California Gaming #03: Kratos em português, vi e ouvi… mas será que chega aqui?

Por Claudio Prandoni

Com a iminência olímpica de God of War III, suscita na meninada gamer, entre muitas outras perguntas, a dúvida: vai dar pra jogar em português?

Claro, afinal os Uncharteds tinham tal opção caso adquirisse a versão europeia – que roda normalmente por acá, já que a esmagadora maioria dos games de PS3 não tem trava de região. Só para esclarecer: português de Portugal, com aquele peculiar sotaque, já que é uma edição do game para a Europa.

Na visita que fiz ao estúdio de Santa Monica, eu e o Luiz Siqueira estávamos juntos com um grupo de jornalistas mexicanos (e o Hip Hop Gamer) que eram maioria. Assim, optaram por nos mostrar um novo trecho do game com o idioma configurado para espanhol – tanto legendas quanto dublagem.

Ao final da curtinha exibição, perguntamos se era um disco europeu e se poderíamos ver o jogo rodando em português. Respostas positivas, voltamos à salinha para acompanhar o empolgante início, todinho narrado em português lusitano, em linguajar técnico, o PT-PT.

Em Uncharted confesso que não gostei da dublagem. Sotaque muito carregado, diálogos corridos e truncados, difícil de entender. O mesmo não rolou em God of War III. Ainda que o jeitinho luso seja bem perceptível, o ritmo é cadenciado e fácil de entender. Claro, há algumas expressões pouco familiares aqui e nomenclaturas diferentes – tipo Monto Olimpo, em vez de Monte Olimpo – mas nada que comprometa. Enfim, é o tipo de característica que ajudaria imensamente um grande número de jogadores a aproveitar totalmente o game.

Questionamos o produtor John Hight lá no estúdio sobre a possibilidade de uma versão do jogo chegar ao Brasil com idiomas e dublagens em português, mas ele foi reticente, não confirmando nem negando a possibilidade. Até o momento, a Sony do Brasil e responsáveis da empresa para América Latina têm a mesma posição.

Ah, por fim, infelizmente não deixaram também tirar fotos ou filmas trechos do game rodando em português – tipo de coisa que deve pipocar nos YouTube da vida assim que o jogo sair lá na Europa no final do mês.

PS.: Ói, lá: no site europeu do God of War III dá pra ver algumas coisas em português!

4 Responses to “California Gaming #03: Kratos em português, vi e ouvi… mas será que chega aqui?”


  1. 1 Guilherme Neto 08/03/2010 às 7:34 pm

    A assessoria da Sony Brasil já me confirmou que o game será apenas em inglês, infelizmente. Eu adoraria legendas em português.
    Já dublagem eu particularmente detesto, mas acho que seria algo bom pro mercado brasileiro de games.

    • 2 Claudio Prandoni 09/03/2010 às 11:09 pm

      Poxa, realmente seria fantástico se por aqui tivéssemos opções em português. Ajudaria MUITA gente a aproveitar melhor o jogo.
      Confesso que também não sou fã de dublagens em português, mas não nego também que seja uma opção importante.

      Só acho tosco como fizeram no Halo 3 em que SÓ tem dublagem em português – no mínimo tem que permitir apreciar tudo no idioma original.

  2. 3 Igor 09/03/2010 às 3:11 pm

    Todas as versões europeias,incluindo a UK, terão pt?

    • 4 Claudio Prandoni 09/03/2010 às 11:07 pm

      Então, Igor, confesso que não sei te dizer com 100% de certeza.
      Geralmente as versões que chegam à Inglaterra são as mesmas que chegam aos outros países, então teria sim legendas e dublagens PT-PT.
      Mas convém confirmar isso com a loja ou alguém que adquira essa versão.
      =]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej

%d blogueiros gostam disto: