Entrevista com o compositor Garry Schyman, de Dante’s Inferno e da série BioShock

Por Alexei Barros

Independentemente dos atrativos exclusivos dos videogames, como a interação, hoje as músicas de um jogo exigem os mesmos esforços que qualquer trilha sonora de filmes ou seriados, seja no custo, na estrutura ou no processo criativo. Com isso, consolida-se uma safra de compositores ocidentais que atuam nestas esferas simultaneamente, das quais se destacam Christopher Tin, Gerard Marino, Cris Velasco, Michael Giacchino, Steve Jablonsky e Harry Gregson-Williams. E Garry Schyman.

Embora tenha despontado com as trilhas de séries famosíssimas na década de 1980, como Esquadrão Classe A (The A-Team), Magnum, P.I. e Super-herói americano (The Greatest American Hero), Schyman mais recentemente se notabilizou pelas colaborações para jogos como BioShock, Destroy All Humans, Dante’s Inferno e Front Mission Evolved. Ele é só o cara que compôs a perturbadora “Dr. Steinman” e a obra-prima pianística “Cohens Masterpiece” do BioShock.

Nesta entrevista totalmente organizada e conduzida pela Rebeca “Bebs” Gliosci do Girls of War, também feita em parceria com os blogs Diário de uma Gamer, Gamus e Level Gamer, Schyman remonta as suas inspirações e comenta a abordagem da sua trajetória nos games, em especial os últimos trabalhos.

Eu e o mestre ClauBioShock Prandoni tivemos a oportunidade de colaborar com três perguntas cada (surpreende que tenha questionado sobre as músicas que foram tocadas em concertos?). O bate-papo gravado via Skype pode ser conferido de várias formas: áudio em inglês com o link abaixo do Vimeo, a transcrição da entrevista em inglês para os visitantes internacionais (sim, eles existem) e a tradução desta para português.

Mais uma vez agradeço a Rebeca pelo empenho e por permitir que os topeiras também sugerissem parte das perguntas.

P.S.: Agora na expectativa pela soberba “Storm of Lust” em algum concerto.

Anúncios

7 Responses to “Entrevista com o compositor Garry Schyman, de Dante’s Inferno e da série BioShock”


  1. 1 Geraldo Figueras 29/03/2010 às 10:31 pm

    Nada inspirado o trabalho dele em Dante.

    I rest my case.

  2. 2 Rebeca 29/03/2010 às 10:55 pm

    Que introdução perfeita, Alex!

    Eu é que agradeço demais a participação de vocês, suas perguntas foram fundamentais pra entrevista. E já te falei que você é meu mestre de game music, né? xD

    Valeuzão mesmo, gente! \o/

    PS: Cohens Masterpiece é demais mesmo, né? Mas minha paixão é Welcome to Rapture, meu sonho é tocar aquele violino principal. Quando aprender gravo em vídeo e te mando pra vc ver, Alex! hehehe

  3. 6 Alexei Barros 30/03/2010 às 12:03 am

    @ Geraldo

    Tirando a música mencionada no final do post ainda não ouvi a trilha do Dante, e já fiquei intrigado com a declaração geraldina. Ainda mais sabendo que você gosta da trilha do BioShock.

    @ Rebeca

    Hahahaha, que isso! Eu que agradeço mais uma vez oportunidade.

    Quanto à introdução, é uma questão que tenho pensado muito ultimamente porque antes imaginava de que só no Japão inexistiam as barreiras entre compositores de áreas diferentes (por exemplo, um compositor de anime fazer uma trilha de jogo e vice-versa), e reparo que isso está mudando também no ocidente. É uma tendência como mostram os trabalhos de todos esses nomes importantes que mencionei no começo do texto.

    @ Rebeca / Roberto

    Pelo menos você já tem em que se espelhar para treinar a “Welcome to the Rapture”. =P


  1. 1 Garry Schyman ganha concerto com Dante’s Inferno e série BioShock « Hadouken Trackback em 15/04/2011 às 12:51 am

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: