“Dance of Pales” – Castlevania: Symphony of the Night (Castlevania the Concert)

Por Alexei Barros

Alguém poderia me explicar por que nunca um concerto tocou antes a valsa “Dance of Pales”? Devo revelar que não havia reparado na genialidade da música quando joguei e depois escutei a trilha do Symphony of the Night. Outras estavam numa posição mais alta na minha eterna wishlist, como a “Dracula’s Castle” e a “Dance of Gold”, que não deve ter sido lembrada.

A composição entra na categoria de “obrigatória para ser orquestrada” porque a original, inteiramente sintetizava, já emulava timbres de piano e instrumentos de orquestra. Se a faixa fosse executada de tal forma causaria um assombro. Mas os organizadores do Castlevania the Concert não se contentaram com isso. Chamaram a autora Michiru Yamane para acompanhar a The Stockholm Youth Symphony Orchestra no piano.

Não sei por quanto tempo a peça foi ensaiada, mas a Yamane demonstrou uma grande desenvoltura na interpretação (note no trecho de 3:43 a 4:00 que pintura) depois de ser ovacionada pelo público. Simplesmente sublime – logo nos acordes iniciais dá para perceber a eminência. Tanto a execução, como o arranjo que pelo que me consta foi preparado pela própria. Diria mais: uma performance como esta que me recuso a chamar de amadora escancara a falta de criatividade e a repetição cabeçuda das turnês de game music.

17 Responses to ““Dance of Pales” – Castlevania: Symphony of the Night (Castlevania the Concert)”


  1. 1 Farley 25/02/2010 às 9:55 am

    Simplesmente incrível!
    Concordo com você no fato dessa música ser “obrigatória para ser orquestrada”, ficou muito boa orquestrada. Uma pena que a qualidade do vídeo não seja das melhores…

    E realmente, não tem como chamar uma performance dessa de ‘amadora’. Um tapa na cara de certos concertos de game music…

  2. 2 Rodrigo 25/02/2010 às 1:14 pm

    Alguém sabe me dizer o que houve com o fan game Metroid: SR388???

  3. 3 Alexei Barros 25/02/2010 às 1:26 pm

    @ Farley

    E olha que perto de outros vídeos do YouTube do mesmo concerto até que está bastante aproveitável. -_- Já cansei de dizer “tomara que saia em CD ou DVD”, porque é pouquíssimo, diria quase impossível que isso aconteça.

    P.S.: até já imagino que certos concertos sejam esses. =P

    @ Rodrigo

    Rodrigo, já é a segunda vez que você faz uma pergunta completamente sem relação com o post, por coincidência também em um texto sobre o Castlevania: Symphony of the Night. Acho que o e-mail do blog ou os respectivos posts do Metroid: SR388 sejam os canais mais apropriados para levantar a dúvida. Mesmo se o post for muito antigo a gente lê sim o comentário, porque recebemos um e-mail cada vez que surge um novo caso você não saiba.

  4. 6 DGC 25/02/2010 às 4:12 pm

    Tinha me esquecido de como Symphony of the Night tinha músicas tão divinas…
    Realmente magnífica performance.
    Meu eterno agradecimento, Maestro.

  5. 7 Alexei Barros 25/02/2010 às 5:09 pm

    @ DGC

    “Tinha me esquecido de como Symphony of the Night tinha músicas tão divinas…”

    Concordo mesmo, e acho que há tantas músicas excepcionais do Symphony of the Night que é difícil um concerto da série aproveitar tudo. Arriscaria dizer que dava para fazer uma apresentação do Symphony, que, de preferência, deveria acontecer à noite. =P

    Agora agradeça ao David Westerlund por tal oportunidade. Se não me engano eles ainda tocaram mais uma ou duas músicas do jogo que ainda publicarei.

  6. 8 Lia 26/02/2010 às 9:52 pm

    Jura que Dance Of Pales nunca tinha sido arranjada? o0
    Que doidera. Eu lembro de ir seca atrás dela e de Wandering Ghosts pelas faixas quando finalmente consegui a trilha (tinha jogado o jogo bem antes de ter internet =P)

    E realmente, se essa for uma perfomance amadora tem “profissa” aí dormindo no ponto.

  7. 9 Alexei Barros 27/02/2010 às 1:11 am

    @ Lia

    Yep, ao menos falando de concertos profissionais (ou seja, com licença para tocar as músicas). A longuíssima história do Symphony of the Night, apesar da fama do jogo e da trilha, pode ser resumida à “Moonlight Nocturne” (perto de outras eu acho normal, nada muito genial) no final do “Castlevania Rock” do VGL e à “Wood Carving Partita” no Fourth Symphonic Game Music Concert (2006).

    A “Wandering Ghosts” também é ótima, e bem atípica para a série. Só notei agora. Tem um trecho desta em 1:49 que me lembra a “Balrog Stage” (o tema do Vega, o mascarado espanhol) em 0:30. Que coisa.

    • 10 Lia 27/02/2010 às 2:15 pm

      Ochê, que triste. Exatamente por essa fama que não é pouca que imaginava que algumas faixas teriam figurado à exaustão já, mas sempre naqueles concertos que acontecem de não serem gravados =P

      Hmm, é bem parecido mesmo, e difícil de notar com o ritmo acelerado da Balrod Stage. O pedacinho anterior da Wandering Ghosts, 1:40 até aí, mais ou menos, também me lembra muito alguma coisa, mas nunca consegui descobrir o quê.

  8. 11 Eduardo 28/02/2010 às 9:43 pm

    Nossa, arrepiei inteiro.

  9. 12 Seyfertt 22/03/2010 às 2:40 am

    Simplesmente divino :D

  10. 13 Anderson Ulbrich 21/03/2011 às 5:47 pm

    Muito linda está música!!!!!!!!!!!!


  1. 1 “Wood Carving Partita” – Castlevania: Symphony of the Night (Castlevania the Concert) « Hadouken Trackback em 01/03/2010 às 8:36 pm
  2. 2 “Lost Painting” – Castlevania: Symphony of the Night (Castlevania The Concert) « Hadouken Trackback em 16/03/2010 às 9:35 pm
  3. 3 Akumajo Dracula Best Music Collections BOX: incompleto, anônimo e com boas surpresas « Hadouken Trackback em 03/05/2010 às 7:34 pm
  4. 4 “Castlevania Medley” – Castlevania, Castlevania II: Simon’s Quest, Castlevania: Bloodlines, Castlevania: Symphony of the Night e Castlevania: Lords of Shadow (Play! 2011 em Dayton) « Hadouken Trackback em 17/04/2011 às 1:35 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

%d blogueiros gostam disto: