E3 2009, encerrando com um trecho da “Wind Garden”, com a diferença de que está orquestrado. É quase uma nova música – depois me perguntam por que gosto tanto de versões orquestradas.

O segundo vídeo mostra breves samples da trilha sonora, e minha empolgação só aumenta. Pela presença do Yoshi, inimigos familiares e cenários, se percebe que, assim como o Super Mario Galaxy estava para o Super Mario Bros. 3, o Super Mario Galaxy 2 está para o Super Mario World. Se o SMG tinha a “Blue Sky Athletic”, nova versão da “Athletic” do SMB3, agora a continuação tem uma atualização da “Athletic” do SMW como se nota em 1:43. E em 2:26 ainda tem a “Haunted House”.

Nintendo Media Summit 2010

Samples

Grato ao Fabão pelas dicas dos vídeos.

17 Responses to “Super Mario Galaxy 2: em uma galáxia muito, muito próxima”


  1. 1 Platy 18/04/2010 às 5:47 pm

    Vale lembrar tb que screens q surgiram mostram tb referencias a Super Mario Sunshine (aqueles seres gordos e até uma estatua da cidade) e a New Super Mario bros/Wii (com a intro aparentemente 2d )…logo num é só mario 3 =D

  2. 2 DGC 18/04/2010 às 8:03 pm

    Minha nossa!
    O trecho em 1:01 até 1:08 me deu até arrepios, Dark World com coral!!!
    OMG!

  3. 3 Rocmar 18/04/2010 às 8:23 pm

    O link da “athletic” do SMW está errado (direcionando pra música do yoshi’s island) =O

  4. 4 Alexei Barros 18/04/2010 às 10:40 pm

    @ Platy

    É, do Super Mario Sunshine não haveria como eu reconhecer porque é o único da série principal que não terminei (antes que me perguntem de novo, eu não zerei o Lost Levels e nem considero muito). Vi em uma scan umas imagens da jogabilidade 2D e mesmo já tendo no primeiro SMG fiquei pasmo.

    @ DGC

    Apesar de não ter mencionado (falha grave a omissão), achei incrível também. Mas a música em questão não é conhecida como “Koopa’s Road” no Super Mario 64 e “Battle to the Death at Koopa Fortress” no Super Mario Galaxy”?

    @ Rocmar

    Corrigido. Valeu pelo toque, na pressa coloquei o link errado.

  5. 5 Geraldo Figueras 18/04/2010 às 11:15 pm

    Mais do mesmo. Ou seja, outro jogo fantástico do início ao fim. Melhor que isso só se orquestrarem algo de Mario Is Missing hehehe

    Quero ver o que o Kondão vai aprontar dessa vez. Superar Good Egg vai ser uma tarefa dos infernos.

  6. 6 Alexei Barros 18/04/2010 às 11:32 pm

    Também aguardo por um jogão, e sinceramente torço para que a continuação seja mais desafiante, porque senti falta de dificuldade no primeiro.

    Fico na dúvida se o Kondão vai participar. Não vejo por que não. Embora esteja atualmente metido mais no trabalho de supervisão de que meter a mão na massa, lembro que no Iwata Asks ele comentou que até esperava fazer mais composições para o primeiro SMG.

    Mario is Missing? Nossa, não lembro de uma música sequer para comentar a ironia. Talvez seja o trauma de ter comprado essa coisa achando que era um jogo de plataforma de verdade protagonizado pelo Luigi. =P

  7. 7 Geraldo Figueras 19/04/2010 às 12:41 am

    Sem dúvida, o jogo pecou pela dificuldade reduzida. Mas previews andam comentando que este já está mais difícil. Que assim seja.

    Mario Is Missing na verdade a maioria das faixas são compostas de um arranjo de Overworld com instrumentos particulares do país visitado.

  8. 8 Radical Dreamer 20/04/2010 às 2:31 pm

    Excelente! Parece que dessa vez a Nintendo aprendeu a usar em seus maiores trabalhos uma orquestra para a trilha sonora. Esperanças já surgem para o Zelda Wii. Enfim, gostaria que dessa vez Koji Kondo contribuisse mais com novas composições. Acabei de zerar Majora’s Mask e notei como faz tempo desde que não ouvimos algo que fosse inteiramente seu. Pelo menos Mahito Yokota é competente, e algumas de suas composições já são clássicos da série.

  9. 9 Alexei Barros 20/04/2010 às 2:54 pm

    @ Geraldo

    “Sem dúvida, o jogo pecou pela dificuldade reduzida. Mas previews andam comentando que este já está mais difícil. Que assim seja.” (2)

    Ainda sou do tempo em que Mario era sinônimo de dificuldade. Queria algo do nível do mundo Special do Super Mario World. XD

    “Mario Is Missing na verdade a maioria das faixas são compostas de um arranjo de Overworld com instrumentos particulares do país visitado.”

    Ah! Agora lembrei! Você me poupou de ligar o emulador e relembrar como o jogo era horroroso. =P

    @ Radical Dreamer

    “Excelente! Parece que dessa vez a Nintendo aprendeu a usar em seus maiores trabalhos uma orquestra para a trilha sonora. Esperanças já surgem para o Zelda Wii.”

    Não sei se você chegou a acompanhar, mas naquela série Iwata Asks, na parte em que o Koji Kondo e o Mahito Yokota falaram, eles explicaram como foi possível usar músicas orquestradas no Super Mario Galaxy. Confesso que não entendi direito a explicação sobre as faixas serem reproduzidas em streaming e tal, mas tem a ver com o fato de as músicas alternarem de ritmo de acordo com a jogabilidade, o que fez com que as músicas do Zelda Twilight Princess fossem todas sintetizadonas. Agora que eles dominam a técnica com certeza vai ser orquestrada a trilha do novo Zelda Wii, não teria cabimento.

    “Enfim, gostaria que dessa vez Koji Kondo contribuisse mais com novas composições. Acabei de zerar Majora’s Mask e notei como faz tempo desde que não ouvimos algo que fosse inteiramente seu. Pelo menos Mahito Yokota é competente, e algumas de suas composições já são clássicos da série.”

    Concordo plenamente. Quem poderia imaginar que há alguns anos o Mahito Yokota fazia músicas para o Dynasty Warriors 4…. Hoje, pelas composições originais inspiradíssimas do Super Mario Galaxy, como “Wind Garden”, “Battle Rock” e “Floater Land”, já dá para reservar um espaço para ele entre os melhores compositores da Nintendo.

    E ainda devo estar há alguns anos-luz de terminar o Majora’s Mask. =(

  10. 10 Geraldo Figueras 20/04/2010 às 2:58 pm

    Sobre Zelda, a justificativa é que a música é dinâmica. Por exemplo, nos combates, a música sempre intensifica quando Link acerta um golpe, e isso é algo que não era possível antes.

    Estou curioso com o Monkey Island 2 SE, pois o sistema Imuse utilizado no MI2 trabalhava bastante com esse tipo de passagem nas músicas, e nada foi comentado ainda se os novos arranjos comportarão tal mecânica.

  11. 11 Alexei Barros 20/04/2010 às 3:19 pm

    Ah, tá explicado. Se tem um jogo que precisa de músicas orquestradas é o Zelda, por ser uma aventura épica e tudo mais. Sempre que jogo o Shadow of the Colossus e o Dragon Quest VIII fico imaginando como seria um Zelda assim.

    Não sabia sobre a história do Monkey Island 2 SE – não surpreende mais uma vez, levando a minha ignorância com a série.

  12. 12 Platy 20/04/2010 às 11:33 pm

    Eu achei que o Mario Galaxy 1 teve dificuldade perfeita .. começa facil … e tem umas bem desafiadoras … principalmente se considerar a parte spoiler =P

  13. 13 Alexei Barros 21/04/2010 às 1:02 am

    Como joguei o SMG na época do lançamento vai fazer quase 3 anos, e nem me recordo de qual seria a parte spoiler (imagino que talvez você se refira à possibilidade de jogar com um certo encanador de macacão verde), mas da parte que é suficiente para terminar, acho muito fácil. Daí logo você deve dizer que vem o desafio mesmo na hora de pegar todas as estrelas. Mesmo assim podia ser mais difícil.

    E esta fala do Miyamoto ainda está entalada na minha garganta:
    “…não acho certo quando alguém quer relaxar e jogar um jogo por poucos minutos, tenha que gastar 30 minutos para pegar somente uma estrela (risos)”.

  14. 14 Platy 23/04/2010 às 1:46 am

    Vc sempre cita as musicas do mario …. mas .. nunca cita as do Mario Land … eu pessoalmente amo a http://www.youtube.com/watch?v=7chWRRnO9cg =3

    • 15 Alexei Barros 23/04/2010 às 1:49 am

      Opa, como não? Até tinham ficado de saco cheio… :D

      Mais uma confissão: joguei quase nada dos Super Mario Land, e até antes de você passar a música nem sabia quem era o compositor. Achei bem bacana a música, mais uma vez o Kazumi Totaka mandando bem.


  1. 1 Super Mario Galaxy 2: a adorável sinfonia galáctica « Hadouken Trackback em 23/05/2010 às 12:07 am
  2. 2 Super Mario Galaxy 2 Original Sound Track: « Hadouken Trackback em 19/08/2010 às 11:26 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: