Por Alexei Barros
Repetindo a dose da “Fanfare overture” do Symphonic Fantasies, o Symphonic Legends terá uma composição original do arranjador Jonne Valtonen para abrir a apresentação – no caso, de músicas da Nintendo, com franquias como Mario, Zelda, Donkey Kong, Metroid e F-Zero. E mais!
E como há cerca de um ano, foi gravado um vídeo da fanfarra, desta vez no Cologne Philharmonic Hall, que também foi o palco do Symphonic Fantasies, com a performance da WDR Radio Orchestra Cologne, aqui sob a regência do maestro Eckehard Stier, o mesmo que conduziu as gravações do álbum drammatica. Chega a ser redundante comentar sobre a qualidade da orquestra, e até começo a reconhecer alguns rostos dos instrumentistas dos espetáculos passados.
Como sou presa fácil para músicas grandiosas de abertura, apreciei a música, que em alguns momentos me passou uma vibração de filmes da Disney. Só esperava que o pianista Benyamin Nuss tivesse uma participação maior na peça, já que ele costuma solar, mas é apenas uma constatação.
O concerto acontecerá dia 23 de setembro de 2010, e também terá arranjos do Shiro Hamaguchi, Hayato Matsuo e um terceiro secreto, e a participação do Rony Barrak na percussão e do coral State Choir Latvija.
P.S.: Ainda sobre o Symphonic Fantasies, recentemente foi divulgada a data de lançamento do CD: 21 de maio de 2010 com publicação da Sony Classical. O álbum na Alemanha sai por 16,99 euros (hoje uns 40 reais ignorando os impostos) e já pode ser adquirido pela Amazon germânica.
E eu, que sou presa fácil para os breves segundos em que a orquestra prova a afinação dos instrumentos?
Realmente. A WDR Radio Orchestra é de uma qualidade assombrosa. De novo estou sendo redundante…
Tem vezes que só nós resta ser redundante mesmo…
Hahaha, eu também acho bonito o som da afinação de uma orquestra. Não estou só XD. Em relação à fanfarra, achei melhor que a do Symphonic Fantasies, ainda que pelos produtores eu tivesse achado que o piano receberia mais destaque. E estou seriamente considerando comprar esse CD. Alguém sabe quais são os impostos que eu teria que pagar?
60% de importação + ICMS (que varia com cada estado, 18% em SP, 31% no RS). Se vier por algum sistema de entrega que não seja os correios, ainda vai o desembaraço aduaneiro, que é mais 20%.
Vale lembrar que pessoa física enviando para pessoa física com valores inferiores a U$50 não há imposto.
@ Radical Dreamer
Sobre a participação do Benyamin Nuss, o Thomas Boecker me disse algo interessante no último e-mail:
“I assume that some people expected Benyamin Nuss to be a bigger part of the fanfare etc. However, I would like to say that Benyamin Nuss is a solo pianist, but also an orchestra pianist. Although you might not hear much of him during the performance, he had very difficult parts to play. This is why Jonne Valtonen asked to have him joining the recording sessions.”
Além disso, ficamos com essa impressão porque o pianista mal aparece no vídeo e também porque não há um trecho em que ele sobressai como na suíte do Kingdom Hearts do SF.
Em relação à compra do CD, se há um que vale a pena ter é este. Mas é meio revoltante constatar que se não fossemos pagar impostos o álbum sairia por míseras 40 pratas, e que com impostos o valor quase dobra, chegando a pouco mais de 70 reais (se o ICMS for de SP).
@ Geraldo Figueras
Valeu pela explicação, porque ainda sou iniciante em compras internacionais, como ficou explícito com a minha revolta com o valor dos impostos (acho que no fim das contas acaba-se conformando).