VVVVVVV: músicas novvvvvvas, mas vvvvvvelhas

Por Alexei Barros

Com a onda de nostalgia que vem se alastrando nos últimos anos – cristalizada por lançamentos feitos à moda antiga –, o uso dos chiptunes está ficando cada vez mais recorrente. Vide Mega Man 9. Considero um grande desafio. Criar músicas da maneira mais elementar dos videogames hoje requer habilidade, porque precisa fazer com que as novas faixas sejam tão agradáveis de ouvir quanto as antigas eram em sua época. Enquanto atualmente uma trilha pode dispor de diversos instrumentos e efeitos de acordo com a exigência, toda a atenção dos chiptunes se centra na melodia. É isso e nada mais. Se uma música 8-bits não tiver uma melodia marcante fatalmente requer litros e litros de ácido gástrico para digeri-la.

E felizmente não é o caso da trilha do VVVVVV – nome chato de escrever, mais ainda de falar –, jogo indie de plataforma 2D. Não discorrerei a respeito não só porque não joguei o suficiente para um julgamento mais profundo, como também porque o Fabio Bracht já falou no Continue, e foi ele quem fez a sugestão das músicas. Quando soube da proposta fiquei interessado, só faltou um empurrão.

O álbum digital PPPPPP- The VVVVVV Soundtrack foi lançado dia 10 de janeiro por meros 4 dólares, e é feita pelo Magnus Pålsson, de pseudônimo SoulEye. O aspecto mais interessante é que as músicas não soam como se viessem do mesmo chiptune – “Pushing onwards” lembra mais NES, no momento em que a grudenta “Positive force” é puro Commodore 64. “Passion for exploring” é possivelmente a minha favorita, e tão boa quanto outros temas de exploração feitos na era 8-bits. Tomei a liberdade de subir no Goear as mais interessantes para a sua apreciação.

“Pushing onwards”
“Passion for exploring”
“Positive force”
“Predestined fate”
“Popular potpourri”

Anúncios

5 Responses to “VVVVVVV: músicas novvvvvvas, mas vvvvvvelhas”


  1. 1 Geraldo Figueras 12/02/2010 às 11:14 pm

    Tenho jogado bastante justamente por sugestão do Bracht, e a trilha sonora é realmente muito bacana. Esse detalhe das músicas parecerem de chiptunes diferentes é demais, sempre fui fã de conhecer as particularidades sonoras de cada console. Meu escasso conhecimento do C64 não me permitiu fazer esse diagnóstico, mas fácil fácil identificar o som típico de NES.

  2. 2 Alexei Barros 13/02/2010 às 12:24 am

    Puxa vida, o Bracht está espalhando mesmo o jogo PPPPPPPra todo mundo… (não resisti à “piada” infame).

    Também nunca fui muito interado nos chiptunes. Na real, só reparei isso porque na ocasião do Symphonic Shades eu procurei ouvir as originais para comparar com as orquestradas. Mas para ser mais preciso na minha descrição, o timbre que me lembra C64 começa a ser ouvido na “Positive force” exatamente em 0:42. Ouça a “Ingame” do Great Giana Sisters que você notará certa semelhança.

  3. 3 Cesar Martins 13/02/2010 às 7:02 am

    Este é o jogo que mais me agradou em 2010, até agora.
    As músicas são mesmo uma maravilha e você fez um favor à humanidade subindo-as no Goear! =D

  4. 4 Platy 14/02/2010 às 6:18 pm

    Lembra uma mistura de megaman com street fighter =D

  5. 5 Alexei Barros 16/02/2010 às 7:42 pm

    @ Platy

    O que você dizia sobre parecer com Mega Man?

    O SoulEye é o compositor do Mega Man 2.5. ;)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s




RSS

Procura-se

Categorias

Arquivos

Parceiros

bannerlateral_sfwebsite bannerlateral_gamehall bannerlateral_cej
Anúncios

%d blogueiros gostam disto: