“Mach Rider Medley” – Mach Rider (Ryoh)

Por Alexei Barros

Posso contar uma história? Serei breve. Até hoje tenho um cartucho do Mach Rider (não-oficial, mas isso não vem ao caso), que joguei pouquíssimas vezes. Talvez porque foi resultado de uma permuta indesejada. Sim, porque quando cursava a 2ª série do Primário (você sabe, o hoje Ensino Fundamental) em 1992 a professora motivou que os alunos trocassem badulaques sem custos adicionais. Como muitos da classe jogavam videogame, vi a oportunidade de me livrar de um dos maiores lixos do mundo já concebidos: o trágico Ghostbusters do NES (o cartuchão preto do Phantom System). Com isso, fiquei com o Mach Rider, que o meu “colega” (nunca fui muito fã dele mesmo) outrora possuía.

Porém, no dia seguinte, ele disse que havia detestado o jogo (também… aquela caca) e queria outro. Sem opção, tive de ceder um dos cartuchos que mais apreciava, o Top Gun. A barganha foi efetuada, já que ambos os lados ficaram satisfeitos. Mas não vou negar que fiquei com um amargor na boca. Na ocasião não curti tanto assim o Mach Rider. Mentira, não gostei mesmo. Pior que era tarde demais para exigir algo no lugar.

O principal motivo: Mach Rider é ridiculamente difícil. Passar da primeira pista era uma tortura. Ficou engavetado. Anos depois, bota anos nisso, me deparei com o arranjo “Mach Rider” do Super Smash Bros. Melee e só assim me dei conta que as músicas são fantásticas. Como sempre em qualquer título da Nintendo da era 8-bits.

Sabe o que mais inacreditável? Até hoje não há registro do compositor porque não há créditos no jogo. Mas há uma pista. No “Smash Bros. Great Medley” há um excerto do tema (6:33 a 7:42), e no álbum desse concerto lista os compositores Koji Kondo, Akito Nakatsuka, Hirokazu Tanaka, Naoto Ishida, Hirokazu Ando e Hideki Kanazashi. Se fossem Kondo e Tanaka certamente saberíamos. Os dois últimos são da HAL Laboratory. Sobram Nakatsuka e Ishida.

Ainda com a dúvida na cabeça, finalmente chegamos ao arranjo no piano do Ryoh. Mais treinado do que no vídeo do Fantasy Zone, pelo menos no meu entendimento, ele recriou a experiência de jogo, visitando os temas da tela-título e principal, que não parece ser nada fácil de tocar, com naturalidade e muita criatividade, como visto nos segundos finais do vídeo.

“Mach Rider Medley”
“Title BGM” ~ “Course Select” ~ “Main BGM1” ~ “Course Clear”

9 Responses to ““Mach Rider Medley” – Mach Rider (Ryoh)”


  1. 1 Cledson 28/02/2010 às 1:26 pm

    Olha… resgatou hein Alexei? Deu até um cheirinho de naftalina heheh

    Joguei um bocado esse jogo, mas nem tanto por gostar, mas justamente porque era tão difícil que eu ficava insistindo pra ver onde chegava!

    O que me matava de raiva era que qualquer escapulida da pista, vc fatalmente ia bater em alguma coisa e explodir.

    Fora que no momento que a gente fazia curva, a tela ficava de tal forma que não era possível ver o que vinha logo em seguida!

    Legais as músicas. Não me lembrava mais!

    ps – o cartuchão preto vivia encalhado na locadora onde eu pegava os games heheh

  2. 2 Geraldo Figueras 28/02/2010 às 4:09 pm

    Haha, belas memórias! Lembro até hoje de uma troca igualmente infeliz: larguei um Jogos de Verão por um Super Futebol II do Master System. Que burrice!

  3. 3 Platy 28/02/2010 às 7:21 pm

    Sempre vi o trofeu do personagem (q eu achava bem foda) e me perguntava “quem diabos é esse cara e quem ele pensa que é pra estar do lado dos outros personagens trofeulizados ?” xD

  4. 4 fezones 28/02/2010 às 8:05 pm

    Poxa, não falem assim do Ghostbusters do NES, eu achava o máximo! xD

  5. 5 Junior 28/02/2010 às 8:26 pm

    Meu Deus Alexei, ai você pegou pesado.
    Quase choro aqui por você fazer lembrar desse jogo, joguei muito no meu Dynavision 3, bons tempos. Até hoje me lembro dessas musiquinhas do jogo, classicão.

  6. 6 Daniel Feitosa 01/03/2010 às 4:17 pm

    Jogos de Verão eu cheguei a jogar uma vez qunado meu pai alugou numa locadora perto de casa. Era excelente. Mudando um pouco de assunto deixo minha dica. Site da loja de video games na qual encontrei e achei muito bom por seu atendimento e os ótimos preços. Confiram!
    http://www.incrivelgames.com.br

  7. 7 Alexei Barros 01/03/2010 às 8:57 pm

    @ Cledson

    “O que me matava de raiva era que qualquer escapulida da pista, vc fatalmente ia bater em alguma coisa e explodir”.

    Exatamente! O Mach Rider é tão difícil que chega a ser injusto. Normalmente teria vergonha de dizer que mal consigo passar da primeira pista, mas nesse caso acho que tenho uma desculpa. =P

    Em relação ao cartuchão preto, eu também tenho, e fica engavetedíssimo aqui em casa.

    @ Geraldo

    Hahaha! Ainda nessa época tenho outros casos de barganhas pessimamente escolhidas, mas preferi me enfocar nessa para não passar mais vergonha.

    @ Platy

    Com certeza, se não fosse pela série Smash Bros. o jogo seria ainda mais obscuro. Se não me engano o Mach Rider tem várias relações com F-ZERO também.

    @ fezones / Junior

    Ainda gostaria de saber porque algumas pessoas gostam desse jogo. Porque, com todo o respeito, o Ghostbusters figura entre os piores títulos que joguei. Já ouvi muita gente falar que gostava da versão do Master, porém nunca verifiquei para ver como é.

    @ Daniel Feitosa

    Uma, duas… Daniel, já é a terceira vez que faz um spam disfarçado de comentário, promovendo o tal site incrível. Você acha mesmo que esse tipo de propaganda é válida? Convenhamos, há formas melhores e mais efetivas de divulgar uma página de vendas no meu entendimento.

  8. 8 Jejé 03/03/2010 às 9:10 pm

    Nossa, as músicas são demais mesmo! Eu conheci Mach Rider inclusive por conta do remix em Smash Bros Melee.

    E disse Alexei agora: “RAISE FONOGREI”. Direto da tumba mesmo. POr isso que eu amo esse blog. xD


  1. 1 Escalpe Hadouken 2010 « Hadouken Trackback em 31/12/2010 às 1:12 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: