A verdade sobre a trilha do Mega Man X3 do Super Nintendo

Por Alexei Barros

Com o início da vertente Mega Man X em 1994, uma nova safra de compositores foi escalada em relação àquela da série clássica. Resistia a praga dos pseudônimos, e em alguns casos, como do Mega Man X3, nem créditos havia. O lançamento das OSTs dos seis primeiros capítulos ocorreu de uma só vez em 2003 no Capcom Music Generation Rockman X1~6, cujo encarte creditava os compositores do MMX3 como Minakuchi Engineering Staff, Toshihiko Horiyama, Syusaku Uchiyama, Yoshino Aoki e Makoto Tomozawa.

Sempre houve uma discrepância da autoria das músicas, visto que além desses nomes, Kinuyo Yamashita, a simpática compositora do primeiro Castlevania que assistiu ao VGL no Japão, também listava o jogo entre seus trabalhos no site oficial.

A questão foi parcialmente elucidada em entrevista ao SEMO. Na verdade,  a Capcom contratou a hoje extinta Minakuchi Engineering para fazer a trilha musical sabe se lá o motivo. Esta empresa, por sua vez, utilizou os serviços da Kinuyo Yamashita, à época freelancer e sem nenhuma relação empregatícia com a companhia. Simplesmente todas as músicas do Mega Man X3 do Super Nintendo foram feitas por ela. Entre tantas, devo destacar “Opening Stage” (especialmente), “Gravity Betbood Stage”, “Electro Nazamuros Stage”, “Doppler Stage 1″ e “Cast Roll”.

E os outros nomes? Como o álbum traz as músicas de todas as versões, a original do SNES e do relançamento para PlayStation e Saturno que aconteceu somente no Japão e Europa, logo se conclui que os quatro restantes estão relacionados com a versão 32-bits, que traz arranjos e faixas novas. Não são claros os cargos do quarteto, a não ser pela Yoshino Aoki, que disse em outra entrevista ao SEMO que sua participação se limitou ao arranjo.

Mais interessante, a Kinuyo Yamashita não gostou nem um pouco do resultado pelos que se pode comprovar pelos comentários no Facebook – não é muito comum ver críticas assim tão contundentes de maneira pública. Ao menos com a “Opening Stage (Arrange Version)” eu concordo que perdeu toda a empolgação a ponto de parecer uma outra música. Seja como for, enfim temos a certeza de quem compôs a trilha sonora do Mega Man X3.

[via SEMO e com grande ajuda do VGMdb]

About these ads

8 Responses to “A verdade sobre a trilha do Mega Man X3 do Super Nintendo”


  1. 1 Geraldo Figueras 24/02/2010 às 1:05 am

    Realmente, é um dos piores trabalhos já feitos. Uma trilha que parece ter sido fabricada em teclado de churrascaria, demoliu as composições originais do 16 bits. A única que se salva é a da fase do gelo, que não tenho aqui e esqueci o título. Essa ficou com um aspecto interessante.

  2. 2 Alexei Barros 24/02/2010 às 1:16 am

    É incrível que eu joguei ambas as versões (bem menos do que o X1 e o X2), mas me lembro pouquíssimo da trilha sonora. Ouvi a original do SNES para fazer o post e quase tudo soou novo para mim, por isso não tenho opinião formada.

    Se não cometi nenhuma topeirice, acho que estas são as músicas que você se refere: “Frozen Buffalio Stage” e a correspondente “Frozen Buffalio Stage (Arrange Version)”. É, nesse caso arriscaria dizer que superou a original.

    E uma pena que não sabemos exatamente os cargos da adaptação do MMX3, porque fico curioso para saber o que o nosso amigo Toshihiko Horiyama do Apollo Justice fez nesta trilha.

  3. 3 Geraldo Figueras 24/02/2010 às 9:20 am

    É essa música mesmo Maestro! A mim soa como a única que soube aproveitar os recursos do console para o arranjo.

    E é uma pena não sabermos mesmo. A srta. Yamashita ficaria contente em conhecer o detrator :D

  4. 4 Junior 24/02/2010 às 11:01 pm

    Adoro essa OST do Megaman X3, algumas musicas da versão original acho melhores que algumas do arranged.

  5. 5 Farley 25/02/2010 às 9:58 am

    Ouvir essas músicas do Megaman X3 me fizeram sentir uma forte nostalgia… Desconhecia essas versões arranjadas da versão de PSone/Saturn, mas achei dispensáveis, assim como a compositora da original.

    Até sonhei agora: um album com versões arranjadas das músicas da série pela Inti Creates, no mesmo nível dos albuns do Rockman Zero, ia ficar incrível!

  6. 6 Alexei Barros 26/02/2010 às 11:25 am

    @ Geraldo

    Hehe, e com isso saberemos quem é que anda tocando teclado nas churrascarias do Japão. :D

    @ Junior

    A mim também bateu uma nostalgia, mas ainda sou mais a trilha do primeiro Mega Man X.

    @ Farley

    “Até sonhei agora: um album com versões arranjadas das músicas da série pela Inti Creates, no mesmo nível dos albuns do Rockman Zero, ia ficar incrível!”

    Taí uma série de álbums que eu passei completamente longe. Jamais escutei.

  7. 7 Farley 26/02/2010 às 11:36 am

    @Alexei Barros

    Sério que nunca ouviu esses álbuns? Joguei os jogos justamente por conta deles =D Gosto muito =D

    (E o estranho ‘caminho inverso’ ataca novamente, hahaha…)

  8. 8 Alexei Barros 26/02/2010 às 11:45 am

    @ Farley

    Seriíssmo! E se joguei mais do que cinco minutos de toda a série Zero é muito… :( Mas entrará na minha lista de pendências musicais.

    Vixe, tem tantos álbuns que eu não escutei ainda que você não faz ideia. É impossível conhecer tudo, claro.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr bannerlateral_consolesonoro bannerlateral_zeebobrasil bannerlateral_snk-neofighters brawlalliance_banner_copy
hadoukeninenglish hadoukenenespanol hadoukenenfrancais hadoukeninitaliano hadoukenindeutscher hadoukenjapones

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.513 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: