“Dracula’s Castle” – Castlevania: Symphony of the Night (Castlevania the Concert)

Por Alexei Barros

O Castlevania The Concert ocorreu no último dia 19 de fevereiro, e só lembrei hoje da existência da apresentação. Talvez isso seja resultado de algum trauma. Sim, porque posso citar vários casos em que os concertos tocaram diversas músicas das produtoras, séries ou jogos selecionados, e exatamente a que julgava a melhor, a obrigatória, acabou de fora.

Com esse histórico me aterrorizando, fui atrás dos vídeos do Castlevania The Concert principalmente na expectativa de ouvir a “Dracula’s Castle”, uma das minhas preferidas do Symphony of the Night. Nada e nada e nada… até que sou acometido por ondas e ondas de nostalgia com a inacreditável versão orquestrada, jamais realizada em concertos profissionais. Sensação de espanto que pode ser notada pelo espectador próximo da câmera (atente para o “oioioioioi” e outras exaltações incompreensíveis em 1:10) ao reconhecer a música.

A gravação não está boa, mas foi a melhor que encontrei, e permite constatar a grande qualidade do Castlevania the Concert, com uma orquestra numerosa e capacitada interpretando um arranjo bem elaborado, que não deve em nada a tantos outros por aí. Meu ouvido (que não é lá essas coisas) acusou apenas escorregadas aqui e ali (como em 2:05) dos metais que não comprometem tanto.  A original inicia com um clima de mistério que é invadido pela guitarra pesada e a batida forte da bateria, elementos que foram preservados na adaptação, ainda que o primeiro fique mais evidente somente na segunda metade e o outro apareça menos (ainda bem, porque a bateria poderia acabar engolindo a orquestra). As cordas representam a melhor parte da performance, enriquecendo a peça que não trazia um timbre similar na sintetizada. Enfim, o momento que aguardei por tanto tempo magistralmente executado pela The Stockholm Youth Symphony Orchestra.

Aguardo pela publicação dos relatos nos sites e/ou blogs estrangeiros para detalhar o set list e outras informações em um futuro post. Por enquanto fique com o vídeo. Faça o favor de ignorar a dispensável encenação no início (me lembrou as fanfarronices do nosso amigo mascarado The Screamer). Pule para 0:56 sem pestanejar.

14 Responses to ““Dracula’s Castle” – Castlevania: Symphony of the Night (Castlevania the Concert)”


  1. 1 Orakio "O Gagá" Rob 23/02/2010 às 7:51 am

    Como diria o Pica-Pau, minha nossa nossa nossa! Valeu, Alexei, já comecei bem o dia!

  2. 3 Radical Dreamer 23/02/2010 às 2:21 pm

    Fantástico! Confesso que até fiquei arrepiado logo no começo. Estou procurando o resto das performances no Youtube, mas infelizmente a qualidade da maioria parece ser baixa. De qualquer jeito, estou impressionado com o arranjo. Quem sabe se com essa experiência Castlevania se torne mais constante nos repertórios dos concertos de game music ao redor do mundo.

  3. 4 Alexei Barros 23/02/2010 às 2:28 pm

    Fiquei feliz que muitos tenham gostado da performance, porque imaginei que fosse mais um dos casos “só eu gosto dessa música”.

    @ Orakio

    Vai ver que “minha nossa nossa nossa” foi o que o mano disse em sueco. :D

    @ Radical Dreamer

    “Confesso que até fiquei arrepiado logo no começo”. (2)

    Realmente a qualidade das gravações decepciona um bocado. Tem algumas que o som está uma massa de ruídos indecifráveis.

    “Quem sabe se com essa experiência Castlevania se torne mais constante nos repertórios dos concertos de game music ao redor do mundo”.

    Até acho Castlevania bem recorrente nos concertos, o problema é que são sempre os mesmos arranjos baseados no Perfect Selection Dracula ~New Classic~. Ainda tem muita coisa a ser explorada.

  4. 6 Wesley Pires 23/02/2010 às 5:27 pm

    Cara, de longe é minha musica favorita do SOTN ever. Ela me faz ficar um bom tempo na primeira seçãodo castelo.
    Falando em primeira seção, eu perugnto pratu, Alexei: Tusabe de algum concerto que tenha a musica “Castle Corridor” d Aria of Sorrow? Depois de Dracula’s Castle é minha outra musica favorita.

  5. 7 Alexei Barros 23/02/2010 às 5:34 pm

    @ Orakio

    Hahaha! É bom anotar esta porque daí já sei o que dizer quando comparecer a um concerto na Suécia. :D

    @ Wesley

    Outro fã da música! De novo me surpreendo.

    “Ruined Castle Corridor” (ao menos é o nome que consta no VGMdb)? Jamais apareceu. As músicas de todos os portáteis acabaram ficando para escanteio mesmo ao longo desses anos.

  6. 8 Rodrigo 23/02/2010 às 5:55 pm

    Olá! Decobri hoje sobre um fantástico fan game do Metroid (Metroid: SR388), mas não consegui achar nenhuma demo e nem o jogo já pronto :(
    Eu sei que estou atrasado quanto a isso, mas vi que o projeto já dura desde 2008. Queria perguntar se vocês sabem se o jogo já tá pronto, ou se tem alguma demo ou se foi abandonado (espero que não)
    Valeu!

  7. 9 Jejé 23/02/2010 às 9:08 pm

    Maravilhoso!
    Queria ver o concerto todo, pelo Youtube mesmo. Espero que certo ou tarde coloquem os vídeos lá, haha!

    Valeu Alexei! o/


  1. 1 “Dance of Pales” – Castlevania: Symphony of the Night (Castlevania the Concert) « Hadouken Trackback em 25/02/2010 às 12:21 am
  2. 2 “Old-School Medley” – Castlevania, Castlevania II: Simon’s Quest, Castlevania III: Dracula’s Curse (Castlevania the Concert) « Hadouken Trackback em 07/03/2010 às 1:56 am
  3. 3 “Castlevania Medley” – Castlevania, Castlevania II: Simon’s Quest, Castlevania: Bloodlines, Castlevania: Symphony of the Night e Castlevania: Lords of Shadow (Play! 2011 em Dayton) « Hadouken Trackback em 08/09/2012 às 1:14 am
  4. 4 “Lost Painting” – Castlevania: Symphony of the Night (Castlevania The Concert) « Hadouken Trackback em 08/09/2012 às 2:08 am
  5. 5 Press Start 2014: Castlevania: Symphony of the Night e Suikoden | Hadouken Trackback em 16/07/2014 às 3:48 am

Deixe uma resposta

RSS

Twitter

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej bannerlateral_girlsofwar bannerlateral_gamerbr

