“Final Fantasy VII Suite” – Final Fantasy VII (VGO ~Awakening~)

Por Alexei Barros

Enfim chegou no YouTube o momento que mais ansiava do último concerto da Video Game Orchestra: o medley de 17 minutos do Final Fantasy VII. Reúne o que a VGO já fez de melhor dos segmentos do jogo nas apresentações anteriores, com forte influência da estrutura de suíte (e até de alguns arranjos) do Symphonic Fantasies e das versões hard rock dos Black Mages.

A banda acompanha a orquestra em grande parte da miscelânea, em certos momentos toca sozinha, como no do tema de combate contra chefes “Those Who Fight Further”, embora ficasse curioso para saber como soaria orquestrada. As guitarras prevalecem na “Those Who Fight”, esta também com a participação do coral à la “Fantasy IV (Final Fantasy)”, na “J-E-N-O-V-A” e, claro, na “One-Winged Angel”. As músicas mais calmas aparecem menos, mais para fazer as transições, que, de modo geral, são bem feitas. Poderiam ser inclusas umas menos badaladas. Que tal a “Cid’s Theme” ou então “The Birth of God”?

Gostei da dupla aparição da “Final Fantasy” (no FFVII o tema principal só é ouvido no final da “Staff Roll”), na interpretação sinfônica no início e rock pesado no encerramento.

– “Final Fantasy VII Suite”
“Prelude” ~ “Final Fantasy” ~ “Those Who Fight” ~ “Those Who Fight Further” ~ “Aerith’s Theme” ~ “Chocobo!” ~ “J-E-N-O-V-A” ~ “One-Winged Angel” ~ “FF VII Theme” ~ “Final Fantasy”

10 Responses to ““Final Fantasy VII Suite” – Final Fantasy VII (VGO ~Awakening~)”


  1. 1 Eric 19/03/2010 às 6:59 pm

    Sublime! Apesar que eu achei que focaram demais em OWA (como sempre). A transição de Aerith’s Theme para Chocobo ficou estranha. E senti falta de mais FFVII Theme, a melhor música do jogo na minha opinião. Mas os músicos são muito bons! O coral está na medida certa.

  2. 2 Alexei Barros 19/03/2010 às 10:57 pm

    “Apesar que eu achei que focaram demais em OWA (como sempre)”.

    Concordo, a OWA foi executada na íntegra. Poderiam ter pego só um trecho dela, já que é tão fundamental assim, como no Symphonic Fantasies.

    “A transição de Aerith’s Theme para Chocobo ficou estranha”.

    Puxa, não achei estranha, mas a “Aerith’s Theme” ficou um pouco desbalanceada em relação às outras porque apareceu em um trechinho muito curto.

    “E senti falta de mais FFVII Theme, a melhor música do jogo na minha opinião”.

    Na verdade a “FFVII Main Theme” aparece sim, mas de maneira tímida e sucinta de 6:48 a 7:15.

    Acho que no geral faltou um pouco de equilíbrio entre as músicas agitadas, tocadas quase sempre na íntegra, e as mais calmas, brevemente aludidas.

  3. 3 DGC 20/03/2010 às 1:15 pm

    Fantástico, porém tenho algumas ressalvas.

    Basicamente quanto à ordem das músicas, que honestamente não achei muito apropriada com algumas entrando muito subitamente enquanto eu gostaria de ter ouvido mais de outras.
    Começou perfeito com a Prelude, emendou lindamente na Final Fantasy e… de repente Fighting (!!), que por si só ficou ótima a propósito e melhor ainda seguida da Those who fight further (me arrepiei!) mas acaba de maneira tão atípica e justo pra dar entrada à talvez, pra mim, música mais emotiva de FFVII: Aerith’s Theme, pra qual já até me preparava emocionalmente e quando pensei que ia ficar linda… acaba (!) e emendando na Chocobo, que até soou bem embora curtíssima pra dar lugar a JENOVA (que pra mim veio do nada).
    Agora, One Winged Angel… francamente, tá manjada demais já!
    Totalmente desnecessária e ainda mais na íntegra! A linda Main Theme é que devia ter ocupado melhor o espaço, mas por fim terminou tudo bem com mais da Final Fantasy.
    Enfim, fantástica apresentação, mas mesmo com todo esse tempo ficou com um ar de corrida.
    Deviam investir mais nas que ficaram curtas e menos, ou nada, na One-Winged Angel.

  4. 4 Alexei Barros 20/03/2010 às 2:20 pm

    Muito interessante o seu comentário, DGC. Eu sempre achei que era a maior moleza para os concertos fazerem essas suítes longuíssimas, e reparo que não é tão fácil como parece. Além das transições, é muito importante o equilíbrio entre músicas animadas e calmas de modo a que o ouvinte se mantenha atiçado durante tanto tempo, sem nenhuma pausa.

    Curioso o que você falou sobre a sequência “Prelude” / “Final Fantasy” / “Those Who Fight”, porque no Symphonic Fantasies foi mais ou menos assim, só que sem o tema principal no meio, e funcionou bem no meu modo de ver. Mas talvez tenha sido melhor um tema mais emotivo antes do tema de combate, como a “Aerith’s Theme” ou a elogiada “FF VII Theme”. E nem preciso dizer que concordo com o que você disse sobre a “OWA”.

  5. 5 Ivo 20/03/2010 às 5:05 pm

    Bravo! Magnífico! Estupendo! (opinião própria)

  6. 6 marcos 20/03/2010 às 10:42 pm

    pergunta off pro maestro
    que instrumento toca entre 2:13 a 2:30 da musica rare respite (jig jib) do dkc2 do overclockremix
    eu sei que é um tipo de flauta, só nao to lembrando qual

    • 7 Alexei Barros 20/03/2010 às 10:56 pm

      Hmmm, difícil de saber porque os remixes do OCReMix misturam muitos efeitos sintetizados com instrumentos reais. Esse som pode ser muito bem reproduzido pelo sintetizador. Não encontrei os créditos dos músicos também para confirmar isso.

      Ah, talvez eu ainda faça um post sobre o Serious Monkey Business destacando algumas músicas.

      • 8 marcos 21/03/2010 às 8:55 am

        valeu ae maestro
        eu ja imaginava
        lerei seu post se ele for feito
        continue com o bom trabalho com a game music

        • 9 DGC 21/03/2010 às 12:20 pm

          Pedir para Alexei Barros continuar com o bom trabalho é como pedir para que Nobuo Uematsu continue à fazer obras primas musicais.

          Heheheh

          • 10 Alexei Barros 21/03/2010 às 3:15 pm

            HAAHAHAH! Que isso!

            Ainda penso em fazer o post sim, mas já adianto que não gostei tanto assim quanto esperava. Acho que só uns quatro ou cinco remixes achei excepcionais, outros tantos bons, alguns medianos e poucos horrendos (na boa, aquele hip hop não rola, com todo o respeito para quem gosta :().


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: